A eDreams ODIGEO, a principal plataforma de subscrição de viagens do mundo e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, apresentou o seu modelo de negócios transformador baseado em subscrições na prestigiada Goldman Sachs Communacopia + Technology Conference 2024, em San Francisco, na Califórnia.
David Elizaga, Chief Financial Officer da eDreams ODIGEO, partilhou insights sobre como o serviço Prime da empresa, que conta agora com mais de 6.2 milhões de membros, está a modificar o setor das viagens – de facto, é a primeira plataforma baseada em subscrições que satisfaz todas as necessidades de viagens. O Prime registou uma das taxas de crescimento mais rápidas entre as empresas de subscrição de todos os setores, com uma notável taxa de crescimento anual composta de +147% entre 2017 e 2024.
Satisfação do cliente como motor do sucesso
David Elizaga sublinhou que o Prime da eDreams oferece aos consumidores um valor superior com preços competitivos, flexibilidade, conveniência e um serviço personalizado melhorado, o que promove uma forte retenção de clientes. Notou também um fator-chave para o sucesso do Prime é a elevada satisfação dos clientes. Os membros do programa apresentam sistematicamente taxas de satisfação mais elevadas, o que se reflete no aumento do Net Promoter Score (NPS) da empresa. Os membros Prime também efetuam reservas com muito mais frequência do que os não membros – em média, uma frequência 3.8 vezes superior. Para além disso, a eDreams é a empresa mais bem classificada entre as suas congéneres no Trustpilot, o que acentua ainda mais o valor acrescentado que o modelo de subscrições entrega aos viajantes.
Expansão das ofertas e do alcance geográfico
David Elizaga explicou em pormenor o plano estratégico da eDreams ODIGEO para expandir o alcance geográfico do Prime e melhorar a sua oferta de produtos. Inicialmente o Prime centrava-se em voos, mas agora inclui hotéis, aluguer de viaturas e pacotes de viagem dinâmicos, enriquecendo significativamente a experiência global do cliente ao oferecer uma plataforma personalizada que resolve as suas necessidades de viagem. Os utilizadores do Prime estão cada vez mais envolvidos com múltiplos serviços de viagens, o que demonstra a ampla atratividade da plataforma.
Inovação e integração da IA
A apresentação também destacou a liderança da eDreams ODIGEO na utilização de ferramentas avançadas de Inteligência Artificial (IA) e personalização, para melhorar ainda mais a experiência do cliente e a eficiência operacional. Ao adaptar as ofertas aos membros individuais do Prime, estas inovações aumentam a fidelização e a repetição de negócios, enquanto asseguram uma viagem sem problemas. David Elizaga também enfatizou os esforços contínuos da empresa para explorar soluções baseadas em IA destinadas a sustentar e expandir a sua liderança tecnológica no setor de viagens.
Olhar para o futuro
David Elizaga recordou que os ambiciosos objetivos a longo prazo da empresa para o ano fiscal de 2025 – mais de 7.25 milhões de membros Prime e um EBITDA Cash superior a 180 milhões de euros – estão perfeitamente ao alcance. Concluiu, sublinhando o potencial de crescimento da eDreams ODIGEO: “Com mercados pouco explorados e oportunidades significativas de expansão, tanto a nível geográfico como através de novas ofertas de produtos, a eDreams ODIGEO está bem posicionada para manter a sua liderança no setor como a primeira e maior plataforma de subscrição de viagens. A combinação de inovação tecnológica, satisfação do cliente e um modelo baseado em subscrições proporciona uma base sólida para um crescimento sustentado, beneficiando tanto os clientes como os acionistas.”