Por: Gonçalo Santos, Selectra Portugal
A Internet das Coisas ou IoT é uma tecnologia polivalente, com uma ampla gama de campos de aplicação na vida cotidiana tanto de empresas como de particulares, Efetivamente, a tecnologia já faz parte da nossa vida, sendo que é quase impossível poder viver sem os seus benefícios, tanto ao nível social como económico. No artigo de hoje, abordaremos a aplicação da IoT no setor elétrico.
O que é que a IoT oferece ao setor de energia?
A tecnologia da Internet das Coisas permite a recolha de uma grande quantidade de dados, algo que pode ser utilizado, como em muitos outros, no campo da eletricidade. Esta compilação permite-nos obter um maior conhecimento sobre as orientações e ações que devem ser desenvolvidas no âmbito das infraestruturas energéticas.
A recolha de dados e informação e a sua futura conversão em conhecimento, proporciona-nos vários benefícios:
- Falhas e riscos. Por um lado, podemos antecipar possíveis falhas futuras e procurar soluções antes que isso aconteça. Desta forma, reduziremos os riscos e evitaremos as consequências negativas que isso possa ocasionar.
- Tomada de decisões. Por outro lado, permite-nos tomar decisões mais precisas que conduzem a uma maior eficiência energética, sustentabilidade e rentabilidade.
Por sua vez, a Internet das Coisas traz outra série de benefícios, como poupança no custo do uso de energia elétrica, melhorias operacionais no seu negócio, aumento da produtividade e rentabilidade do negócio, previsão e resolução de problemas, ou maior segurança.
Aplicações da IoT no setor elétrico
Agora que já conhece um pouco mais sobre os benefícios desta tecnologia, vamos explicar que tipo de aplicações a IoT tem no setor elétrico.
Contadores elétricos eficientes
Os contadores de energia são dispositivos que medem o consumo da energia elétrica em qualquer propriedade onde exista energia contratada. Ao aplicar a IoT, obtemos contadores inteligentes que nos permitem conhecer o consumo elétrico que está a ocorrer a todo momento em qualquer instalação.
Neste caso, não precisam que os funcionários retirem o consumo registado de forma pessoal, pois a comunicação da leitura é enviada para distribuidora de energia nacional. As leituras são enviadas por dia, hora, minuto ou constantemente. São ainda capazes de notificar imediatamente casos de roubo ou manipulação externa. Além disso, em caso de falta de energia, a distribuidora elétrica, a EDP Distribuição ou mais recentemente denominada de E-redes, está preparada para comunicar e ativar o plano de ação que permite a reposição de energia na sua empresa ou casa.
Sistemas de correção automática
A IoT serve também para aplicar correções automáticas às ineficiências que o sistema energético possa apresentar. Isso ajudará a resolver as adversidades e evitar que o problema aumente e cause cada vez mais efeitos negativos na rede.
Maior estabilidade e confiabilidade da rede
O uso desta tecnologia para conectar, agregar e controlar as cargas industriais e residenciais, permite a regulação de frequência e equilibra a operação da rede. Para que a rede seja controlada e automatizada, devemos ter em mente que esta deve ser observável e mensurável. Se aumentarmos o conhecimento dos ativos e valores, podemos identificar facilmente como amenizar a procura de carga. Desta forma, estaremos menos dependentes de ter que fazer investimentos a longo prazo ou outros tipos de investimentos de capital.
Iluminação e climatização
Para esta aplicação, é necessário conectar a IoT a determinados sensores. A iluminação inteligente é algo que já podemos ver presente em muitos espaços públicos ou empresas privadas. Trata-se de programar a iluminação em determinados horários do dia e da noite, ou ativá-la apenas quando detecta a presença de pessoas.
Esta segunda opção funciona com detectores que operam com sensores infravermelhos que recebem o calor, ou com sensores de radar que captam a alteração das frequências das ondas. Além de permitir personalizar o uso da luz em determinados espaços, isso traz uma economia significativa de energia elétrica que, em uma casa, pode chegar a 80%.
Do lado da climatização, o que é usado são termostatos inteligentes que são regulados automática e remotamente. Esses dispositivos operam por meio de sensores que registam as diferentes características do clima e, com base nisso, ativam ou desativam o uso de ar condicionado ou aquecimento, cujo funcionamento é previamente programado para funcionar de uma determinada maneira e em determinados horários onde o preço da energia é mais em conta.
Ao fazer uso desses sensores em conjunto com a tecnologia IoT, é muito mais fácil reduzir os custos de energia elétrica que essas funções acarretam. Estamos diante de um aliado do controlo do consumo de energia elétrica, sendo que até mesmo a partir de um smartphone com um pacote de internet móvel, é possível fazer este controlo e gestão de consumo de energia.
Impulso da geração de energia renovável
Os produtos, plataformas e soluções de IoT são blocos de construção que desempenham um papel importante na construção de sistemas fundamentais que simplificam a integração, reduzem os custos de desenvolvimento e aceleram o tempo de colocação no mercado de tecnologias novas e inovadoras. Estas tecnologias são essenciais para promover a geração de novas energias renováveis, mais sustentáveis, eficientes e rentáveis.
A IoT é uma das tecnologias que contribuem para a eliminação de restrições que muitas vezes impedem o desenvolvimento de energias renováveis e nos obrigam a depender e consumir combustíveis fósseis que são limitados.