Stoffel Vandoorne, atual piloto de reserva da Peugeot Sport, foi nomeado piloto oficial do Team Peugeot TotalEnergies para a temporada de 2024 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (FIA WEC). O piloto belga de 31 anos irá conduzir um PEUGEOT 9X8.
Campeão do Mundo FIA de Fórmula E em 2022, Vandoorne estreou-se nas corridas de resistência em 2019, com a SMP Racing na categoria LMP1, rumando em 2021 à JOTA, integrado na classe LMP2. Também piloto oficial da DS Penske, parte do grupo Stellantis Motorsport no qual o Team Peugeot também se integra, Vandoorne, já conhece os seus futuros companheiros de equipa e equipa técnica, fruto de anteriores testes realizados em pista e das sessões de simulador da equipa. Também já se familiarizou com o PEUGEOT 9X8, que irá conduzir dentro de alguns meses no FIA WEC, e com a qual terminou as 6 Horas de Fuji, em substituição do lesionado Nico Müller.
Ao oficializar a entrada de Stoffel Vandoorne, seu atual piloto de reserva, o Team Peugeot TotalEnergies opta pela consistência e estabilidade com um único objetivo em mente: lutar pelas vitórias na próxima temporada, frente à forte concorrência da classe Hypercar, categoria que conta com nada menos que uma dezena de construtores inscritos.
Vandoorne iniciar-se-á como piloto oficial na jornada inaugural do FIA WEC 2024, que terá lugar no Qatar, a 2 de março, num calendário que contempla 7 jornadas e que tem o seu ponto alto nas icónicas 24 Horas de Le Mans, prova a ter lugar nos dias 15 e 16 de junho de 2024.
DECLARAÇÕES…
Jean-Marc Finot – Senior Vice-President da Stellantis Motorsport: “Estamos orgulhosos por nomear Stoffel Vandoorne como piloto oficial do Team Peugeot TotalEnergies. Como já demonstrou em Fuji, o seu espírito de equipa, o seu desempenho e a sua consistência estão em linha com os dos seus colegas de equipa. Claro que já conhecemos muito bem o Stoffel, como piloto da DS Penske na Fórmula E; faz parte da família de pilotos da Stellantis Motorport. A sua capacidade de adaptação e de entrar imediatamente no ritmo demonstra que as duas séries – o FIA WEC e a FIA Fórmula E – são complementares, e que há a vantagem de contar com pilotos que participam em ambos os campeonatos”.
Stoffel Vandoorne: “Estou muito feliz por juntar-me à equipa como piloto oficial para a época de 2024. Sempre apreciei o FIA WEC, campeonato com que estou familiarizado, pois disputei-o em 2019 e 2021. O meu objetivo era, claramente, regressar e ainda mais agora, com a classe Hypercar, com tantos construtores envolvidos. Ter a oportunidade de lutar pela vitória, nomeadamente nas 24 Horas de Le Mans, é fantástico e penso que é um sonho para muitos pilotos. Estou muito contente por fazer parte desta equipa e entusiasmado por começar com a PEUGEOT.”