Seguindo a política de responsabilidade social da Klépierre, proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na europa, associou-se ao ColorADD®, um sistema de cores que permite identificar cores através de símbolos gráficos, tornando a experiência das pessoas com daltonismo mais inclusiva, segura e fácil. Depois de o código ter sido implementado no Espaço Guimarães, chegou a vez de o maior centro comercial do Barlavento Algarvio fazer parte desta iniciativa. O código estará por todo o centro comercial, desde parques de estacionamento e variadas áreas de utilização dos clientes e até nas zonas de separação de resíduos para as equipas internas.
Entre 22 e 24 de abril estarão a decorrer por todo o centro comercial várias atividades, como a utilização de óculos de filtro cromático, para que os clientes percebam o impacto real que esta perturbação da percepção das cores tem no dia a dia.
ColorADD®, o sistema de cor que ajuda os daltónicos
O sistema de cores ColorADD® foi criado em Portugal, com o objetivo de tornar a comunicação mais eficiente, responsável e inclusiva. O código permite, a quem tem discromatopsia, mais conhecida por daltonismo, identificar cores, sempre que estas são um fator de identificação, orientação ou escolha. Através de 5 símbolos gráficos que representam as cores primárias – amarelo, magenta e azul – assim como branco e preto. A partir da junção destes símbolos, tal como acontece com a adição de cores, é possível criar novos símbolos gráficos, que representam as restantes cores. É ainda possível fazer referência a cores claras e escuras, se estes símbolos se encontrem dentro de quadrados brancos ou pretos.
O daltonismo é uma doença genética que consiste na dificuldade ou incapacidade de uma pessoa distinguir algumas ou todas as cores. Afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que em Portugal, 500 mil homens e 27 mil mulheres sofram desta incapacidade de identificar cores. A cor é um dos meios mais utilizados para comunicar: estão em sinais de trânsito, em informações nutricionais e até na roupa que vestimos. Segundo alguns dados, 41% das pessoas com daltonismo já teve dificuldade de integração e 90% pede ajuda quando compra peças de vestuário.
O Aqua Portimão convida-o a aprender mais sobre o daltonismo e sobre o sistema inovador que fará parte da comunicação visual do centro.