Está quase a chegar a maior hackathon universitária do país, organizada pela JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico. A 9ª edição do TecStorm realiza-se já entre os dias 28 e 30 de março, no Técnico Innovation Center, em Lisboa, e promete uma experiência imperdível para quem gosta de desafiar os limites da inovação com ideias disruptivas e capazes de gerar impacto na sociedade. No final da competição, serão atribuídos prémios pelos vencedores dos melhores projetos num valor total superior a 12,5 mil euros.
Mafalda Costa, Gestora do Projeto da Junitec, congratula-se com a realização de mais uma edição deste evento e confirma a elevada expectativa em relação aos projetos que vão ser apresentados, tendo em conta que ‘Beyond The Edge Of Innovation’ foi o tema escolhido para este ano: “Com mais de 500 inscrições, 36 parceiros e repleta de talento emergente, esta edição promete superar as anteriores em termos tecnológicos, mas sem deixar abalar a essência daquilo que é o TecStorm, que é impulsionar o empreendedorismo jovem, ajudar a transformar ideias em inovação e criar impacto na sociedade com projetos tecnológicos disruptivos.”
O programa de três dias arranca na tarde do dia 28 de março, pelas 14h00, com a TecSummit, um evento que pretende promover a troca de experiências e a apresentação de inovações tecnológicas entre estudantes universitários, empresas, startups e especialistas do setor.
A Inteligência Artificial (IA) na Educação e Investigação será um dos principais temas em debate, numa roundtable que contará com a participação de Paulo Dimas, Vice-presidente de Inovação de Produto da Unbabel e CEO do Centro para a IA Responsável em Portugal, e de Inês Lynce, Presidente do INESC. Numa segunda roundtable, Nuno Fonseca, Fundador e CEO da Sound Particles, Nuno Pereira, Fundador e CEO da Paynest, e Mauro Frota, COO da BHOUT, vão discutir os desafios e as oportunidades da inovação tecnológica.
Um dos momentos mais aguardados do TecSummit é o Showcase de Produtos, em que serão apresentadas as mais recentes e inovadoras soluções tecnológicas. Entre as empresas que vão apresentar novidades, destacam-se a Criam (dispositivo médico portátil e automático para rápida identificação do tipo de sangue e potenciais doenças), a Noxus (tecnologia baseada em IA que permite a automatização de processos complexos), a WindCredible (a primeira turbina eólica de eixo vertical que permite a qualquer pessoa produzir energia), a Clarapy (uma plataforma revolucionária de acesso aos cuidados de saúde mental), e a Lampsy Health (candeeiro inteligente que deteta crises de epilepsia em tempo real).
O TecStorm dará continuidade ao programa, com 32 projetos a competirem em cinco áreas de impacto: conectividade, mobilidade sustentável, energia, construção e saúde e bem-estar. Em parceria com a Vodafone, a Galp, a Brisa, a Mext e a Sonae, main sponsors do evento este ano, a organização irá selecionar cinco vencedores – um por categoria – que, em conjunto, receberão prémios num valor superior a 12,5 mil euros.
Desde a sua criação, em 2017, o TecStorm, evento que visa promover o empreendedorismo jovem, já levou a concurso mais de 700 participantes e distribuiu mais de 50 000 euros em prémios.
A entrada na TecSummit é aberta ao público e gratuita, mas requer uma inscrição prévia aqui.