A Bloq.it, empresa portuguesa líder em tecnologia de cacifos inteligentes, celebra, este mês, seis anos de crescimento exponencial e inovação no setor da logística e retalho. Com uma faturação superior a 36 milhões de euros e um crescimento anual acima de 100%, a tecnológica consolidou-se como uma referência global, exportando atualmente 99% da sua produção para mais cinco países: Alemanha, Chéquia, Espanha, França e Itália.
Fundada em 2019 pelo esloveno Miha Jagodic, e os jovens portugueses Ricardo Carvalho e João Lopes, a Bloq.it nasceu da ambição e propósito de transformar a forma como as empresas otimizam a logística e melhoram a experiência dos seus consumidores. Através do seu software personalizado, o Bloq.OS, servem atualmente uma rede de 6.000 cacifos inteligentes, gerindo mais de 23 milhões de transações (+768% face a 2023). Este rápido crescimento e inovação tecnológica tem contribuído para o destaque e reconhecimento da Bloq.it, tanto no ranking Deloitte Fast 50, como no ScaleUp Portugal Report 2024, onde a empresa foi distinguida como uma das 25 startups mais lucrativas e inovadoras do ecossistema empreendedor.
A Bloq.it foi ainda reconhecida, no final do ano passado, como uma das empresas portuguesas mais relevantes e inovadoras no setor, integrando assim o ranking “As Maiores Tecnológicas” da Exame Informática. Esta distinção, baseada numa análise de indicadores económicos da Iberinform, posiciona a Bloq.it entre as 200 tecnológicas de maior impacto, reforçando o seu destaque no ecossistema nacional e internacional.
João Lopes, COO e cofundador da Bloq.it, salienta que “nos últimos seis anos, a Bloq.it tem sido um exemplo de resiliência e adaptação, respondendo às necessidades de um mercado em constante evolução. Ficamos muito orgulhosos deste percurso que, através da dedicação e empenho de uma equipa altamente qualificada, tem crescido e conquistado o seu lugar no mercado. Não evoluímos apenas em números, mas também em talento, e hoje contamos com uma equipa de mais de 160 colaboradores não só em Portugal, mas também espalhados pela Europa. No futuro, queremos continuar a transformar o setor logístico através da nossa tecnologia, levando o talento e empreendedorismo português além-fronteiras”.
Para este ano, a empresa continuará a apostar na expansão do NEXT Locker, uma solução modular e autónoma, que reduz os custos de instalação em 88%, eliminando a dependência de infraestruturas elétricas. O projeto-piloto será lançado no próximo mês, em países como Itália e Espanha, em parceria com grandes operadores como a GLS.