Trata-se da corrida mais prestigiada e de maior glamour do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. Era, por isso, aguardada com enorme expectativa por pilotos e fãs a realização deste E-Prix no lendário Circuito do Mónaco, um dos principais palcos do desporto automóvel a nível mundial. Para além dos desafios postos por um evento corrido entre rails de segurança, o circuito de 3,3 quilómetros de extensão do Principado apresentava-se como uma das pistas com maior ondulação da época, com a subida entre Sainte-Dévote e o Casino, seguida da descida para o porto e a secção junto às piscinas.
Os dois DS E-TENSE FE23 brilharam desde o início da Qualificação. Stoffel Vandoorne chegou à fase final dos duelos, obtendo o segundo lugar da grelha de partida. Prova do elevado nível de desempenho do construtor premium francês, foi a quinta vez – em oito corridas – que um monolugar equipado com o grupo motopropulsor elétrico da DS Automobiles se colocou na primeira linha de uma grelha de partida, um resultado superior a qualquer um dos seus adversários. Também Jean-Éric Vergne esteve bem na Qualificação, vindo a ocupar o 5º lugar à partida do mais lendário de todos os circuitos urbanos.
Depois de um bom início de corrida, Vandoorne assumiu a liderança pouco antes da entrada em pista do Safety Car, na sequência de um acidente na zona das piscinas, de um adversário. Apesar de ter perdido duas posições com a ativação dos seus dois Modos de Ataque, o piloto belga manteve-se constantemente na luta pela vitória, levando o seu companheiro de equipa no seu encalço. Sendo ambos Campeões da disciplina, Vandoorne e Vergne implementaram um jogo de equipa perfeito, até que o Safety Car entrou, de novo, em pista, situações que levaram a um prolongamento da duração da corrida em mais duas voltas.
Retomada a Corrida, ainda com cinco voltas por cumprir, Vandoorne confirmou o seu bom andamento, levando-o a assegurar a que foi a sua primeira subida a um pódio sob as cores da DS Automobiles. Por seu turno, Vergne – piloto recordista de pontos na Fórmula E – garantiu o quarto lugar final, somando, com isso, importantes pontos para os campeonatos, no que foi um excelente resultado de conjunto para o construtor francês.
Cumprida a oitava das 16 corridas da presente temporada da Fórmula E, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne ocupam a sétima e nona posições no Campeonato do Mundo de Pilotos, enquanto a DS Automobiles e o seu parceiro PENSKE AUTOSPORT são quintos no ranking de Equipas, muito perto dos lugares do pódio.
Das ruas do Mónaco, o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E irá rumar a um clássico do calendário, com as equipas a reencontrarem-se no aeroporto de Berlin Tempelhof. Na sua décima presença na Alemanha, a Fórmula E irá correr numa pista totalmente nova, um novo desafio para esta dupla jornada, agendada para os dias 11 e 12 de maio.
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“O Mónaco revelou-se um evento muito positivo. Os nossos DS E-TENSE FE23 registaram um desempenho muito bom ao longo do dia e os nossos pilotos proporcionaram um grande espetáculo. Fizemos uma excelente Qualificação, com mais uma segunda posição na grelha e também um quinto tempo, resultados que nos permitiram arrancar na frente, numa pista onde as ultrapassagens são sempre difíceis e onde há sempre o risco de contacto. Os nossos pilotos estiveram muito bem como sempre. Somámos muitos pontos, o que nos permitiu subir na classificação. O trabalho árduo está a dar frutos e tudo o que a equipa produziu conduziu a bons resultados. O pódio do Stoffel é a forma perfeita de celebrar a magnífica decoração ‘Grand Gala’ que usámos no Mónaco. Agora iremos concentrar a nossa atenção no E-Prix de Berlim.”
Stoffel Vandoorne, Campeão do Mundo de Fórmula E em 2022
“É fantástico conseguir o meu primeiro pódio com a DS Automobiles no Mónaco. Há muito tempo que não o conseguia e estou muito satisfeito, em especial com esta decoração especial, desenvolvida para um evento também ele sempre único. Além disso, como vivo no Mónaco, é um pouco como um pódio em casa. Tivemos um bom dia, sem fazer verdadeiros erros, com uma boa sessão de Qualificação e depois uma Corrida muito sólida. Conseguimos gerir bem o início da corrida, que cheguei mesmo a liderar, a determinada altura. Infelizmente, perdi essa liderança quando ativei o meu segundo Modo de Ataque, sendo ultrapassado pelos dois Jaguar. A partir desse momento, os seus pilotos fizeram um jogo de equipa na ativação dos seus Modos de Ataque sem perderem lugares. Apesar de estar contente por este pódio, sinto-me, ao mesmo tempo, um pouco frustrado porque tenho a sensação de que hoje poderíamos ter ganho.”
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019
“Foi um fim de semana muito bom para a equipa, em que somámos um bom conjunto de pontos. Também estou muito feliz pelo Stoffel, que está de volta aos pódios. Há muito tempo que não o conseguia e sei que é uma sensação fantástica. Estamos, claramente, numa boa dinâmica, o que prova que temos trabalhado muito bem nos últimos tempos. Vamos manter os nossos esforços e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para continuar a somar pontos importantes nas próximas corridas.”
Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:
- 113 corridas
- 4 títulos de Campeões
- 16 vitórias
- 49 pódios
- 23 pole-positions