Poder escolher, inovar e traçar o seu próprio rumo. É por beneficiar desta filosofia de funcionamento que a Aiways, marca de soluções de mobilidade pessoal sediada em Xangai, assume que ser uma start-up no contexto da revolução “elétrica” em curso na indústria automóvel oferece uma clara vantagem.
A era dos veículos elétricos (EV) criou oportunidades para a entrada de novos operadores no mercado, proporcionando às start-ups e aos gigantes tecnológicos a possibilidade de se afirmarem em pé de igualdade numa das mais competitivas indústrias à escala global. Não querendo desperdiçar esta oportunidade, a Aiways estabeleceu como ambição, aquando da sua fundação em 2017, conjugar o fabrico chinês com o profundo conhecimento tecnológico internacional, criando os pilares para o desenvolvimento de uma gama de EV capaz de competir no mercado europeu.
Já presente em 16 mercados espalhados pelo mundo, a história da Aiways tem sido marcada pelo sucesso. O seu produto de estreia, o SUV U5, foi lançado em 2019 e, um ano depois, tornou-se o primeiro EV chinês a ser exportado para o mercado europeu.
O vice-presidente da marca para para as operações internacionais, Alexander Klose, sublinha que “os fabricantes tradicionais têm restrições e expectativas que os condicionam, ao passo que as novas empresas têm a vantagem de poderem ser aquilo que quiserem. Por sermos uma start-up, pudemos identificar e escolher os melhores especialistas para nos auxiliarem em cada etapa do nosso percurso. A colaboração com parceiros globais permitiu-nos desenvolver um conjunto de tecnologias proprietárias que pudessem resultar numa vantagem sobre a concorrência, não obstante a nossa juventude no mercado”.
De uma folha em branco para um desenho bem-sucedido
A Aiways optou por desenvolver a sua própria plataforma 100% elétrica, ao invés de recorrer a uma adaptação de um veículo ICE (Internal Combustion Engine, motor de combustão interna). Segundo o responsável pela área de tecnologia da marca, Zhang Jie, “o desafio foi criar uma plataforma leve, para garantir as prestações características de um EV e, ao mesmo tempo, a máxima segurança da estrutura”.
“O resultado foi a plataforma MAS (More Adaptable Structure, estrutura mais adaptável), a primeira do mundo a utilizar aço na secção superior e alumínio na inferior. Os principais pontos de união da zona inferior da carroçaria são constituídos por uma peça única em alumínio fundido, reforçando assim a rigidez dessa secção do veículo, enquanto que, noutras partes, a prioridade é a força. Por exemplo, as torres da suspensão têm apenas 2,5 mm no seu ponto mais fino, o que as torna extremamente difíceis formar. Mas uma procura extensiva no sentido de identificar os melhores fabricantes de precisão à escala global depressa conduziu a Aiways a uma solução eficaz”, acrescenta Zhang Jie. E o futuro afigura-se promissor para os novos modelos, uma vez que a plataforma MAS pode ser aplicada a vários tipos de carroçaria e configurações de motorização.
A Aiways foi de tal modo bem-sucedida no cumprimento do objetivo de criar uma plataforma leve, que o SUV U5 acabou por estabelecer um novo recorde, com 52% de alumínio. Em comparação com os veículos ICE, tal permitiu poupar 50 kg na carroçaria em branco (etapa da produção em que a carroçaria é acoplada ao chassis ainda sem quaisquer outros elementos) e, assim, melhorar as prestações enquanto EV.
Paralelamente ao desenvolvimento da plataforma específica da Aiways, a equipa de engenharia da marca trabalhou no respetivo conjunto da bateria “em sanduíche”. As zonas húmidas e secas da bateria são separadas por uma divisória, garantindo-se assim que, mesmo em caso de uma colisão violenta, o líquido de refrigeração não entra no módulo, o que poderia constituir uma fonte de problemas. Para maior proteção, existe um intervalo de segurança de 15 mm entre a camada de refrigerante e o invólucro propriamente dito.
A Aiways afastou-se da tradicional estrutura separada de motor elétrico, caixa de velocidades e controlador, desenvolvendo um conceito de motor elétrico integrado e designado por “três em um”, o que não só melhora o aproveitamento do espaço como também diminui o peso global do veículo. Em relação a grupos propulsores comparáveis, o sistema elétrico “três em um” da Aiways é 15% mais pequeno (ocupando apenas 69 litros), apresenta 10% de maior densidade de potência (mais de 3,5 kW/kg) e gira a uma velocidade cerca de 25% superior (16 000 rpm).
Esta estrutura de plataforma pioneira à escala mundial, a elevada segurança do conjunto da bateria (no topo do mercado neste domínio) e as prestações de grande nível proporcionadas pela motorização “três em um” resultam numa oferta de produto muito apelativa. Juntamente com o estilo marcadamente SUV e os preços competitivos, estas tecnologias reforçam a singularidade dos produtos da Aiways, que conseguiu criar uma marca e um produto a partir do zero para competir na Europa.
Ainda em 2022, a Aiways reforçará a sua gama com a introdução do SUV-Coupé U6. Além de constituir um importante passo para o aumento da notoriedade da marca, a Aiways está convicta de que este modelo será mais um relevante contributo para levar um crescente número de europeus a transitar para a mobilidade elétrica.