A Salesforce (NYSE: CRM), CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de divulgar o mais recente relatório sobre Pequenas e Médias Empresas (PME), que inquiriu 600 profissionais de TI, revelando que empresas destas dimensões estão mais confiantes no potencial da tecnologia de IA, do que as grandes empresas. A vasta maioria (95%) dos profissionais inquiridos que trabalham em PME estão confiantes com a utilização da IA Generativa nas suas funções, e vêm nesta tecnologia mais oportunidades de crescimento.
O crescimento da nova tecnologia de IA Generativa está já a democratizar a inovação e a permitir que as PME concorram em condições mais equitativas com empresas de maior dimensão. Ao adotarem a IA, o estudo demonstra que as PME estão já a obter insights mais profundos dos seus negócios, aumentando as receitas e melhorando as experiências dos clientes.
Enquanto as PME estão focadas no crescimento através da IA, as grandes empresas estão concentradas numa operação mais eficiente. O estudo agora apresentado, demonstra três benefícios concretos da aplicação desta nova tecnologia nas empresas:
Para Pequenas e Médias Empresas:
- Melhoria na visão do negócio e insights de operação;
- Aumento da faturação
- Melhoria da experiência do cliente
Para Grandes Empresas:
- Automatização de tarefas de rotina
- Aumento da eficiência
- Melhoria da experiência do cliente
As empresas de maior dimensão demonstram maiores dificuldades com a implementação da tecnologia de IA Generativa, ao contrário das PME.
- As equipas de TI de grandes empresas têm cinco vezes mais probabilidade de enfrentarem dificuldades em equilibrar velocidade, valor comercial e segurança ma implementação de novas tecnologias como a IA, do que as equipas de TI de PME.
- Por outro lado, as equipas de TI de grandes empresas têm duas vezes mais probabilidade de se preocuparem com o facto de a infraestrutura de gestão de dados da sua organização não conseguir acompanhar a procura por inovação, do que as equipas de TI de PME.
- Por fim, as equipas de TI de grandes empresas têm também duas vezes mais probabilidade de se preocuparem com o facto de a infraestrutura de segurança de suas organizações não conseguir acompanhar a procura por inovação, do que as equipas de TI de PME.
“A IA está, de facto, a nivelar o campo de atuação para pequenas e médias empresas. Com a IA generativa a assumir grande parte das suas tarefas repetitivas, e muitas vezes tarefas mecânicas num conjunto de produtos totalmente conectado, as equipas de PME têm agora mais tempo para trabalhos mais estratégicos e de alto valor, como conectar-se com os seus atuais e potenciais clientes. O resultado é que estas empresas estão a mover-se mais rapidamente do que as de maior dimensão, melhorando simultaneamente a experiência do cliente.” explica Kristopher Billmaier, Diretor Geral da Starter Suite.