Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comentou: “Estamos entusiasmados por termos alcançado um recorde de receitas e um impressionante crescimento de 54% da rentabilidade. Continuamos a ser pioneiros no setor das viagens com o nosso modelo de subscrição, que ultrapassou os 5.4 milhões de membros e é quem mais contribui para as nossas receitas e lucros. À luz do nosso crescimento contínuo e da reconfirmação da nossa orientação autoimposta para o AF25, estamos encantados por anunciar um plano de recompra de 5.5 milhões de ações, num montante máximo de até €50 milhões.
A cada novo trimestre, o sucesso da mudança do nosso modelo de negócios torna-se cada vez mais evidente. No momento em que comemoramos, este ano, os 25 anos da nossa marca emblemática eDreams, celebramos a nossa transição estratégica de uma agência de viagens online líder para uma empresa global de subscrição em rápido crescimento, com vastas oportunidades pela frente. Sendo que a maioria dos lucros e das receitas provém agora dos subscritores, é evidente que evoluímos mais além dos limites de uma empresa de viagens tradicional.
Enquanto empresa de subscrições, o nosso sucesso operacional e estratégico é medido de forma mais precisa pela nossa capacidade de expandirmos a nossa base de assinantes, de aumentarmos a rentabilidade e de reforçarmos as receitas por subscritor – estes foram os indicadores fulcrais em destaque na orientação a 3.5 anos que comunicámos em 2021. Uma vez que 64% do nosso percurso já está concluído, temos o prazer de anunciar que estamos no bom caminho para atingir os nossos objetivos autoimpostos, o que comprova o sucesso contínuo do nosso modelo de subscrição e da nossa abordagem estratégica.”
A eDreams ODIGEO (doravante designada ‘eDO’, ‘a Empresa’ ou ‘o Grupo’), a principal empresa de subscrição de viagens do mundo e uma das maiores empresas e-commerce da Europa, divulgou hoje os seus resultados relativos aos nove meses do exercício fiscal de 2024, terminado a 31 de dezembro de 2023.
Pela primeira vez na história da empresa, as receitas ultrapassaram a marca dos €500 milhões em nove meses, alcançando €507.3 milhões, o que reflete um crescimento de 10% em relação aos €459.7 milhões do ano passado. Este feito notável em termos de resultados coincidiu com ganhos substanciais de rentabilidade, dando continuidade à tendência já observada nos trimestres anteriores. O EBITDA Cash aumentou 54% para €88.6 milhões, em comparação com €57.4 milhões no ano anterior, notavelmente devido ao sucesso contínuo da plataforma de subscrição eDO.
Este modelo tornou-se o principal impulsionador do lucro marginal2 (78%) e das receitas (62%) do Grupo, refletindo ainda mais o facto de este já não ser uma empresa de viagens tradicional, mas sim uma empresa de subscrição.
A expansão sustentada da base de membros, que registou um crescimento de 38% para 5.4 milhões no período, manteve-se mesmo durante o trimestre sazonal mais baixo. As adesões líquidas trimestrais de membros estão alinhadas com a taxa de execução implícita para atingir o objetivo autoimposto de 7.25 milhões de membros até ao AF25.
Para além disso, a crescente maturidade e as renovações dos membros existentes continuaram a ter um impacto positivo nas margens, que atingiram um máximo histórico no período, com o Lucro Marginal Cash a ultrapassar €158.9 milhões nos nove meses.
Embora o resultado líquido ajustado apresente uma melhoria de €25.6 milhões em relação ao ano anterior, o notável crescimento das receitas requer um período mais longo para se traduzir plenamente em resultados líquidos. Este facto deve-se aos investimentos orientados para o crescimento futuro; mais especificamente, a decisão de investir na expansão da base de membros Prime significa que a rentabilidade dos membros Prime no seu primeiro ano é adiada para o segundo ano e seguintes, uma vez que os subscritores no primeiro ano não geram tantos lucros imediatos como os membros mais maduros. Para além disso, a empresa tem vindo a reforçar ativamente a sua força de trabalho tecnológica para expandir ainda mais a sua plataforma de subscrição. Estas despesas adicionais com colaboradores demoram algum tempo a contribuir efetivamente para as melhorias do produto e da plataforma e, consequentemente, a gerar lucros adicionais.
Os resultados permitem que a empresa confirme uma vez mais os seus objetivos autoimpostos para 2025: ultrapassar os 7.25 milhões de membros Prime, alcançar cerca de 80€ de ARPU (Receita Média por Utilizador) e um EBITDA Cash superior a €180 milhões.
(em milhões de euros) | 3.ºT AF24 | Var. AF24 vs. AF23 | 3.ºT AF23 | 9M AF24 | Var. AF24 vs. AF23 | 9M AF23 |
Margem de Receitas Cash | 152.9 | 7% | 143.2 | 507.3 | 10% | 459.7 |
Lucro Marginal Cash | 50.0 | 22% | 41.1 | 158.9 | 38% | 115.5 |
EBITDA Cash | 25.1 | 9% | 23.0 | 88.6 | 54% | 57.4 |
Resultado líquido ajustado | 1.8 | N.A. | (6.8) | (0.2) | N.A. | (25.8) |
(em milhares) | ||||||
Membros Prime | 5.411 | 38% | 3.935 | 5.411 | 38% | 3.935 |
ATUALIZAÇÕES SOBRE A ESTRATÉGIA E PERSPETIVAS
À luz da sua execução estratégica em curso, a empresa é capaz de prever com confiança que atingirá entre 5.75 e 5.9 milhões de membros Prime e um intervalo de EBITDA Cash entre €120-122 milhões até ao final do atual exercício fiscal, que termina em 31 de março de 2024.
Em termos prospetivos, a empresa está no bom caminho para atingir os seus objetivos autoimpostos de mais de 7.25 milhões de membros Prime, 180 milhões de euros de EBITDA Cash e uma ARPU de 80 euros até março de 2025.
Por último, o Conselho de Administração aprovou um plano de recompra de 5.5 milhões de ações num montante máximo de €50 milhões.
Para aceder ao relatório completo dos resultados trimestrais, visite a página Relações com Investidores no website da eDreams ODIGEO.