Depois do enorme sucesso da sua campanha de estreia em 2021, a Extreme E – a competição global de corridas elétricas que destaca ambientes naturais ameaçados pelas alterações climáticas ─ está a preparar-se para o início da segunda temporada. A competição tem como objetivo incentivar-nos a todos a tomar medidas positivas para proteger o futuro do planeta, utilizando carros de corrida elétricos para realçar que podemos prevenir novos estragos e ajudar nas questões das alterações climáticas.
A CUPRA tem feito parte do Extreme E desde o início. Foi a primeira marca automóvel a anunciar a sua participação, unindo forças com a ABT Sportsline, como o principal parceiro da equipa.
Depois de ter completado a sua época de estreia, que culminou com um quinto lugar na classificação geral, a equipa ABT CUPRA XE está agora focada em tirar máximo proveito da segunda temporada. Vai assumir este desafio com dois grandes pilotos ao volante. O tetracampeão do Dakar Nasser Al-Attiyah (2011, 2015, 2019 e a edição de 2022, que decorreu no mês passado) junta-se à equipa esta temporada e será o parceiro do atual piloto da CUPRA (e ex-vencedora do Dakar em 2001) Jutta Kleinschmidt. Esta nova dupla de pilotos será uma peça fundamental da ABT CUPRA XE na luta por lugares no pódio e vitórias nas corridas de todos os eventos do calendário.
Na CUPRA, a eletrificação e a performance andam de mãos dadas, e a reinterpretação de 2022 do e-CUPRA ABT XE1 corresponde ao espírito do Campeonato Extreme E. O carro está equipado com uma bateria de 54 kWh, colocada atrás do cockpit, o que contribui para a produção de uma distribuição de peso do carro perfeita, e vai de 0 a 100km/h em cerca de quatro segundos. Fundamentalmente, o CUPRA Tavascan XE é mais sustentável, tem uma maior preocupação ambiental e vem equipado com peças impressas em 3D para melhorar a adaptabilidade e fazer com que os reparos do carro totalmente elétrico sejam muito mais fáceis e rápidos durante o calor das corridas.
O carro de corrida todo-o-terreno totalmente elétrico sugere a linguagem de design a utilizar na futura produção em série do CUPRA Tavascan, o segundo modelo 100% elétrico da marca que será desenvolvido em Barcelona e chegará aos mercados europeus e estrangeiros em 2024.
O Campeonato Extreme E está a fazer com que a qualidade da pesquisa de eletrificação da CUPRA melhore, ao mesmo tempo que promove a eletrificação, sustentabilidade, consciência ambiental e igualdade de género.
A primeira prova da temporada está marcada para 19 e 20 de fevereiro em Neom (Arábia Saudita), por isso não perca nenhuma das corridas!
Jutta Kleinschmidt, piloto da ABT CUPRA XE de 2022, disse: “Mal posso esperar para começar a temporada de 2022. O ano passado construímos uma base sólida e competimos pelos primeiros lugares. Este ano, o desafio é conseguir vitórias e pódios de forma mais consistente, e estamos prontos para isso. A minha paixão por corridas todo-o-terreno é um grande estímulo que me impulsiona a dar o meu melhor, em conjunto com toda a equipa. Estou ansiosa pelo arranque da temporada!”
Nasser Al-Attiyah, piloto da ABT CUPRA XE de 2022, disse: “Estou muito entusiasmado. Acredito que esta vai ser uma experiência incrível para mim, uma vez que o Campeonato E Extreme é um passo progressista para um futuro melhor. Estou muito orgulhoso por me ter juntado à Tribo CUPRA nesta aventura e sei que vamos fazer um bom trabalho. O profissionalismo da equipa, aliado à minha experiência e à da Jutta, pode vir a consolidar todo o trabalho feito até agora. Estamos muito determinados e o objetivo é ganhar. Mal posso esperar para me sentar no carro e começar a divertir-me. Vamos aproveitar ao máximo esta oportunidade!”
Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da CUPRA disse: “Estamos sempre à procura de novos desafios e vimos no ano passado que a competição do Extreme E corresponde ao espírito CUPRA e mostra que a eletrificação e a performance andam de mãos dadas. É uma excelente oportunidade para continuarmos a atualizar os nossos carros, para continuar a trabalhar, para melhorar no futuro e estamos muito contentes por participar na edição de 2022. Com a Jutta e o Nasser na equipa, vamos continuar a esforçar-nos para sermos o melhor que pudermos e levar o CUPRA Tavascan XE ao topo do pódio.”
Hans-Jürgen Abt, Sócio-gerente da ABT Sportsline disse: “Por muito que tenhamos gostado da nossa primeira temporada no Extreme E, este campeonato ainda é “negócio inacabado ” para nós. Os nossos objetivos continuam os mesmos: Queremos lutar por vitórias e pelo título. Confio totalmente na nossa equipa, nos nossos pilotos, no nosso carro, nos nossos parceiros e mal posso esperar para ver os nossos dois heróis do Dakar, Jutta e Nasser, nas pistas. Ao mesmo tempo, quero aproveitar para agradecer ao Mattias (Ekström), que teve um papel fundamental na construção da nossa equipa e que agora se quer concentrar noutros desafios. Faz parte da nossa família ABT há mais de duas décadas e continuará a fazer no futuro.”