O estudo Impacto das power skills skills em organizações 5.0 , desenvolvido pela PowerUp, traz à luz a necessidade das competências humanas, ou power skills , para o progresso e sustentabilidade das empresas. As conclusões do relatório destacam cinco competências como fundamentais: empa a, colaboração, cria vidade, pensamento crí co e comunicação. A inves gação, publicada agora, centrou-se em empresas portuguesas de diferentes dimensões e setores de mercado.
As conclusões do estudo mostram que as organizações compreendem o impacto da ausência das power skills no seu futuro, que pode ir da redução da produ vidade, ao ambiente organizacional de menor qualidade, à desmo vação e turnover das pessoas, até ao impacto nega vo no negócio.
Filipa Lemos Cris na, bióloga e fundadora da PowerUP, afirma “fica claro que o futuro do trabalho não está apenas nas mãos dos que dominam as úl mas tecnologias, mas também – e talvez mais crucial – nas mãos dos que têm a capacidade de liderar com empa a, criar com originalidade, colaborar com eficácia e comunicar com clareza.”
Este estudo encontra eco no relatório do World Economic Forum sobre o Futuro dos Empregos 2023, que prevê uma transformação do mercado de trabalho em 44% nos próximos cinco anos, e onde se destaca a importância do desenvolvimento de competências interpessoais que vão fazer a diferença para pessoas e organizações.
As cinco power skills iden ficadas neste relatório acrescentam processos colabora vos mais produ vos e mais sustentáveis dentro das organizações. A empa a , que se revela na capacidade de escuta a va e da inclusão de ideias de outros em processos de brainstorming colabora vos, cria uma organização mais flexível. A colaboração representa a capacidade de as equipas trabalharem todas para obje vos comuns, em lugar de obje vos compar mentados como se verifica em várias culturas de organizações. A cria vidade para pensar fora da caixa, permite trazer inovação e diferenciação num mercado em constante transformação. O pensamento crí co acrescenta capacidade para analisar problemas, simplificá-los e desenhar estratégias. A comunicação junta a asser vidade e a clareza, que promovem maior alinhamento dentro das equipas e evita mal-entendidos.
A análise de ques onários e entrevistas a líderes empresariais, mostra que os entrevistados acreditam que o desenvolvimento das pessoas nas organizações deve estar ligado aos obje vos estratégicos, bem como ao “S” das prá cas sociais, ambientais, e de boa governança das empresas ( Environmental, Social, and Corporate Governance – ESG), de forma a contribuir para o bem-estar das pessoas e sustentabilidade das organizações.
O estudo revela que as empresas ainda não u lizam ferramentas específicas para medir as power skills ou a sua evolução dentro da organização.
O relatório, publicado agora pela PowerUP, foi construído com base em entrevistas feitas a onze organizações do mercado português, de start-ups a grandes empresas, onde se incluíram Fujitsu, Nova SBE, L’Oreal, Visionware, Galp, Moneris, CI&T, Maze, Impact Market.