São 13 as mulheres reais que aceitaram o desafio lançado por Dove de partilharem com a marca os insultos à sua aparência física (body shaming) que mais impactaram negativamente a sua autoestima. O resultado? 13 testemunhos sinceros (pois todos os comentários são verídicos), nos quais encontramos ofensas à imagem feminina nas mais variadas formas: sejam críticas à forma de vestir, ao excesso de peso ou à magreza, à altura ou ao penteado, às marcas no rosto ou à celulite no rabo.
Insultos como “O teu rabo é enorme”, “Com essa altura, só na secção de crianças”, “Tão fit, mas com estrias” ou “Se fosses mais magra eras mais gira” são alguns dos comentários de body shaming partilhados por estas 13 mulheres, que contam a sua história e dão também a cara na exposição “De Body Shaming a Body Love”.
A exposição pode ser vista na Praça Central do Colombo até ao dia 29 de maio e é interativa. “Significa isto que os visitantes podem deixar comentários positivos às fotografias das 13 mulheres reais, contribuindo assim para transformar o body shaming em body love, ou seja, os insultos em elogios”, começa por explicar Sofia Bargiela, responsável pela marca Dove, em Portugal.
E acrescenta: “Tendemos a criticar o corpo e a imagem dos outros em vez de elogiar, mesmo que sem intenção de magoar, o que acaba por poder ter um impacto negativo na sua autoestima. Quantas vezes pensamos, mas não dizemos, que a pessoa está bonita? É este tipo de comportamento que queremos contrariar, ao promover uma exposição que pretende inspirar quem a visita não só a aceitar e gostar mais do seu corpo, como também a respeitar todos os outros”.
A realização da exposição insere-se no propósito da marca de garantir que todas as mulheres têm uma experiência de beleza positiva, abordando assim uma problemática que coloca em causa a autoestima feminina, como é exemplo o body shaming. De facto, como revela o estudo[1] desenvolvido por Dove, quase dois terços das mulheres portuguesas (64%) já sofreram ou sofrem de insultos ao seu corpo – seja presencialmente ou nas redes sociais.
Os dados do estudo concluíram ainda que 76% das mulheres gostavam de se libertar dos julgamentos feitos ao seu corpo e que 66% afirmam que este tipo de comentários tem um impacto negativo na sua autoestima.
Entre as 13 mulheres reais que participam na exposição, encontramos nomes bem conhecidos, como a cantora e artista Blaya, a atriz Helena Isabel, as modelos plus-size Catarina Corujo e Carmo Sousa Lara, bem como a feminista Catarina Rochinha (voz ativa em temas relacionados com o empoderamento feminino) e a influenciadora Mariana Rocha (que se dedica à vida fitness, mas nem por isso deixa de ser vítima de body shaming).
Helena Isabel diz que ainda hoje é alvo de body shaming. “Se na adolescência diziam que tinha uma cara bonita, mas que era gordinha, como se o peso anulasse a minha beleza, agora oiço muito que já não tenho idade para usar o cabelo tão comprido, por exemplo. Este tipo de comentários depreciativos causam danos irreparáveis na autoestima da mulher, pelo que devemos pensar duas vezes antes de opinar sobre o corpo do outro, pois não conhecemos a sua história nem o que poderá sofrer com estes julgamentos”, realça a atriz.
Também Catarina Rochinha se pronuncia sobre a iniciativa. “A nossa mensagem [minha e de Dove] é simples: vamos consciencializar o mundo de que diferentes corpos existem e devem ser respeitados. Vamos reconhecer que todos os corpos são diferentes, ajudar o outro a sentir-se confortável na sua pele e criar conhecimento de causa de que não é simpático, empático, engraçado ou giro fazer chacota do corpo do outro”, comenta a ativista digital.
A nova campanha de Dove sob o mote “De body shaming a Body Love” é mais uma iniciativa de Dove que reflete o propósito da marca que, em 2004, introduziu o conceito de beleza real no seu ADN e tem como missão desconstruir os estereótipos e redefinir a beleza.
Com o objetivo de promover a autoestima das mulheres também através de gestos diários de autocuidado, esta campanha é acompanhada do lançamento de uma nova gama de hidratação do corpo: Dove Body Love. Os novos produtos são 3 vezes mais hidratantes, devido à sua fórmula superior com sérum restaurador de ceramidas.
[1] Pesquisa conduzida em Portugal pela Memória de Base, empresa especialista em estudos de mercado, em janeiro de 2022, com 316 mulheres (>18 anos), das quais 221 sofreram de body shaming.
