Depois de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas junto dos cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®, desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), a consultora OnStrategy apresenta agora as marcas que mais se destacaram nas dimensões racionais que dão suporte ao indicador macro de reputação.
Numa escala de 100 pontos, destacam-se as seguintes marcas como as mais relevantes em cada dimensão racional:
- Índice Global de Reputação: DELTA (83,5 pontos) – marca com melhor reputação global.
- Qualidade de Produto: GOOGLE (86,4 pontos).
- Qualidade de Serviço: MULTIBANCO / MB WAY (79,0 pontos).
- Inovação e Diferenciação: TESLA (79,6 pontos).
- Ambiente de Trabalho e Bem Estar: MICROSOFT (83,8 pontos).
- Cidadania e Responsabilidade Social: DELTA (83,5 pontos).
- Governo e Liderança: NESTLÉ (82,3 pontos).
- Intenção de Compra: OLÁ (84,2 pontos).
Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “o índice global de reputação resulta da conjugação dos indicadores emocionais (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), e racionais (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira). Quanto mais próximos estiver a avaliação destes dois indicadores maior é a consistência reputacional das marcas. Qualquer stakeholder tem como primeiro impacto a perceção emocional e depois tenta justificar e racionalizar a mesma.”
Pedro Tavares adianta ainda que: “em 2021 existiu um efeito boomerang penalizador já que em 2020 as marcas criaram relações emocionais elevando as expetativas, e em 2021 as soluções racionais sobretudo associadas a serviço e a inovação não acompanharam essas mesmas expetativas, daí não ser estranho que as marcas que se destacaram nestas dimensões não tenham registos de excelência tal como ocorre nas demais dimensões racionais”.
Por fim, Pedro Tavares conclui que “nesta tabela destacam-se Multibanco / MB Way e Tesla a liderar exatamente as duas dimensões mais expostas, sendo estas marcas pela primeira vez as melhor avaliadas nessas mesmas dimensões.”
O RepScore™:
A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.
Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.