O gigante da beleza Avon lançou o seu relatório global “Future of Beauty 2023”, que revela como as mulheres em todo o mundo se estão a afastar de visuais trabalhados, arrojados e realçadores, em favor de abraçarem as suas características naturais com escolhas de beleza mais subtis e autênticas.
À medida que a poeira assenta num mundo pós-pandémico, será que o desejo de cor e ousadia está a diminuir? E com a crise global em andamento, será que a bolha do “maior é melhor” finalmente rebentou?
Depois de ter falado com 7.000 mulheres em 3 continentes e 7 países, e de ter recolhido as perceções dos especialistas da Avon e da Dr.ª Zoya Diwan, parceira independente de dermatologia, a Avon investiga a mudança dos paradigmas de beleza em 2023.
Na sequência do pico de procura de tratamentos cosméticos após o confinamento, desencadeado por meses de videoconferências, quase metade (47%) das mulheres continua a fazer tratamentos cosméticos pelo menos uma vez por mês.
No entanto, os tratamentos que fazemos e a frequência com que os fazemos estão a mudar, com alguns dos tratamentos mais populares a entrarem agora em declínio e com um aumento de pessoas que procuram tratamentos invertidos.
A Dr.ª Zoya Diwan, especialista em Dermatologia Clínica e Estética e consultora de dermatologia da Avon, afirma: “Muitas pessoas procuram reduzir, remover ou corrigir as alterações cosméticas que fizeram anteriormente. Estamos a assistir cada vez mais a esta situação, uma vez que querem obter uma aparência mais natural, em vez de uma aparência obviamente alterada. Tem-se assistido a uma mudança de visuais excêntricos para visuais mais naturais que nos dão um aspeto saudável. Como resultado, os tratamentos mais populares que temos visto até agora este ano têm sido os estimulantes da pele, que ajudam a melhorar e a proteger a pele, estimulando a produção de colagénio.”
Mais de uma em cada cinco mulheres repensa utilização da maquilhagem e dos cuidados com a pele e procura opções mais económicas
Juntamente com a tendência para uma aparência saudável e mais natural, os efeitos da crise global também tiveram um impacto notável nas escolhas de beleza das mulheres. O estudo da Avon revela que, globalmente, mais de uma em cada cinco mulheres desistiu da maquilhagem e dos cuidados com a pele (22%), quase um quarto deixou de fazer cortes de cabelo e tratamentos (23%) e quase um terço deixou de ir à manicura (31%) devido ao aumento do custo de vida.
Uma em cada cinco (21%) mulheres está agora a criar o seu próprio visual com produtos cosméticos para poupar dinheiro em tratamentos, e mais de uma em cada dez (13%) afirmou que, apesar de ainda poderem pagar, não se sentem confortáveis em gastar dinheiro em tratamentos estéticos no atual clima económico.
É evidente que as prioridades e as perceções de onde pode ser gasto o salário foram alteradas e as mulheres sentem-se menos confortáveis em gastar dinheiro em tratamentos de beleza dispendiosos, optando antes por alternativas económicas.
Angela Cretu, CEO da Avon, comenta: “Os resultados do nosso relatório sublinham o cenário complexo do que influencia as escolhas de beleza das mulheres e como o significado de beleza evolui continuamente ao longo do tempo. Independentemente da sua definição pessoal de beleza ou do seu orçamento, acreditamos que cada mulher deve ter a liberdade de se expressar através da beleza. Isto nunca foi tão relevante como atualmente, uma vez que enfrentamos desafios financeiros globais. Essa é uma das razões pelas quais nos orgulhamos de estar na vanguarda da compreensão das atitudes das mulheres em relação à beleza e de tornar acessível a todas a aparência a que ambicionam.”
A evolução da nossa esfera de influência tem tudo a ver com autenticidade
O poder das celebridades, dos influenciadores e das redes sociais para nos inspirar está sempre a evoluir, e 2023 não é diferente.
Entre as 10 celebridades mais inspiradoras de beleza a nível global, vemos que a maioria são conhecidas pelos seus visuais mais naturais:
- Jennifer Aniston
- Beyonce
- Taylor Swift
- Ariana Grande
- Zendaya
- Kim Kardashian
- Emma Watson
- Kylie Jenner
- Adele
- Kendall Jenner
A enorme influência das redes sociais nas tendências de beleza também não pode ser negada, em particular a sua propensão para se afastar dos feeds perfeitamente polidos em direção a uma experiência mais autêntica nas redes.
Embora os filtros tenham sido considerados durante muito tempo uma fonte de inspiração para os nossos looks de beleza desejados, o estudo da Avon indica que o poder dos filtros para influenciar as nossas decisões de beleza está a mudar. Menos de uma em cada cinco (19%) mulheres afirmaram que se inspiram nos filtros das redes sociais para fazer melhorias cosméticas enquanto outras, em vez disso, são mais influenciadas pelos resultados na vida real (47%) ou por receberem recomendações de amigos e familiares (37%).
Cresce tendência de um aspecto mais saudável versus mais jovem
O recente relatório “Power in Ageing” da Avon revelou que quase três quartos (72%) das mulheres querem concentrar-se em parecer saudáveis em vez de jovens. A última pesquisa indica que dois terços (65%) das mulheres querem alcançar uma aparência mais natural. Olivia Eskens, Scientist II, Technical Product Design Make Up Lead na Avon, comenta: “Globalmente, as pessoas estão a afastar-se da utilização da beleza como fim para ultrapassar ou encobrir as suas inseguranças e, em vez disso, estão a descobrir como realçar a sua beleza natural. As pessoas não querem sentir-se mal consigo próprias, querem parecer e sentir-se no seu melhor.”
O estudo da Avon mostra que o look mais popular do nosso tempo é o look “subtilmente glamoroso” (34%) – descrito como potencializador das características com que se nasce, tirando o máximo partido da sua pele com uma boa base, um toque de rímel ou um batom neutro.
Veja abaixo as melhores dicas da maquilhadora profissional Holly Roberts sobre como conseguir este visual de tendência em quatro passos simples:
- Comece com uma pele perfeita:
O duo de rosto e olhos mais poderoso da Avon vai dar-lhe aquela pele fresca e sem defeitos que é a chave para o look glam subtil. O novíssimo Avon Renewal Power Eye Cream (22€) irá esbater e iluminar a área total dos olhos instantaneamente, suavizar o aspeto da pele, bem como reduzir as linhas e rugas ao longo do tempo.
Utilize o maravilhoso Anew Renewal Power Serum da Avon (25€) no resto do rosto para uma pele mais radiante e com um aspeto mais saudável. 59% preferem o Avon Power Serum ao Estée Lauder Advanced Night Repair Serum, que custa quase 3 vezes mais!
- Adicione um lábio neutro:
Para um look de lábios mate, opte pelo mais recente batom Hydramatic Matte Lipstick da Avon (9,50€). É o primeiro batom mate do mundo com um núcleo hialurónico que ajuda a hidratar os lábios enquanto cria o look mate perfeito!
- O próximo passo é o rímel:
Acrescente profundidade e um subtil dramatismo ao seu visual com um toque da Máscara Exxtravert da Avon. É um rímel de grande volume que proporciona um impacto instantâneo com a sua exclusiva Tecnologia de Fibras em Gel e proporciona uma capacidade de construção infinita graças aos pigmentos pretos mais negros e às fibras tipo seda. A escova de arame de grandes dimensões carrega e penteia as pestanas para um look de pestanas sem grumos.
- Termine com a manicura caseira perfeita:
Quase metade das mulheres (46%) afirma que gosta de realçar o seu visual com unhas com estilo. Pode desfrutar de até 7 dias de cor e brilho com o Gel Shine Nail Enamel da Avon.
Para obter o relatório completo sobre o Futuro da Beleza, visite avonworldwide.com.