O empreendedorismo é uma atividade bastante estimulante e pode transformar-se numa carreira financeiramente recompensadora, mas traz também alguns desafios mesmo para quem demonstra um talento natural para criar um negócio próprio a partir do zero.
De acordo com Carlos Rebelo, Presidente da JUNITEC, “não existe uma fórmula secreta para nos tornarmos empreendedores, mas há caminhos essenciais a seguir que nos ajudam a superar os desafios e a realizar o objetivo de transformar uma visão inovadora num negócio de sucesso”.
Neste sentido, a propósito do Dia Mundial do Júnior Empresário, que se celebra a 22 de novembro, a JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico destaca os aspectos chave que todos aqueles que ambicionam conquistar um lugar no mundo dos negócios precisam de saber:
1 | Ideia inovadora: Ter uma ideia inovadora é o ponto de partida para se iniciar a trajetória empreendedora. Seja para um novo produto ou serviço, o grande desafio está em converter uma ideia única num negócio que dê efetivamente resposta a uma lacuna ou necessidade do mercado.
2 | Conhecer o mercado e público-alvo: Num segundo passo, os empreendedores devem realizar um intenso trabalho de pesquisa e de análise de mercado, para aferir a viabilidade do negócio. Compreender bem o mercado onde se pretende entrar, desde a concorrência aos potenciais clientes, é essencial para perceber se existe uma necessidade real para o produto ou serviço que não está a ser atendida. Deste modo, este processo deverá ainda envolver uma validação da ideia no mercado antes de se realizar um maior investimento e de o negócio evoluir.
3 | Definir um modelo de negócio: Assegurar que a iniciativa empreendedora se vai traduzir num negócio rentável, deve ser visto como uma prioridade. O modelo de negócio vai determinar de que forma a empresa vai obter lucro, mas há duas características que o empreendedor deve ter em mente para que o negócio cresça rapidamente: deve ser escalável e repetível.
4 | Networking: Conhecer as pessoas certas pode fazer toda a diferença para alcançar os objetivos de negócio. Por isso, todos os empreendedores devem investir em relações profissionais baseadas na confiança, transparência e honestidade, para construir uma boa rede de contactos. Esta rede será fundamental para partilhar conhecimento e experiências, manter-se atualizado, encontrar investidores e abrir portas a parcerias e colaborações estratégicas que aumentarão a visibilidade do negócio.