O grupo Mercedes-Benz vendeu 547.100 veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros (-9%) no segundo trimestre. A continuação da elevada procura por veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz, particularmente nos EUA e na Alemanha, reflete um aumento de 26% e de 7% nas entregas aos clientes. As entregas aos concessionários foram cuidadosamente calibradas para lidar com as novas políticas tarifárias globais, afetando as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars nos EUA e na China em particular. A Mercedes-Benz Vans vendeu 93.400 unidades no segundo trimestre, com um aumento de 32% de Vans Elétricos em relação ao ano anterior, refletindo a sólida procura por Vans totalmente elétricas.
Veículos Ligeiros Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz Cars vendeu 453.700 veículos (-9%) no segundo trimestre. As entregas globais foram influenciadas pelo ambiente de mercado dinâmico em curso, incluindo a instabilidade das políticas tarifárias e as próximas transições de modelos nos segmentos de entrada na marca e Core. A procura dos clientes nos EUA e na Europa manteve-se acima do nível do ano anterior. As vendas noutros mercados mundiais aumentaram significativamente em 24% no segundo trimestre, impulsionadas pela Turquia e pelos mercados da América do Sul.
As vendas do segmento topo de gama representaram 14,3% das vendas globais. As entregas de veículos de topo de gama aos clientes (vendas a retalho) aumentaram 5%, atingindo 69.000 unidades, impulsionadas pela forte procura contínua dos clientes por veículos Mercedes-AMG (+19%) e pelo Classe G (+56%). Especialmente nos EUA, a procura dos clientes por veículos topo de gama continuou elevada, levando a um aumento de 15% nas entregas a retalho aos clientes. Como segundo maior mercado, a Mercedes-Benz reforçou a sua posição nos EUA com fortes investimentos, incluindo a atualização do centro da marca em Manhattan. Na China, a Mercedes-Benz manteve a sua posição de número um no segmento topo de gama no primeiro semestre do ano.
O GLC continuou a ser o modelo mais vendido a nível global no primeiro semestre de 2025. As vendas do GLC aumentaram 9% no segundo trimestre, enquanto o novo CLE revelou uma elevada procura, com um crescimento das vendas de 30% no segundo trimestre e de 66% no primeiro semestre de 2025.
As vendas de veículos híbridos plug-in a nível global cresceram 34% no segundo trimestre. Na Europa, a quota de veículos elétricos (xEVs) atingiu 40% e 21% a nível global no segundo trimestre.
Em termos de mudanças de modelos, 2025 marca o início de uma campanha plurianual de lançamento de produtos e tecnologias. Após o lançamento dos primeiros modelos do novo CLA na Europa no primeiro semestre, seguir-se-ão mais modelos e mercados durante este ano. Em setembro, será revelado o novo GLC elétrico, que irá reforçar o portfólio de veículos elétricos no segmento de tamanho médio.
Mercedes-Benz Vans
Devido ao aumento da procura, as entregas a clientes aumentaram 18% no trimestre. O dinamismo geral das vendas a retalho continua a ser influenciado por um ambiente de mercado extremamente competitivo. As vendas a retalho na Alemanha aumentaram 27% no trimestre, apoiadas pela forte procura dos clientes. As vendas de Vans Elétricos no segundo trimestre aumentaram 32% em relação ao ano anterior, representando 7% das vendas totais e 10% das vendas na Europa. Outro importante destaque: a divisão Mercedes-Benz Vans recebeu a maior encomenda de Vans Elétricos de sempre, com 5.000 furgões elétricos a serem entregues à frota de transporte da Amazon nos próximos meses.
No primeiro semestre do ano, as vendas de veículos de mercadorias representaram 82% das vendas totais, demonstrando assim a manutenção da elevada relevância deste segmento. A gama privada de monovolumes Mercedes-Benz Vans representou 18% das vendas globais. No início do próximo ano, a Mercedes-Benz Vans pretende expandir o seu portfólio de modelos no segmento de monovolumes com o VLE, que recentemente superou com sucesso testes de longa distância, percorrendo quase 1.100 quilómetros de Estugarda a Roma, com apenas duas paragens curtas para carregamento de 15 minutos cada.
