Que Marc ter Stegen é uma referência no campo já é bem sabido; a sua atitude perseverante e as suas defesas salvadoras garantem-no. No entanto, o que muitos não sabem é que o guarda-redes do FC Barcelona é também um exemplo fora de campo. Grande defensor da sustentabilidade, tem aplicado no seu dia-a-dia práticas distintas para contribuir para um mundo mais limpo, como o consumo de produtos locais, a redução do uso de plástico e um compromisso firme com o transporte de emissões zero. De facto, o número 1 do Barça acaba de receber o seu CUPRA Born, o seu primeiro carro 100% elétrico. Para celebrar este marco, Ter Stegen responde em exclusivo a cinco perguntas sobre como ele “eletrifica” a sua vida.
– O que tens estado ligado ultimamente? “Neste momento estou muito interessado em rotinas de alongamento corporal”, explica o guarda-redes. Começou a fazer estas séries de exercícios para recuperar da lesão no joelho que o manteve fora dos relvados durante todo o verão passado e, devido à dificuldade, Ter Stegen aprendeu: “Apercebi-me do que é melhor para mim, aprendi muito sobre o meu corpo e quero continuar a instruir-me”, acrescenta.
-Qual é o teu lugar favorito para recarregar baterias no inverno? “Andorra, porque está bastante próximo”, comenta. “Costumávamos ir muito à Áustria, mas este ano ficámos mais perto, pois é mais fácil viajar com o nosso filho”. Com o CUPRA Born, é muito fácil: a sua autonomia elétrica de até 440 km permite-lhe ir a Andorra e voltar a Barcelona sem problemas.
-E no verão? “Gostamos de Ibiza, pela mesma razão: é uma viagem curta”, diz o embaixador da CUPRA. Embora se quiser ir por terra, “Itália também é uma opção muito agradável”. O guarda-redes alemão e a sua família tentam sempre ficar “nos países mais quentes” no verão. O que poderia ser melhor do que conduzir um automóvel elétrico pelo sul da Europa?
-Quem é o jogador de futebol mais elétrico que já viu? “Sem dúvida alguma, Ousmane Dembelé”, responde sem rodeios. Embora o guarda-redes também tenha outro colega de equipa do Barça em mente: “E o jogador mais poderoso, Ronald Araújo”. A eletrificação e a potência podem ser uma grande combinação e o CUPRA Born é um exemplo disso com os seus 204 CV de potência elétrica.
-Para onde viajarias com os 440 Km de autonomia elétrica do Born? “Gosto muito de andar pela Catalunha”, explica Ter Stegen. E acrescenta: “Além disso, com esta autonomia posso ir a qualquer parte do território”. Mas se tiver que dizer qual será o seu próximo destino, “certamente a Costa Brava”.