A Superbrands Portugal está a promover, em colaboração com a FNAC, a Exposição das Capas Superbrands 2025, uma mostra itinerante que reúne as execuções criativas das 48 Marcas distinguidas na 21.ª edição e destaca o papel da criatividade e da inovação na forma como estas comunicam e se relacionam com os consumidores. Aberta ao público na FNAC do Chiado, em Lisboa, até ao dia 3 de março, a exposição dá a conhecer capas personalizadas que traduzem diferentes linguagens visuais, refletindo o posicionamento, a identidade e a ligação emocional das Marcas com o público.
“Esta exposição nasce da vontade de dar visibilidade ao papel da criatividade na forma como as Marcas se impactam com o público, evidenciando a forma como o universo das Marcas de Excelência continua a marcar a vida de milhões de consumidores portugueses. As capas Superbrands tornaram-se, ao longo dos anos, verdadeiros ícones do projeto, refletindo diferentes abordagens criativas, concetuais e emocionais que traduzem o posicionamento e a identidade das Marcas”, refere Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal.
A Superbrands é uma organização internacional e independente que identifica e distingue as Marcas de Excelência em 89 países. Todos os anos, promove dezenas de estudos junto dos consumidores de todo o mundo para identificar as Marcas que estes reconhecem de forma espontânea, em cada país, como sendo as que são muitas vezes consideradas das mais relevantes para a sua vida.
Em cada edição é produzido um livro que conta a história destas Marcas, o seu posicionamento no mercado e a forma como são percecionadas pelo público. As capas consolidaram-se como um dos elementos mais distintivos do projeto, sendo que, anualmente, as Marcas têm a oportunidade de explorar a sua criatividade, criando capas personalizadas com mensagens e conceitos relevantes para o mercado. Nalguns casos, a expressão é minimalista; noutros, resulta da exploração da memória e das emoções associadas às vivências do consumidor.
Em 2025, as 48 Marcas eleitas como Superbrands, e cujas capas estão agora em destaque na exposição, foram: AdvanceCare; Ageas Seguros; Alegro; Auchan; Banco Montepio; BP; Branca de Neve; Caetano Auto; Caixa Geral de Depósitos; Carris; Casa Ermelinda Freitas; Cavalinho; Colombo; DreamMedia; Edenred; EDP; Efapel; Endesa; ERA Imobiliária; Eurest; Ernst & Young (EY); Fnac; Iberdrola; ISQ; Izidoro; KPMG; Locarent; Lusíadas Saúde; Médis; MEO; Mercedes-Benz; MO; Nova SBE; Observador; Perfumes & Companhia; Prio; Prosegur Alarms; Purina; Remax; Renault; Repsol; RFM; Sapo; Secil; Seguro Direto; SIC; Sport Lisboa e Benfica; Sport TV.
Após a passagem pela FNAC do Chiado, a Exposição das Capas Superbrands 2025 seguirá nos meses seguintes para a FNAC Gaia (onde estará patente entre 12 de março e 9 de abril), passando depois pela FNAC Almada (entre 22 de abril e 20 de maio), e finalmente pela FNAC Colombo (entre 3 de junho e 5 de julho).
“A exposição irá percorrer vários espaços ao longo dos próximos meses, com o propósito de alargarmos o contacto do público com a criatividade das Marcas distinguidas na edição de 2025, permitindo uma maior aproximação ao universo Superbrands e às mensagens que as Marcas transmitem aos Consumidores através da sua criatividade”, conclui Pedro Diogo Vaz.
