A eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa, a maior a nível mundial em termos de voos (excluindo a China) e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, anuncia hoje os seus resultados para o quarto trimestre e para o exercício findo a 31 de março de 2022.
Com 247 websites e aplicações em 44 países, 21 idiomas e 37 moedas diferentes numa única plataforma central, a eDreams ODIGEO (eDO) cobre atualmente 80% do mercado global de viagens.
Ao longo do AF22, testemunhámos a melhoria e a significativa recuperação do mercado das viagens, e a eDO superou o mercado (e os seus concorrentes) por uma margem significativa, tendo-se posicionado para o sucesso futuro através da sua abordagem inovadora, incluindo o primeiro programa de subscrições de viagens – o Prime – que é líder de mercado e conta, ao dia de hoje[1], com 2.9 milhões de membros, triplicando os números do ano passado.
- Sólida melhoria da situação financeira e operacional, superando significativamente o desempenho do mercado
- Recorde de 12.5 milhões de Reservas, superando os níveis pré-pandemia, e 10% acima das nossas Reservas registadas antes da COVID-19[2]
- As Receitas de Diversificação aumentaram 340%, para 73% das receitas totais (AF21: 57%)
- A Margem de Receitas Cash aumentou 248% para €423.8 milhões, face a €121.8 milhões no AF21
- O Lucro Marginal Cash atingiu €107.4M, o triplo do AF21
- O Cash EBITDA passou a positivo em €44.2M
- Balanço sólido, com a posição financeira reforçada ainda mais pelo aumento de capital em €75M e o refinanciamento das obrigações em janeiro de 2022.
- Revolucionar as viagens e continuar a transição altamente bem-sucedida para o modelo de subscrição
- A adesão ao Prime continua a aumentar rapidamente, com mais de 482.000 novos membros no último trimestre
- Hoje[3], o programa já triplicou em relação ao início do AF22, com 2.9 milhões de membros, e continua a crescer
- Toda a infraestrutura própria foi revista para permitir o crescimento e a escalada do Prime
- Enorme mercado mundial potencial e acessível, com 225 milhões de potenciais agregados familiares apenas na Europa.
- Conquistas importantes no AF22
- Transição de um serviço transacional online focado em voos aos melhores preços e em opções de voo, para um modelo predominantemente de subscrição que oferece um valor ainda melhor
- Muito à frente da média do mercado em termos de reservas móveis – melhor experiência móvel de ponta a ponta
- Alta retenção de clientes e valor residual no tempo
- Expansão significativa do mercado e da quota da carteira de viagens, através da oferta de hotéis, carros, comboios e quaisquer outros complementos às viagens
- Aperfeiçoamento contínuo da nossa plataforma tecnológica para proporcionar a melhor e mais rápida experiência online.
- Progresso positivo no sentido dos objetivos definidos pela própria empresa para 2025
- Objetivo de 7.25 milhões de membros Prime: 2.9 milhões atingidos e a crescer a um ritmo exponencial
- Cash EBITDA de €180M: já em €44.2 milhões (tendo subido de €27.4 milhões no AF21).
Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, afirmou:
“Ao longo do ano fiscal de 2022, continuámos a registar um sólido progresso na revolução das viagens e na reinvenção da experiência de viagem através do sucesso contínuo do nosso modelo de subscrição líder global, o Prime, e de uma posição privilegiada e de destaque mundial nas reservas de voos. Ganhámos quota de mercado, aperfeiçoámos ainda mais a nossa proposta e continuamos a prosperar enquanto empresa global.
Vemos imenso potencial – por exemplo, 225 milhões de agregados familiares só na Europa que pretendemos que se tornem clientes Prime. Sabemos que vamos atingir os nossos objetivos para 2025 e que isso vai representar um marco histórico significativo, ao mesmo tempo que gera valor substancial para todos os nossos stakeholders.
O AF23 começou mesmo muito bem, com a abertura dos mercados de viagens à medida que a pandemia entra em declínio. A eDreams ODIGEO está idealmente posicionada num lugar de liderança para tirar partido do desejo indubitável por viajar e da digitalização contínua dos nossos mercados. Com as vendas do AF23 em níveis recorde constantes, significativamente acima de 2019, e a adesão ao Prime a continuar a crescer rapidamente, estamos confiantes no nosso sucesso futuro.”
Recuperação das viagens de lazer
Após o aparecimento da COVID-19 no início de 2020, verificou-se uma redução substancial das viagens em todo o mundo. As vacinas começaram a ser lançadas no início de 2021, e a vacina de reforço surgiu no segundo semestre desse ano. Com o progresso científico que levou a mais proteção e menos perigo para a população, as viagens começaram a recuperar no AF22. Durante a época de pandemia, inquérito após inquérito demonstrou que a procura de viagens não tinha diminuído e que havia até procura reprimida acumulada relativamente a viajar de novo. A única questão era quando. A eDO é uma empresa focada no lazer e compreende inteiramente que quem viaja com essa intenção não pode simplesmente substituir a sua experiência através de tecnologia – caminhar numa praia não se pode substituir pelo Zoom, estar no topo de uma montanha com uma vista de tirar o fôlego não pode ser compensado pelo Teams, visitar locais históricos ou novas cidades não pode fazer-se através do Hangouts. À medida que as descobertas científicas evoluíram, os viajantes de lazer regressaram, à espera de viagens excitantes.
Assim sendo, não apenas a procura por viagens é elevada, como as pessoas acumularam poupanças significativas ao longo dos últimos dois anos. Um estudo do FMI demonstra que, apenas na Europa, os consumidores pouparam mais de um milhão de milhões de euros acima da sua taxa normal de poupança, e que uma boa parte dessa maquia será dedicada a viagens e experiências, um mercado no qual somos especialistas. Durante a pandemia foram acumuladas muitas poupanças adicionais, e todas as sondagens dizem que os viajantes de lazer querem voltar a viajar – de facto, o último estudo da Comissão Europeia de Viagens, publicado em abril de 2022, mostrou que três em cada quatro europeus planeiam viajar nos próximos seis meses. Embora o conflito na Ucrânia e o aumento mundial da inflação tenham causado bastante incerteza a curto prazo, tem sido registada uma retoma real nas viagens, com as reservas em março, abril e maio[4] a aumentar +34%, +52% e +58%, respetivamente, em relação a 2019.
Desempenho a superar o mercado
No AF22 registámos um recorde anual de reservas nos nossos mais de 20 anos de história. Mesmo com as variantes Delta e Omicron a afetar muito do exercício, ultrapassámos o nosso nível de reservas do AF19 (pré-pandemia). Alcançámos 12.5 milhões de Reservas no AF22, 10% acima das nossas Reservas pré-COVID-19. Durante o AF22, reforçámos a nossa liderança europeia e somos agora o maior retalhista de voos do mundo, excluindo a China.
Para além de estabelecermos este nível recorde de Reservas no AF22, apresentámos, de forma constante, melhor desempenho do que o mercado. No decurso do AF22, as companhias aéreas tradicionais, ou seja, as da IATA, transportaram no período menos 52% de passageiros do que antes da COVID-19. De modo semelhante, as transportadoras low-cost registaram um fluxo de passageiros 47% inferior em comparação com o período pré-COVID-19. A eDO, por outro lado, superou em 10% os seus valores de antes da COVID-19 no AF22. Este desempenho superior ao do mercado reflete as decisões tomadas ao longo dos últimos três anos relativamente ao nosso modelo de negócios e proposta aos clientes, à superioridade da nossa plataforma tecnológica, à forma como prestamos serviço e tratamos os clientes, e à nossa excelência operacional. Em suma, os consumidores votaram e escolheram a eDO ao reservar connosco.
Plataforma para o sucesso
Há cinco anos, fomos pioneiros e os primeiros a lançar um programa de subscrição para viajantes. Embora já existissem programas de subscrição a arrancar noutras áreas, como filmes, música, etc., a eDO foi a única a aplicar o modelo às viagens. Cinco anos depois, já lançámos milhares de atualizações de produto e alterações e testes de funcionalidade, dezenas de milhares de entrevistas 1:2:1 com clientes potenciais e existentes, e reformulámos cada processo e sistema na eDO para oferecermos aos clientes uma experiência de subscrição verdadeiramente excelente e criarmos uma plataforma privativa exclusiva e escalável para o crescimento futuro. Em maio[5], alcançámos os 2.9 milhões de membros Prime, mais do triplo do ano passado. Apenas no AF22, juntámos mais de 1.8 milhões de membros ao nosso programa de subscrição, mesmo com as diferentes variantes da COVID-19 a perturbar e ter impacto sobre o mercado das viagens.
Queremos revolucionar as viagens e a maneira como os viajantes pensam sobre os fornecedores de serviços. O Prime demonstrou ser muito atraente e ter apelo universal em todos os segmentos de mercado e em todas as áreas geográficas. Assim sendo, temos excelentes perspetivas de crescimento, especialmente porque existe um mercado acessível que ainda podemos conquistar. Apesar de os programas de subscrição de outras indústrias já existirem há muito mais tempo do que o Prime nas viagens, ainda estamos no início do caminho. No que toca ao Prime, registamos crescimento a partir de três áreas principais. Em primeiro lugar, esperamos converter uma parte importante da nossa base de clientes não-Prime existente, onde constam mais de 24 milhões de consumidores que têm reservado connosco ao longo dos últimos quatro anos. Em segundo lugar, a proposta do Prime também atrai novos clientes, a eDO já demonstrou capacidade de os captar através dele – 60% dos membros Prime são novos clientes. Finalmente, o Prime está de momento limitado a alguns países, e à medida que nos expandimos em termos geográficos e alargamos as nossas categorias de produto, iremos penetrar ainda mais tanto nos mercados existentes como nos novos, e o número de membros irá crescer. No total, com 225 milhões de agregados familiares apenas na Europa, temos um enorme potencial de crescimento e só tocámos a superfície neste continente. Estabelecemos o objetivo próprio de ultrapassarmos os 7.25 milhões de membros até 31 de março de 2025, e estamos a progredir bem no sentido de o alcançarmos e ultrapassarmos, como sempre fizemos com os outros objetivos que estabelecemos anteriormente.
À medida que nos transformamos e fazemos a transição para uma empresa com base em subscrições, mudamos fundamentalmente a relação temos com os nossos clientes. Com o Prime, a interação com os clientes já não é apenas transacional e com pouca ou nenhuma fidelização; antes pelo contrário, é agora uma relação que se caracteriza pela utilização repetida e uma experiência de cliente ímpar. Isto, juntamente com os descontos obtidos através da nossa posição de liderança no mercado dos voos, permite que a nossa proposta seja extremamente atrativa e que o nosso modelo seja virtuoso. Para a eDreams ODIGEO, este modelo gera elevados valores vitalícios com retornos atraentes, fontes de receita mais estáveis e relações mais fortes com os nossos parceiros. É um modelo comprovado fora do setor das viagens e conduziu a um crescimento muito mais rápido do que as atividades tradicionais, e nós temos a “vantagem do pioneiro” nas viagens. Atualmente, 50% do nosso Cash EBITDA é proveniente dos membros do Prime, e essa percentagem vai continuar a aumentar nos próximos anos.
Excelentes resultados no AF22
Globalmente, o AF22 apresentou tendências constantemente ascendentes e o retorno aos lucros.
Tanto o Prime como a eDO continuam a superar-se. Os membros Prime aumentaram 203% em termos homólogos para 2.7 milhões de assinantes no AF22 (alcançando os 2.9 milhões até ao final de maio de 2022). A Receita Média por Utilizador (ARPU) aumentou 55% face ao AF21, fixando-se em 88.0€ por membro. No AF22 triplicámos a adesão ao Prime com mais 1.8 milhões de novos membros em relação ao mesmo período do ano passado, e a eDO continua a apresentar um desempenho significativamente superior ao do mercado.
Apesar do impacto da COVID-19, o AF22 apresentou sintomas tangíveis e reais de recuperação para a eDO. A Margem de Receitas no AF22 aumentou 244% relativamente ao mesmo período do ano passado, com as reservas a aumentar 286%. O impacto das restrições geradas pela COVID-19 resultou ainda numa Margem de Receitas Cash 26% abaixo dos níveis pré-COVID-19, incluindo toda a contribuição do Prime no AF22 devido ao tamanho médio do carrinho de compras ter sido limitado. O Lucro Marginal Cash situou-se em €107.4 milhões, o triplo do montante que alcançámos no AF21, e o Cash EBITDA correspondeu a uns encorajantes €44.2 milhões.
Gerimos bem a nossa posição de liquidez, uma consequência do nosso sólido modelo de negócios e da nossa gestão ativa. Conseguimos tudo isto apesar das restrições às viagens que reduziram os níveis de atividade. A liquidez manteve-se mais do que suficiente e estável ao longo da pandemia. No 4º.T do AF22 (fim de março de 2022), a situação de liquidez era sólida, correspondendo a €174 milhões.
Resumo das Informações Financeiras e Demonstração de Resultados com aumento das Receitas Deferidas do Prime
(em milhões de EUR) | 4T AF22 | 4T AF21 | Var. % | 12M AF22 | 12M AF21 | Var. % |
Margem de Receitas | 118.9 | 30.1 | 295% | 382.6 | 111.1 | 244% |
Aumentos Receitas Diferidas Prime | 7.9 | 2.0 | 290% | 41.2 | 10.7 | 284% |
Margem de Receitas Cash (*) | 126.8 | 32.1 | 295% | 423.8 | 121.8 | 248% |
Cash EBITDA (*) | 10.8 | (8.9) | n/a | 44.2 | (27.4) | n/a |
EBITDA Ajustado | 2.9 | (10.9) | n/a | 3.0 | (38.2) | n/a |
Resultado Líquido | (10.9) | (54.6) | n/a | (65.9) | (124.2) | n/a |
Resultado Líquido Ajustado | (9.8) | (20.8) | n/a | (52.3) | (86.8) | n/a |
(Em milhares) |
| |||||
Reservas | 3.602 | 900 | 300% | 12.531 | 3.244 | 286% |
As nossas fantásticas pessoas
Os “eDOers” continuam a ser fantásticos, contribuindo para o desenvolvimento e a evolução constantes da empresa. Embora os últimos dois anos tenham sido difíceis, os “eDOers” provaram diariamente que são únicos. Continuaram a colocar o cliente em primeiro lugar e encontram soluções em que todos ganham: vantajosas para os nossos clientes e para os nossos acionistas. Os “eDOers” têm capacidade de inovar, voar alto, abrir caminhos, avançar juntos, crescer, aprender e aperfeiçoar-se, à medida que transformamos a forma como oferecemos viagens aos clientes, e em paralelo também o nosso setor.
Agir corretamente (ESG)
Temos uma agenda Ambiental, Social e de Governança específica. Enquanto empresa tecnológica, de e-commerce e voltada para o cliente, as áreas de maior risco ESG que nos afetam são a de Social e Governança. Embora as nossas atividades principais tenham um impacto ambiental relativamente baixo, estamos empenhados, enquanto organização, em gerir de forma responsável os nossos impactos diretos, e em contribuir de forma significativa e positiva para as áreas onde temos impacto indireto.
Sendo uma das maiores companhias de viagens online do mundo, estamos empenhados em ajudar os viajantes a descobrir o mundo, promovendo ligações mais fortes entre culturas diferentes em todos os lugares, orgulhando-nos da contribuição do turismo para as condições de vida das populações. Queremos capacitar e dar aos nossos clientes o poder de avaliarem o impacto ambiental das suas viagens e ajudá-los a fazer escolhas mais sustentáveis. Defendemos firmemente um setor de viagens que proteja o ambiente e tenha impacto positivo nas comunidades locais.
Temos o prazer de reportar que a eDreams ODIGEO alcançou a neutralidade em carbono nos últimos três anos fiscais, e vamos continuar a mobilizar clientes, parceiros, fornecedores e investidores para questões de sustentabilidade e ESG e a desenvolver planos para nos tornarmos numa empresa ainda mais sustentável.
Bem posicionada, bem financiada e no bom caminho para cumprir os objetivos definidos para o AF25
Ainda que outras empresas possam não ter partilhado orientações, nós fizemo-lo. É improvável que a recuperação vá ser linear, mas está claro que as pessoas querem viajar e nós continuamos a ser o seu fornecedor favorito. Sabendo que desde 2015 não falhámos um objetivo que tenhamos definido, no AF22 estabelecemos uma orientação a três anos para onde estaremos em março de 2025. A orientação é que conseguiremos mais de 7.25 milhões de membros Prime, uma ARPU de aproximadamente 80€ e o Cash EBITDA superior a €180 milhões no AF25.
Durante os tempos desafiantes de pandemia fomos únicos entre os nossos pares, uma vez que não obtivemos capital, incorremos em dívida ou ações para mantermos o negócio. Isto demonstrou claramente a solidez e resiliência do nosso modelo de negócios único, o apelo da nossa proposta aos clientes e a qualidade da equipa de gestão. Com as viagens a recuperar e a normalizar-se e o enorme crescimento de oportunidades que temos pela frente, refinanciámos a nossa dívida no AF22 para garantir uma plataforma sólida, e ao mesmo tempo mobilizámos fundos para providenciar capital adicional para acelerar o nosso crescimento e tirar partido da oportunidade de futuro. Em suma, acreditamos que contamos com o modelo certo, as pessoas certas e a estrutura certa para agarrarmos e fazermos algo das oportunidades que se nos apresentam.
[1] Membros eDO Prime a 17 de maio de 2022
[2] Nos últimos 12 meses até 31 de janeiro de 2020
[3] Membros eDO Prime a 17 de maio de 2022
[4] Crescimento das Reservas da eDO até 17 de maio de 2022
[5] Membros eDO Prime a 17 de maio de 2022