A Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal vai promover, no dia 27 de junho, a 3.ª edição do Investors Dinner, com o propósito de celebrar e promover o ecossistema empreendedor e de investimento nacional. Este ano o evento irá centrar-se no desinvestimento (“exits”) e na importância dos critérios ESG no presente e no futuro dos investimentos. Outra novidade desta edição reside na atribuição do prémio “Angel of the Year”, que pretende homenagear um business angel individual com impacto relevante no setor através da sua atividade junto das startups em que investe, além dos habituais reconhecimentos do maior investimento realizado por um investidor português (“Early Stage Investor of the Year”), da maior ronda de investimento levantada por uma startup portuguesa (“Investment of the Year ”), e do player nacional com melhores estratégias de governança, gestão ambiental e práticas sociais (“ESG Award of the Year”) em 2023.
Nesta edição, são esperados mais de 100 participantes com destaque para a presença de representantes de algumas das principais startups e investidores nacionais e também para a cada vez maior representatividade de investidores de referência internacionais.
“O setor do investimento em early stage é fundamental para a transformação da economia portuguesa, contribuindo para uma maior digitalização e sustentabilidade das empresas. Para atrair mais capital, é necessário desenvolver políticas que suportem uma visão de longo prazo para o ecossistema. Numa altura em que vivemos mudanças políticas no país e na Europa, é importante promover momentos que permitam reunir os diversos atores do setor e reconhecer o que melhor se faz, de modo a encorajar, inspirar e promover a excelência em Portugal. Só debatendo e trabalhando em conjunto é que conseguimos assegurar e alavancar o crescimento e sucesso das startups e scaleups no país”, afirma Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal.
O Investors Dinner contará com diversos painéis de discussão que pretendem refletir sobre o contexto atual e trocar ideias para impulsionar o setor. Ana Carvalho (Banco Português do Fomento), Maria João Souto (Voladores Souto), Francisco Ferreira Pinto (Bynd Venture Capital), Rafaela Andrade (Mundi Ventures) e Miguel Alves (European Investment Fund) são os oradores do primeiro painel que irá debater a relevância dos desinvestimentos (exits) como fator chave de desenvolvimento do early stage em Portugal. Já o segundo painel irá discutir a importância dos critérios ESG enquanto motores económicos do futuro, e contará com António Miguel (Maze Impact), Isabel Neves (Investors Portugal), Luisa Baldeschi (Euroteam Progetti) e Rita Pelica (ONYOU) como especialistas convidados. Haverá ainda espaço para a intervenção do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, que encerrará o evento.
Os investidores e demais interessados em participar podem registar-se aqui.