A temporada 8 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E terminou a 14 de agosto em Seul, com as derradeiras voltas em pista para a segunda geração da Fórmula E.
Ao longo da era dos Gen2 (2018-2022), os monolugares elétricos introduzidos pela DS Automobiles (DS E-TENSE FE) terão sido os mais bem-sucedidos em pista com dois títulos de Pilotos (2019 e 2020) e dois títulos de Equipas (2019 e 2020), bem como recordes impressionantes para o palmarés do construtor francês (10 vitórias, 15 pole-positions, 28 pódios).
Em vésperas da entrada em competição dos monolugares de terceira geração, muito mais potentes e ainda mais eficientes, a DS Automobiles inaugura um novo capítulo no seu envolvimento na Fórmula E ao unir forças com um dos mais prestigiados nomes do desporto automóvel: PENSKE AUTOSPORT. E para dar início a esta parceria, a formação DS PENSKE Formula E Team terá à sua disposição, a partir da temporada 9, a mais prestigiada dupla de pilotos do campeonato, com o belga Stoffel Vandoorne, Campeão do Mundo em título, e o francês Jean-Éric Vergne, o único bicampeão da disciplina. JEV renova o seu compromisso com a equipa francesa após quatro épocas consecutivas de colaboração e uma excelente coleção de vitórias e pódios.
Tendo sido o primeiro fabricante premium a estar envolvido na Fórmula E, desde 2015, a DS Automobiles continua a sua aventura nesta competição para monolugares 100% elétricos, e que constitui um vetor de aceleração nas áreas de investigação e desenvolvimento. A informação, experiência e conhecimento adquiridos pela Marca por via da sua presença em circuitos urbanos de todo o mundo, são aplicados pelas equipas que trabalham no desenvolvimento de veículos eletrificados atuais e futuros.
Com a PENSKE AUTOSPORT, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, a DS Automobiles pretende ganhar novos títulos e continuar a assegurar a transferência de tecnologia para as suas novas criações, que serão exclusivamente elétricas a partir de 2024.
Thomas Chevaucher, Diretor da DS Performance:
“É sempre um momento importante a consumação de uma nova parceria e todas as equipas da DS Performance estão ansiosas por arrancar nesta aventura com a PENSKE AUTOSPORT. E, na verdade, inauguramos esta parceria da melhor forma com dois campeões do mundo na nossa equipa! De facto, com Stoffel e Jean-Éric, temos provavelmente uma das mais prestigiadas duplas do campeonato, além de formarem também a dupla de pilotos mais rápidos. Com a experiência da DS Performance em termos do ‘powertrain’ e ‘software’, estamos prontos para prosseguir a nossa busca por mais vitórias e títulos.”
Jay Penske, fundador e proprietário da PENSKE AUTOSPORT:
“Estamos extremamente satisfeitos por nos tornarmos parceiros da DS Automobiles, uma marca automóvel icónica que partilha as nossas ambições na busca da excelência. Este é um passo importante para a nossa equipa, e algo pelo qual ansiamos há anos. Juntos, alargaremos as fronteiras tecnológicas em busca da ‘performance’ e das vitórias em pista. Com o Campeão do Mundo Stoffel e o bicampeão Jean-Éric, estou convencido de que temos uma das duplas mais fortes do campeonato!”
Stoffel Vandoorne, Campeão do Mundo de Fórmula E em título:
“Estou muito feliz com esta ligação à DS PENSKE já a partir da próxima época. É uma grande mudança para mim após quatro anos com a Mercedes, mas estou muito entusiasmado por começar a trabalhar com a equipa. A DS alcançou grandes resultados no passado, com dois títulos de Condutores e dois títulos de Equipas, o que é um enorme palmarés desportivo, o qual espero poder aumentar muito em breve.
Também estou muito satisfeito com a associação com o único duplo campeão da Fórmula E. Julgo que o JEV e eu seremos uma das melhores duplas em pista na temporada 9. Estamos atualmente a desenvolver a preparação do Gen3, o que é uma ótima forma de começar na minha nova equipa: dois grandes desafios para os próximos anos. Uma coisa é certa, estou ansioso por voltar aos circuitos, lutar para defender o meu título de Campeão do Mundo e obter muitas vitórias!”
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019:
“Estou extremamente feliz por continuar a aventura com a DS. A nossa primeira corrida foi em 2015 e penso que a nossa associação marcou a história da Fórmula E. Com a DS e os brilhantes engenheiros que me acompanham há vários anos, juntos alcançámos 28 pódios, 10 vitórias e, claro, conquistámos dois títulos de Condutores e dois títulos de Equipas. Durante todas estas épocas construí uma verdadeira relação de confiança com a equipa, tanto a nível humano como desportivo.
Estou também muito feliz com a parceria com a PENSKE, que é um nome mítico no mundo dos desportos motorizados, bem como com a vinda do Stoffel, juntos formaremos uma dupla muito sólida. Hoje, abre-se um novo capítulo e vamos dar tudo para que a DS PENSKE brilhe ao mais alto nível. O Gen3 oferece-nos novas oportunidades para continuarmos a apresentar o nosso elevado nível de desempenho, e estou mais motivado do que nunca para conquistar novos títulos!”
Béatrice Foucher, CEO da DS Automobiles :
“Com corridas a decorrer em megacidades de todo o mundo e uma certificação ‘carbono neutro’, a Fórmula E é uma das competições mais excitantes e avançadas do desporto automóvel. Para esta nova era, estamos muito entusiasmados com a parceria com a PENSKE AUTOSPORT, uma verdadeira referência internacional no desporto automóvel. Estamos também muito orgulhosos de continuar a nossa aventura na Fórmula E com o nosso embaixador DS e o único bicampeão da disciplina, Jean-Éric Vergne, e de dar as boas-vindas ao atual campeão mundial Stoffel Vandoorne.
A nossa experiência na Fórmula E ajuda-nos a implementar a aplicar a tecnologia utilizada em competição nos nossos modelos de estrada, para oferecer o melhor produto aos nossos clientes. A eletrificação está no centro da estratégia da Marca desde a sua criação. E porque o espírito pioneiro está profundamente enraizado no nosso ADN, continuaremos a alargar as fronteiras lançando apenas carros 100% elétricos a partir de 2024.”
Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:
- 89 corridas
- 4 títulos de Campeões
- 15 vitórias
- 44 pódios
- 21 pole-positions