A Ocean Network Express (ONE), uma empresa global de transporte marítimo de contentores, tem o prazer de anunciar a parceria com o Projeto Maji, uma ONG pan-africana de água potável, para resolver a questão crítica do acesso à água potável nas comunidades rurais do Gana e do Quénia. Esta parceria, realizada através da sua subsidiária e a sede regional Ocean Network Express (Europa) Ltd., tem como objetivo transformar muitas vidas ao instalar múltiplos acessos à água alimentados por energia solar, melhorando significativamente as perspetivas de saúde e educação.
Reconhecendo a necessidade urgente em ter água potável e o seu impacto transformador nas comunidades, a ONE financiou a implementação de soluções de água sustentáveis no Gana e no Quénia, assim como o financiamento de quiosques de água gratuita que abastecem escolas rurais. Esta contribuição, tem o objetivo de fazer a diferença imediata e duradoura nas vidas daqueles que há muito lutam contra doenças transmitidas pela água e com água não potável.
No Gana, a ONE patrocinou a criação do Projeto Maji River Solution nas margens do rio Volta, que inclui uma estação de bombagem e filtragem que fornece água potável a três torres Maji espalhadas pelas comunidades de Adidokpoe e Afalekpoe. Isto tem um impacto positivo na vida de mais de 4.500 pessoas nas duas comunidades rurais. Ainda, a ONE alargou o seu apoio ao Quénia, financiando a criação do sistema Maji Plus, um sistema complexo de canalização solar que fornece água potável a uma população de 3.000 pessoas. Ao facilitar o acesso à água potável, a ONE e o Projeto Maji estão não só a salvaguardar a saúde das pessoas, mas também a desencadear uma reação positiva em cadeia em vários aspetos destas comunidades.
No epicentro destas iniciativas está uma tecnologia que envolve a filtração rápida em areia, um método de purificação da água que trata tanto a água de superfície como a água dos rios, tornando-a adequada para consumo humano e uso doméstico. A torre Maji é uma estrutura construída com uma plataforma de betão para conter um tanque de 2.500 litros que fornece água através de três torneiras de distribuição equipadas com um sistema de distribuição sem dinheiro. Para maior comodidade, a torre dispõe de duas bicas à altura da cabeça para facilitar a recolha de água com um balde e uma bica de altura normal. Através do estabelecimento de múltiplos pontos de distribuição de água, os residentes obtêm acesso conveniente a água limpa, eliminando a necessidade de viagens árduas a fontes de água distantes. Além disso, a disponibilização de acesso gratuito à água nas escolas locais contribui para um ambiente de aprendizagem, que ajudará a promover o crescimento da próxima geração.
Esta parceria significa também o compromisso da ONE na África Subsariana, com os seus escritórios estabelecidos no Gana, Costa do Marfim, Nigéria, África do Sul e o lançamento da Ocean Network Express Kenya Ltd. em abril deste ano. Ao envolver-se com as comunidades locais, a ONE reafirma a sua dedicação no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social das empresas, e a sua visão de criar um impacto duradouro para além das operações comerciais.
“Estamos entusiasmados por colaborar com o Project Maji para resolver a crise crítica da água que afeta as comunidades carenciadas do Gana e do Quénia”, afirmou Jeremy Nixon, CEO da Ocean Network Express. “O acesso à água potável é um direito humano fundamental e, através da nossa parceria, estamos a trabalhar no sentido de criar um efeito de cascata positivo que se estenderá para além dos benefícios para a saúde em áreas como a educação, os níveis de rendimento e a emancipação do género.”
Sunil Lalvani, fundador e Diretor Executivo do Projeto Maji, relativamente à parceria refere: “No Projeto Maji, a nossa missão é transformar vidas, proporcionando um acesso sustentável à água potável. Estamos entusiasmados por unir forças com a Ocean Network Express para alcançar este objetivo nobre. A solução patrocinada pela River para as comunidades do Rio Volta exemplifica o poder das parcerias na criação de um impacto sustentável. Juntos, podemos levar água potável aqueles que mais precisam, capacitando as comunidades e promovendo um futuro mais brilhante e saudável para todos.”
À medida que a ONE e o Projeto Maji embarcam nesta viagem, convidam outras organizações e partes interessadas a juntarem-se na procura de soluções sustentáveis que elevem as comunidades, promovam a saúde e impulsionem o progresso económico.