Está com dificuldades em compor o texto para o próximo comunicado de imprensa da sua empresa?
Descubra aqui as dicas essenciais para garantir a atenção (e interesse) dos jornalistas.
Escrito por: Clara Armand-Delille, CEO e fundadora da ThirdEyeMedia
Um bom press release tem a capacidade de transmitir a mensagem chave de forma clara e sucinta, despertando a curiosidade do leitor. Atualmente, a era do excesso de informação vem acentuar esta necessidade de relevância. Os comunicados de imprensa atendem a diversos propósitos, tais como a construir ou reforçar a reputação e visibilidade de uma marca, captar atenção de stakeholders (potenciais investidores, futuros colaboradores, entre outros) e gerar o interesse do consumidor.
Existem três fatores principais que deve considerar ao escrever um press release:
- O conteúdo – o que pretendo transmitir?
- O público – para quem?
- A estrutura – como?
O Conteúdo
O conteúdo é sem dúvida fundamental para compor o texto: o comunicado de imprensa é tão relevante quanto a notícia que transmite ao jornalista. Apenas informações com caráter noticioso devem ser comunicadas num press release. Um novo lançamento, a expansão da área de atuação da empresa, uma campanha de angariação de fundos, são alguns exemplos de conteúdos relevantes. Pequenas alterações internas, como a ligeira melhoria de um produto, a renovação do website, são passos importantes para o negócio mas não são necessariamente merecedores de uma notícia. Para tirar as dúvidas do que é verdadeiramente relevante, questione-se a si mesmo – teria interesse em ler esta informação num meio de comunicação?
O Público
Os comunicados de imprensa dirigem-se a dois públicos: os jornalistas, que publicam os artigos; e os leitores, que acedem ao conteúdo publicado nos meios de comunicação.
No que diz respeito aos meios de comunicação social, é fundamental garantir a relevância da informação enviada consoante o seu segmento de mercado. Os meios de tecnologia por norma tem interesse no produto, o que o torna diferenciador e o seu fator disruptivo dentro do ecossistema em que atua. Um meio especializado em negócios ou economia tem interesse em dados que refletem o impacto no mercado e no crescimento do negócio. Um meio de lifestyle considera relevante a experiência do consumidor e o seu feedback.
Para chegar ao target do leitor final é necessário selecionar previamente os meios de comunicação social a contactar, com base no tipo de conteúdo que publicam e a quem se dirigem. Por exemplo, seria expectável ler uma notícia sobre a angariação de fundos de uma empresa num meio como o Jornal de
Negócios ou Dinheiro Vivo, e não na revista TimeOut ou Saber Viver.
A Estrutura
O impacto de um comunicado de imprensa depende muito da sua clareza e estrutura. Nao existe uma estrutura de ouro mas deixo aqui um formato que resulta de forma universal.
Título: O título cria o primeiro impacto do texto. Deve refletir a informação do comunicado de imprensa de forma cativante e condensada. Ao dirigir-se a um jornalista, utilize o título como assunto do seu e-mail.
Subtítulo: O subtítulo apresenta a informação que se segue, com destaque para os pontos principais.
Primeiro parágrafo: Who? What? When? Where? How? Why? São as perguntas que devem ser respondidas de forma sucinta no parágrafo de abertura.
Corpo do texto: Os parágrafos explicam e complementam as informações dadas no primeiro parágrafo.
Sobre a ThirdEyeMedia:
A ThirdEyeMedia é uma agência de comunicação e relações públicas portuguesa, multilíngue, com presença no mercado global, nomeadamente nos países da Europa e Américas, especializada em soluções de comunicação para startups, empresas do setor tecnológico e venture capital. Combinamos a agilidade de uma startup com um vasto e abrangente networking global e conhecimento profundo de mercado de uma agência de relações públicas estabelecida no mercado.
A agência assume uma abordagem de excelência, com elevados parâmetros de proatividade, criatividade e um serviço personalizado às necessidades e desafios de cada cliente.
A ThirdEyeMedia foi fundamental em destacar o ecossistema crescente das startups e empresas tech em Lisboa a editores chave internacionais, tais como o Mike Butcher na TechCrunch e Robin Wauters na tech.eu.
Sobre a CEO Clara Armand-Delile
A ThirdEyeMedia foi fundada pela Clara Armand-Delille, que passou por empresas como a Google, Accel Partners e iZettle, em 2015. Depois de ter vivido em Nova Iorque, Paris e Londres, identificou em Lisboa o potencial para investir e estabelecer o seu próprio negócio, a ThirdEyeMedia.
Com mais de 10 anos de experiência em consultoria de comunicação e comunicação estratégica no setor digital e em diversos mercados internacionais, a Clara é uma profissional de Relações Públicas multi-cultural. Foi já destacada na Forbes, Observador e
Impala. Participou também na edição de 2018 do Web Summit como moderadora de um painel sobre “Sell your story: Pitching in 2018”.
Site: https://thirdeyemedia.press/
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