Qual a melhor estratégia para abordar os jornalistas e dar a conhecer o seu negócio?
Descubra algumas dicas simples e eficazes para conseguir alguma cobertura mediática.
Escrito por: Clara Armand-Delille, CEO e fundadora da ThirdEyeMedia
O seu negócio é interessante e merece destaque nos meios de comunicação social – o difícil é perceber por onde começar para navegar nas águas turvas da imprensa. Garanta um contacto profissional com o mundo do jornalismo e saiba como evitar erros irremediáveis (que muitas vezes põem em causa a sua relação com os meios). Basta um trabalho meticuloso desde o início, aplicar a técnica certa e recorrer ao bom senso para um caminho de sucesso.
Há três elementos chave a considerar:
- Conteúdo – a mensagem que pretende transmitir ;
- Público-alvo – a quem se dirige ;
- Timing – da notícia e contacto aos meios de comunicação.
Conteúdo
A base do seu contacto com a imprensa é o conteúdo que pretende transmitir. Na maioria das vezes é por e-mail que vai comunicar com os jornalistas e este e-mail deve ser impecável. Tem apenas algumas linhas ou segundos para cativar a atenção do jornalista e convencê-lo do interesse do seu conteúdo. Qual a mensagem, ou notícia, que está a anunciar? É um tema realmente relevante para o jornalista? O e-mail descreve todas as informações necessárias para compreender o assunto de que se trata?
Quer esteja a enviar um press release, uma proposta de entrevista ou de um artigo de opinião, é necessário alinhar a sua mensagem cuidadosamente. Apresente-se e a sua empresa de forma clara e sucinta e evite chavões ou palavras demasiado técnicas para tornar a sua mensagem acessível e abrangente.
Público-alvo
Outra forma que garante mas relações com um jornalista é enviar-lhe informações sobre um tema que não tem absolutamente nada haver com o tipo de conteúdo que ele/ela publica. Por norma, os jornalistas escrevem sobre uma área ou setor específico pelo que abordar um jornalista que escreve sobre culinária, com uma história sobre desporto não vai certamente surtir o efeito desejado. Antes de entrar em contacto com a imprensa faça o seu trabalho de casa: pesquise sobre o conteúdo que o meio publica, o público-alvo a quem se dirige e os temas que interessam a cada jornalista.
Como deve criar esta lista de contactos? Comece por pesquisar no Google Notícias pelo seu setor e identifique facilmente os meios de comunicação que mais abordam o tema. Veja também em que meios e que jornalistas publicam artigos sobre a sua concorrência direta.
Timing
Uma outra forma de irritar um jornalista e persegui-lo com e-mails e telefonemas para ter a certeza de que leu a sua mensagem ou perceber se tem interesse em escrever um artigo sobre o tema. Pode, e deve, fazer um follow-up ao jornalista mas use o seu bom senso e evite insistir caso não obtenha a resposta que pretende. Deixe passar pelo menos 48 horas entre cada contacto ao jornalista e se não conseguir uma resposta, desista.
Lembre-se também de que notícia é a palavra-chave. Portanto, tanto quanto possível, anuncie algo novo e diferenciador.
Esta lista não é exaustiva, mas já é uma boa base para quem pretende dar a conhecer a sua empresa aos media.
Sobre a ThirdEyeMedia:
A ThirdEyeMedia é uma agência de comunicação e relações públicas portuguesa, multilíngue, com presença no mercado global, nomeadamente nos países da Europa e Américas, especializada em soluções de comunicação para startups, empresas do setor tecnológico e venture capital. Combinamos a agilidade de uma startup com um vasto e abrangente networking global e conhecimento profundo de mercado de uma agência de relações públicas estabelecida no mercado.
A agência assume uma abordagem de excelência, com elevados parâmetros de proatividade, criatividade e um serviço personalizado às necessidades e desafios de cada cliente.
A ThirdEyeMedia foi fundamental em destacar o ecossistema crescente das startups e empresas tech em Lisboa a editores chave internacionais, tais como o Mike Butcher na TechCrunch e Robin Wauters na tech.eu.
Sobre a CEO Clara Armand-Delile
A ThirdEyeMedia foi fundada pela Clara Armand-Delille, que passou por empresas como a Google, Accel Partners e iZettle, em 2015. Depois de ter vivido em Nova Iorque, Paris e Londres, identificou em Lisboa o potencial para investir e estabelecer o seu próprio negócio, a ThirdEyeMedia.
Com mais de 10 anos de experiência em consultoria de comunicação e comunicação estratégica no setor digital e em diversos mercados internacionais, a Clara é uma profissional de Relações Públicas multi-cultural. Foi já destacada na Forbes, Observador e Impala. Participou também na edição de 2018 do Web Summit como moderadora de um painel sobre “Sell your story: Pitching in 2018”.
Site: https://thirdeyemedia.press/
Twitter: https://twitter.com/ThirdEyeMedia_
LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/thirdeyemedia-consultancy
Instagram: https://www.facebook.com/thirdeyemediaconsultancy/
Facebook: https://www.facebook.com/ThirdEyeMediaa/