A Iberdrola assumiu desde cedo o compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão das mulheres na sociedade atual. Neste âmbito, a empresa é uma das patrocinadoras da Corrida Sempre Mulher, que este ano se realiza no dia 26 de março, em Lisboa. O evento tem como objetivo sensibilizar para a luta contra o cancro da mama e angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, uma IPSS sem fins lucrativos e de utilidade pública, que se dedica ao diagnóstico precoce em oncologia, em especial na mulher.
Esta é a primeira vez que a Iberdrola patrocina a Corrida Sempre Mulher, mas o apoio a eventos desportivos que envolvam as mulheres não é novidade para a empresa, que é a principal promotora do futebol feminino em Espanha, ao nomear a Primera Iberdrola. Além disso, é a principal patrocinadora da Seleção Nacional Feminina de Futebol Feminino, das seleções sub-19 e sub-17, assim como da Copa de La Reina-Iberdrola e Supercopa-Iberdrola, entre outras.
De referir, o firme compromisso da companhia com a igualdade de oportunidades, um dos exemplos disso é que quase metade dos contratos (48%) formalizados em 2021 pela empresa foram com mulheres com menos de 30 anos. Além disso, o Grupo Iberdrola é membro da European Round Table, uma iniciativa de alcance comunitário que reúne 50 presidentes e diretores executivos de empresas multinacionais europeias com o objetivo de conceber e defender políticas que permitam criar uma União Europeia forte, aberta e competitiva. No âmbito dessa iniciativa, a Iberdrola colabora com o grupo de trabalho Mudanças Sociais e uma das suas quatro áreas de ação é a promoção das mulheres em posições de liderança. Em 2019, a Iberdrola também começou a fazer parte da organização UN Women.
“Esta é a oportunidade de contribuir para a sensibilização de uma causa que é muito importante não só para as mulheres, mas também para toda a sociedade, daí o nosso envolvimento e apoio à Corrida Sempre Mulher. Queremos ter um papel ativo na resolução de problemas da nossa comunidade, daí a importância de nos associarmos a este evento”, refere Gonçalo Rosa, diretor de Marketing da Iberdrola.