E se pudéssemos criar um novo universo e diminuir as fronteiras com o mundo físico? E se o virtual pudesse ser experienciado com emoções reais? Estas são as premissas do metaverso, a tendência digital que poderá ser a sucessora da Internet. A CUPRA já anunciou o lançamento do seu próprio espaço no metaverso, o Metahype, um ambiente virtual colaborativo para a criação e partilha de experiências. Conhecida como a “Madrinha do Metaverso”, Cathy Hackl é uma especialista em estratégia web 3.0 e tecnologias de futuro. Falou com a Diretora Global de Comunicações da CUPRA, Cécilia Taieb sobre estes temas no último episódio de The Impulse, o podcast da Tribo CUPRA.
Dois mundos combinados num só. O metaverso “é sobre experiências virtuais compartilhadas que acontecem tanto no digital como no mundo físico”, explica Cathy. Para tornar isto possível, são necessárias diferentes tecnologias, que já estão a lançar as bases para o desenvolvimento deste espaço que ultrapassa o nosso universo: como smartphones ou computadores, realidade aumentada, realidade virtual, 5G, 6G, blockchain… Para Hackl o compromisso das marcas com o metaverso é crucial para o seu sucesso: “O que a CUPRA fez com o Metahype é um ótimo começo, para envolver a comunidade e permitir o seu desenvolvimento em espaços virtuais.”
Emoções reais. “Hoje em dia, quando se quer conhecer uma marca, vai-se ao seu site ou às suas redes sociais; a próxima etapa será ir ao seu mundo virtual”, prevê Cathy. Esta é a evolução natural de como os consumidores interagem com as marcas. “O metaverso vai mudar a forma como as pessoas se envolvem com as marcas, e se é uma marca que adoram, vão tornar-se ainda mais fãs”, acrescenta. Neste sentido, o importante é transferir a emoção do mundo físico para o virtual: “Somos humanos, queremos estabelecer uma ligação, e temos de compreender que fazê-lo num espaço virtual não faz com que seja menos real.”
Uma Tribo que colabora. No metaverso, “Os dias de comunicação de cima para baixo… acabaram; atualmente, estamos a comunicar como uma parte igual da comunidade”, diz Cathy. Neste sentido, o Metahype é um espaço onde os membros da Tribo CUPRA podem estabelecer ligações com a marca, uns com os outros e podem colaborar para criar e partilhar cultura. Segundo a especialista, isto abre a porta a “novos horizontes de criatividade tanto para as marcas como para os criadores, para cocriar e mostrarem o seu trabalho. É uma forma de “construir o futuro.” E com muita convicção, Cathy despede-se no final do episódio dizendo: “Vejo-vos a todos no metaverso!”
O novo episódio de The Impulse, The metaverse: emotions in a virtual world, já está disponível no Spotify Apple, Podcasts do Google e canais Ivoox.
