• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

17 de Maio, 2022

Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

17 de Maio, 2022

Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

17 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    Mazda fecha Ano Fiscal com resultados positivos

    16 de Maio, 2022

    Nova edição especial Panda e Tipo Garmin: dedicada aos fãs do ar livre e do bem-estar

    15 de Maio, 2022

    Hyundai Motor lança nova campanha global centrada no IONIQ 5 Robotáxi

    15 de Maio, 2022

    PEUGEOT 2008 e 208 lideram o mercado automóvel nacional e o 3008 fecha o top 5

    14 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022

    EdTech startup Intuitivo vence o primeiro Roadshow Demium em Portugal

    16 de Maio, 2022

    SIC e GLOBO renovam parceria para os próximos seis anos

    16 de Maio, 2022

    BARÓMETRO HERÓIS PME revela PME confiantes em crescimento entre 10 e 30%

    16 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022

    Empreendimento de luxo – The Avenue, localizado no Porto – vence prémio internacional Luxury Lifestyle Awards 2022 em NY

    10 de Maio, 2022

    Zome realiza primeira escritura pública em criptoativos na Europa

    9 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022

    DS Automobiles soma mais pontos na segunda corrida do E-Prix de Berlim

    16 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    PUMA lança equipamento especial do MANCHESTER CITY para comemorar os 10 anos do lendário golo de KÜN AGÜERO

    12 de Maio, 2022

    Challenger Series: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins 9.ºs na Gold Coast

    11 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    Quase dois terços das mulheres já sofreu de body shaming

    28 de Abril, 2022

    Revela a tua verdadeira essência com a nova fragrância personalizada EVE PRIVÉ da AVON

    21 de Abril, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Consumidores atuais de produtos turísticos são mais digitais, mais inovadores e menos dispostos a correr riscos no rescaldo da pandemia

    22 de Abril, 2022

    Já são conhecidos os nomeados aos Investor Relations and Governance Awards 2022

    11 de Maio, 2022

    QUARTOSALA participa na 3ª EDIÇÃO da HOMA

    10 de Maio, 2022

    Projeto português é finalista dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022

    10 de Maio, 2022

    MADEIRA vive a icónica FESTA DA FLOR

    6 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    JUICE PLUS+ revela 8 alimentos essenciais para preparar o nosso corpo para o Verão

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

    17 de Maio, 2022

    Hyundai Motor lança nova campanha global centrada no IONIQ 5 Robotáxi

    15 de Maio, 2022

    Aplicação gratuita 29k FJN ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações

    15 de Maio, 2022

    Free Fridays: trabalhadores da S21sec com uma folga extra por mês sem dedução salarial

    14 de Maio, 2022

    Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

    17 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

    17 de Maio, 2022

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022
Creative News
Home»Dicas»Guia prático para escrever um comunicado de imprensa eficaz
Dicas

Guia prático para escrever um comunicado de imprensa eficaz

30 de Setembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Está com dificuldades em compor o texto para o próximo comunicado de imprensa da sua empresa?

Descubra aqui as dicas essenciais para garantir a atenção (e interesse) dos jornalistas.

Escrito por: Clara Armand-Delille, CEO e fundadora da ThirdEyeMedia

Um bom press release tem a capacidade de transmitir a mensagem chave de forma clara e sucinta, despertando a curiosidade do leitor. Atualmente, a era do excesso de informação vem acentuar esta necessidade de relevância. Os comunicados de imprensa atendem a diversos propósitos, tais como a construir ou reforçar a reputação e visibilidade de uma marca, captar atenção de stakeholders (potenciais investidores, futuros colaboradores, entre outros) e gerar o interesse do consumidor.

Existem três fatores principais que deve considerar ao escrever um press release:

  1. O conteúdo – o que pretendo transmitir?
  2. O público – para quem?
  3. A estrutura – como?

O Conteúdo

O conteúdo é sem dúvida fundamental para compor o texto: o comunicado de imprensa é tão relevante quanto a notícia que transmite ao jornalista. Apenas informações com caráter noticioso devem ser comunicadas num press release. Um novo lançamento, a expansão da área de atuação da empresa, uma campanha de angariação de fundos, são alguns exemplos de conteúdos relevantes. Pequenas alterações internas, como a ligeira melhoria de um produto, a renovação do website, são passos importantes para o negócio mas não são necessariamente merecedores de uma notícia. Para tirar as dúvidas do que é verdadeiramente relevante, questione-se a si mesmo – teria interesse em ler esta informação num meio de comunicação?

O Público

Os comunicados de imprensa dirigem-se a dois públicos: os jornalistas, que publicam os artigos; e os leitores, que acedem ao conteúdo publicado nos meios de comunicação.

No que diz respeito aos meios de comunicação social, é fundamental garantir a relevância da informação enviada consoante o seu segmento de mercado. Os meios de tecnologia por norma tem interesse no produto, o que o torna diferenciador e o seu fator disruptivo dentro do ecossistema em que atua. Um meio especializado em negócios ou economia tem interesse em dados que refletem o impacto no mercado e no crescimento do negócio. Um meio de lifestyle considera relevante a experiência do consumidor e o seu feedback.

Para chegar ao target do leitor final é necessário selecionar previamente os meios de comunicação social a contactar, com base no tipo de conteúdo que publicam e a quem se dirigem. Por exemplo, seria expectável ler uma notícia sobre a angariação de fundos de uma empresa num meio como o Jornal de

Negócios ou Dinheiro Vivo, e não na revista TimeOut ou Saber Viver.

A Estrutura

O impacto de um comunicado de imprensa depende muito da sua clareza e estrutura. Nao existe uma estrutura de ouro mas deixo aqui um formato que resulta de forma universal.

Título: O título cria o primeiro impacto do texto. Deve refletir a informação do comunicado de imprensa de forma cativante e condensada. Ao dirigir-se a um jornalista, utilize o título como assunto do seu e-mail.

Subtítulo: O subtítulo apresenta a informação que se segue, com destaque para os pontos principais.

Primeiro parágrafo: Who? What? When? Where? How? Why? São as perguntas que devem ser respondidas de forma sucinta no parágrafo de abertura.

Corpo do texto: Os parágrafos explicam e complementam as informações dadas no primeiro parágrafo.

Sobre a ThirdEyeMedia:

A ThirdEyeMedia é uma agência de comunicação e relações públicas portuguesa, multilíngue, com presença no mercado global, nomeadamente nos países da Europa e Américas, especializada em soluções de comunicação para startups, empresas do setor tecnológico e venture capital. Combinamos a agilidade de uma startup com um vasto e abrangente networking global e conhecimento profundo de mercado de uma agência de relações públicas estabelecida no mercado.

A agência assume uma abordagem de excelência, com elevados parâmetros de proatividade, criatividade e um serviço personalizado às necessidades e desafios de cada cliente.

A ThirdEyeMedia foi fundamental em destacar o ecossistema crescente das startups e empresas tech em Lisboa a editores chave internacionais, tais como o Mike Butcher na TechCrunch e Robin Wauters na tech.eu.

Sobre a CEO Clara Armand-Delile

A ThirdEyeMedia foi fundada pela Clara Armand-Delille, que passou por empresas como a Google, Accel Partners e iZettle, em 2015. Depois de ter vivido em Nova Iorque, Paris e Londres, identificou em Lisboa o potencial para investir e estabelecer o seu próprio negócio, a ThirdEyeMedia.

Com mais de 10 anos de experiência em consultoria de comunicação e comunicação estratégica no setor digital e em diversos mercados internacionais, a Clara é uma profissional de Relações Públicas multi-cultural. Foi já destacada na Forbes, Observador e

Impala. Participou também na edição de 2018 do Web Summit como moderadora de um painel sobre “Sell your story: Pitching in 2018”.

Site: https://thirdeyemedia.press/

Twitter: https://twitter.com/ThirdEyeMedia_

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/thirdeyemedia-consultancy

Instagram: https://www.facebook.com/thirdeyemediaconsultancy/

Facebook: https://www.facebook.com/ThirdEyeMediaa/

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDHL transporta oito veículos originais dos filmes de James Bond do Reino Unido para exposição nos EUA
Próximo MODATEX assinala 10 anos na Modtissimo

Relacionados

LIDERANÇA: 3 vias para garantir inclusão dos profissionais remotos

12 de Maio, 2022

TOP 10 das competências para 2025

5 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Tecnologia

Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

17 de Maio, 2022

A robótica é um campo da tecnologia com possibilidade de transformar a sociedade e de…

Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

17 de Maio, 2022

Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

17 de Maio, 2022

SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

17 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.