• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

20 de Maio, 2022

Burlas online crescem 22%

20 de Maio, 2022

Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

20 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022

    Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

    20 de Maio, 2022

    PEUGEOT Sport e Marelli estabelecem parceria técnica para o sistema de propulsão híbrido do 9X8 Hypercar

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Cristina Rola é a nova Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    PEUGEOT Sport e Marelli estabelecem parceria técnica para o sistema de propulsão híbrido do 9X8 Hypercar

    20 de Maio, 2022

    “Caminho Marítimo de Santiago”: Caravela Vera Cruz é a estrela maior

    19 de Maio, 2022

    Forte plantel da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA no primeiro confronto integrado no WRC

    19 de Maio, 2022

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022

    DS Automobiles soma mais pontos na segunda corrida do E-Prix de Berlim

    16 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Alunas de arquitetura representam portugal em concurso internacional da SAINT-GOBAIN

    20 de Maio, 2022

    The Famous Grouse celebra Dia Mundial do Whisky no Mercado de Algés

    20 de Maio, 2022

    ALEGRO MONTIJO celebra FESTA DA FLOR “A UMA SÓ VOZ” com concerto de AUREA e CORO “MÃOS QUE CANTAM”

    19 de Maio, 2022

    IRGAwards vão distinguir projetos de sustentabilidade e transformação nas empresas

    19 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    O metaverso: emoções num mundo virtual

    20 de Maio, 2022

    Kaspersky Safe Kids, mais funcionalidades para melhor proteção das crianças online

    18 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    O metaverso: emoções num mundo virtual

    20 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»Do 301 ao novo 308: Dez gerações da série mais completa da história da PEUGEOT
Automóvel

Do 301 ao novo 308: Dez gerações da série mais completa da história da PEUGEOT

8 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Moderno e elegante, o novo PEUGEOT 308 chegou ao mercado no final de 2021, dando continuidade à “Série 300”, a mais rica da história da marca PEUGEOT, que foi inaugurada em 1932 com o PEUGEOT 301. Do PEUGEOT 301 ao novo PEUGEOT 308 passaram dez gerações e 90 anos de história automóvel e de progresso técnico.

A única geração que nunca existiu foi a do PEUGEOT 303 e o único desfasamento na lógica temporal da série foi o 309, que apareceu entre o 305 e 306. Desde o ano 2000, a série 300 somou dois títulos de “Car of the Year”, para além de participações notáveis em ralis.

Os automóveis da “Série 300” da PEUGEOT são modelos compactos, posicionados entre os pequenos utilitários e os modelos de cariz mais familiar. Ao longo de 90 anos, toda ou parte da sua produção saiu da fábrica histórica da PEUGEOT em Sochaux, à exceção do PEUGEOT 309, cuja produção foi deslocada para a fábrica de Poissy, e da atual nova geração, que é fabricada em Mulhouse.

No início da década de 1930, e em plena crise económica, a PEUGEOT respondeu à procura dos clientes mais exigentes, lançando o PEUGEOT 301, modelo que foi comercializado entre 1932 e 1936 como berlina, limusina, coupé, cabriolet e roadster. Animado por um motor de 1.465 cm3 de 35 cv, o 301 viria a totalizar uma produção de 70.500 unidades.

Sucedeu-lhe, em 1936, o PEUGEOT 302 do qual foram produzidos 25.100 exemplares até 1938. Este foi o período em que a indústria automóvel começava a descobrir a aerodinâmica, e, nesse aspeto, o 302 traduziu-se num exemplo de referência: com os seus faróis integrados, situados atrás da grelha do radiador, tinha uma secção dianteira muito aerodinâmica, que retomou o estilo conhecido como “Fuseau Sochaux”, que havia sido estreado no PEUGEOT 402. Após o enorme sucesso deste último, a Marca decidiu utilizar essa mesma linha de estilo na sua gama intermédia, materializando-a no PEUGEOT 302, modelo que podia atingir a incrível velocidade máxima para a época de 100 km/h.

As repercussões da Grande Guerra interromperam a carreira da Série 300 e o PEUGEOT 303 nunca chegou a ser lançado. A série esteve, depois, ausente do mercado durante três décadas até à chegada do PEUGEOT 304, apresentado em 1969 no Salão Automóvel de Paris. Estava disponível como berlina, coupé, cabriolet, carrinha e carrinha comercial, com vidros laterais. O PEUGEOT 304 visava ocupar o segmento médio, tendo mantido a base técnica do PEUGEOT 204. As maiores diferenças estavam na grelha dianteira vertical e no comprimento 15 cm superior na versão berlina (4,14 m em vez de 3,99 m – mas apenas 2 cm mais longo na versão carrinha, com um comprimento de 3,99 m em comparação com os 3,97 m do 204). Do 204, o PEUGEOT 304 manteve a distância entre eixos e a secção central da carroçaria. É a secção traseira que é mais comprida, sendo a frente alongada e modernizada com faróis trapezoidais, que fazem lembrar o PEUGEOT 504. Com um espaço a bordo notável, o modelo cumpria eficazmente um dos principais requisitos de uma berlina familiar.

Entre 1969 e 1979 produziram-se perto de 1.200.000 unidades do 304, tornando-se num grande sucesso comercial. Entre 1970 e 1972, a PEUGEOT também viria a comercializar o 304 nos Estados Unidos. Demasiado pequeno para o mercado norte-americano, apenas foram vendidas 4.000 unidades. Em 1973 foi renovado e em 1975 desapareceram do catálogo as versões coupé e cabriolet, mantendo-se a berlina no mercado até 1979.

O PEUGEOT 305 foi lançado na Europa em 1977, como sucessor do PEUGEOT 304, com dois estilos de carroçaria disponíveis: uma berlina de quatro portas e uma carrinha de cinco portas, que tinha a particularidade de oferecer um banco traseiro rebatível em duas metades. Desenhada em cooperação com a Pininfarina, esta carrinha estava também disponível numa versão comercial. O PEUGEOT 305 utilizava uma evolução da plataforma do 304, bem como o seu motor a gasolina de 1,3 litros, sendo particularmente diferente dos seus concorrentes devido à sua tração às rodas dianteiras, motor transversal e suspensão de rodas independentes nos dois eixos. Com o seu comportamento dinâmico de referência, o seu generoso interior e o seu conforto digno de modelos de segmentos superiores, o PEUGEOT 305 estabeleceu-se rapidamente no mercado. Englobando todas as versões de carroçaria, a produção do 305 superou a fasquia de 1,6 milhões de unidades.

A berlina PEUGEOT 305 serviu de base ao programa experimental VERA, concebido para melhorar a eficiência de combustível dos modelos das futuras gerações. O primeiro protótipo VERA 01, desvendado em 1981, trouxe consigo uma redução de 20% no peso e de 30% em resistência aerodinâmica. Prolongando-se durante cinco anos, com trabalhos que incluíram o desenvolvimento de motores, o programa VERA teve uma influência considerável no desenvolvimento dos modelos 205, 405, e até do 605, da marca.

A chegada do PEUGEOT 309 em 1985 fez abrandar a vendas do 305, cuja carreira viria a terminar em 1989. O seu sucessor foi, de facto, o PEUGEOT 405, lançado em 1987, e não o 309. 

Produzido entre 1985 e 1994 em Poissy (França), mas também em Espanha e na Grã-Bretanha, o PEUGEOT 309 foi o primeiro verdadeiro modelo compacto da Marca, no sentido mais moderno do conceito: já não se tratava de um clássico três volumes de quatro portas, como os 304 e 305, mas sim de um dois volumes (vulgo hatchback). Com um comprimento de 4,05 metros, era 19 centímetros mais compacto do que um 305 (4,24 metros na sua versão berlina). Inspirado no Talbot Horizon mas dotado de um estilo próprio, o modelo recorria à plataforma e portas do PEUGEOT 205, com secções alongadas à frente e atrás, e um formato de “bolha de vidro“ que carateriza o seu portão traseiro.

Lançado numa versão de cinco portas, o 309 surgiu também, dois anos depois, em 1987, numa versão de três portas. Nessa ocasião é também lançado o PEUGEOT 309 GTI, animado pelo motor de 1,9 litros de 130 cv do 205 GTI. Acelerava dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos e atingia uma velocidade máxima de 205 km/h. Em 1989, o 309 GTI viria a receber o motor MI16 de 160 cv do PEUGEOT 405, tornando-se no 309 GTI 16, um fenomenal modelo desportivo compacto, respeitado pela concorrência. A carreira do 309 terminaria em 1994, com mais de 1,6 milhões de unidades vendidas.

Em fevereiro de 1993 era lançado o PEUGEOT 306, substituindo as versões topo de gama do PEUGEOT 205 e 309. Produzido e montado até 2002 em nada menos que nove fábricas espalhadas pelo mundo, tornou-se num best-seller na sua categoria. Disponível em 1993 em versões de três e cinco portas, a sua gama foi depois enriquecida, em 1994, por uma versão de quatro portas e por um elegante descapotável. Desenhado e construído pela Pininfarina, este último foi eleito o “Mais Belo Descapotável do Ano” no âmbito do Salão Automóvel de Genebra de 1994, e “Descapotável do Ano” quatro anos depois.

Uma vez mais, o excecional comportamento dinâmico do PEUGEOT 306 tornou-se uma referência, assumindo particular destaque nas versões desportivas da gama, os PEUGEOT 306 XSI e PEUGEOT 306 S16. A espetacular e inesquecível versão MAXI, de 285 cv, marcou o grande regresso da PEUGEOT aos ralis em 1996, após um hiato de uma década.

O 306 MAXI venceu o muito disputado Campeonato Francês de Ralis com Gilles Panizzi, em 1996 e 1997, e saiu vitorioso em diversas provas de asfalto do Campeonato do Mundo de Ralis, enfrentando modelos concorrentes muito mais potentes, como sucedeu na Córsega em 1997 e 1998. 

Em Portugal, coube a Adruzilo Lopes explorá-lo no então Campeonato Nacional de Ralis, inscrito oficialmente pela PEUGEOT Portugal nas épocas entre 1996 e 1999. Em termos de resultados, destacam-se múltiplos títulos de Campeão Nacional de Ralis, com destaque para os dois absolutos alcançados em 1997 e 1998, num percurso total onde somou dezena e meia de vitórias à geral e a posição de “Melhor Português” no Rallye de Portugal de 1997 (10º lugar absoluto). O 308 Maxi elevou a PEUGEOT ao título absoluto de Marcas em 1997.

O 306 foi alvo de um restyling em 1997, ano em foi também lançada a versão carrinha. A produção das versões 306 de três e cinco portas terminou em 2001 com o lançamento do seu substituto, o PEUGEOT 307. Por sua vez, a carrinha viu a sua carreira estender-se até 2002, tendo o descapotável sido mantido em produção na Pininfarina até 2003.

Lançado em 2001 e eleito “Carro do Ano” em 2002, o PEUGEOT 307 traduziu-se num enorme sucesso, com mais de 3,5 milhões de unidades produzidas em todo o mundo. Inaugurou uma nova arquitetura semielevada, favorável a uma melhor habitabilidade, e surpreendeu com o seu grande para-brisas de forte inclinação. Disponível em versões de três e cinco portas e em carrinha, recebeu uma carroçaria adicional no verão de 2003: o Coupé Cabriolet (CC), o qual transferiu para o segmento compacto o conceito inovador introduzido com sucesso no 206 CC. Com o seu hardtop retrátil e os seus quatro lugares confortáveis, o 307 CC era um dos mais espaçosos descapotáveis na época. Foi também a base para a versão desportiva que a PEUGEOT inscreveu, oficialmente, no Campeonato do Mundo de Ralis em 2004 e 2005, garantindo três vitórias à geral e registando 26 presenças nos lugares do pódio.

Em 2007, surgia uma primeira geração do PEUGEOT 308, como sucessor do PEUGEOT 307, para depois ser substituída por uma segunda geração em 2013 e por uma terceira, a atual geração 308 lançada em 2021.

O PEUGEOT 308 I foi comercializado em versões de três portas, cinco portas e SW, sendo reforçado, a partir de março de 2009, por uma nova geração Coupé Cabriolet (CC). A versão Coupé 308 RCZ foi revelada no Salão Automóvel de Frankfurt de 2007, sendo logo depois confirmada a sua aprovação para passagem à produção no Salão Automóvel de Lisboa, dando origem ao PEUGEOT RCZ, um atraente coupé 2+2, com 68.000 unidades produzidas entre 2010 e 2015, e cuja última versão oferecia 270 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos.

O PEUGEOT 308 II foi lançado em 2013. Tal como aconteceu com o 307, doze anos antes, o 308 foi eleito “Carro do Ano” em 2014, modelo marcado por uma evolução em termos de estilo, apresentando linhas sóbrias e elegantes, uma vivacidade dinâmica e um prazer de condução unanimemente aclamados, bem como dimensões e pesos contidos (4,27 metros de comprimento e 1.200 kg na versão base).

Foi, também, um modelo inovador no que diz respeito ao habitáculo graças ao seu PEUGEOT i-Cockpit, já conhecido no PEUGEOT 208, e que se tornou numa referência, nomeadamente pelo seu volante compacto, que reduzia a amplitude dos movimentos, proporcionando sensações de condução inigualáveis, ao mesmo tempo que facilitava as manobras em cidade. A versão GTi reforçou, ainda mais, as qualidades de condução e a dinâmica deste 308, transportando a PEUGEOT para uma nova era de sucessos.

Seguindo-se a sete milhões de unidades vendidas no conjunto das suas duas primeiras gerações, o novo PEUGEOT 308 III é agora a estrela da família. Produzido na fábrica francesa de Mulhouse, ostenta o novo logótipo PEUGEOT, que foi desvendado aquando da revelação da nova identidade da Marca, em fevereiro de 2021. Cativante, tecnológico e eficiente, é um dos finalistas para a eleição do “Carro do Ano 2022”, cujo resultado será conhecido no final deste mês de fevereiro.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDois vencedores do Dakar, um objetivo comum: Jutta Kleinschmidt e Nasser Al-Attiyah confirmados como pilotos do ABT CUPRA XE 2022 para o Extreme E
Próximo Exclusive Networks divulga as cinco chaves para uma experiência segura na Internet

Relacionados

O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

20 de Maio, 2022

Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

20 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Automóvel

O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

20 de Maio, 2022

“Hoje é um dia importante”, declarou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia, “A Lancia está…

Burlas online crescem 22%

20 de Maio, 2022

Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

20 de Maio, 2022

O metaverso: emoções num mundo virtual

20 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.