A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que dá conta da distinção da oferta do calçado português no mercado internacional. Centradas na durabilidade e qualidade das peças fabricadas, as empresas da Fileira da Moda investem em inovação e seleção de matérias-primas sustentáveis como forma de reforçarem o seu compromisso para com o meio ambiente, valor representado na campanha “MADE IN PORTUGAL naturally”, desenvolvida pela AICEP. Todos os suportes da campanha estão disponíveis no website da AICEP: https://portugalnaturally.portugalglobal.pt/pt/campanhas/moda-sustentavel/media/
8000 Kicks, Ambitious, Arcopedico, JJ Heitor Shoes, Felmini e NAE Vegan Shoes – são apenas alguns dos exemplos de empresas portuguesas que distinguem a oferta “MADE IN PORTUGAL. Estas e outras empresas podem ser consultadas no diretório disponível em: https://portugalnaturally.portugalglobal.pt/pt/
Centradas na durabilidade e qualidade das peças fabricadas, as empresas de calçado investem em inovação e seleção de matérias-primas sustentáveis como forma de reforçarem o seu compromisso para com o meio ambiente.
O setor do calçado destaca-se pelo seu dinamismo e pela valorização da sua herança histórica, contudo, tem-se vindo a transformar numa indústria moderna e voltada para o futuro. Tem desenvolvido uma estratégia de constante promoção internacional e apostado na construção de uma imagem coletiva, reconhecida a nível mundial como símbolo de qualidade, design e inovação.
São vários os exemplos de empresas de calçado 100% “MADE IN PORTUGAL”.
A 8000 Kicks dedica-se ao fabrico de calçado feito da fibra da planta de canábis e lançou os primeiros sapatos de cânhamo impermeáveis do mundo. O cânhamo destaca-se por ser a fibra natural mais resistente face a outras opções. Além disso, consome cinco vezes menos água comparativamente ao algodão, não requer uso de pesticidas, é um antibacteriano e um isolante natural, tal como a cortiça, sendo ideal para o fabrico de calçado.
A Ambitious é uma marca que assenta nos valores de qualidade e tradição, combinados com inovação nos processos e técnicas industriais. Destaca-se pela sua produção ética e pela utilização de matérias-primas locais. Atualmente, tem como objetivo que 50% da sua coleção seja sustentável até 2025. Para o efeito, aposta em materiais reciclados materiais reciclados, procurando que todo o processo de fabrico seja sustentável, através da utilização de métodos de poupança de água e energia, e do packaging consciente do produto final.
Com mais de 50 anos de história, a Arcopedico conserva um legado que passa de geração em geração. O respeito pelo meio-ambiente e pela natureza, com todos os seus recursos, formas e texturas, são a força motriz da marca. Tem, em parceria com a Texlimca, perita em circularidade têxtil, uma iniciativa de recolha de calçado: por cada par usado entregue (de qualquer marca), o cliente obtém desconto imediato de 10% na compra de um novo par.
Em 2022 foram recolhidos 2.705 pares de sapatos.
Fundada em 1963 por Joaquim José Heitor, a JJ Heitor Shoes destina a quase totalidade da sua produção à exportação. Sempre que possível, a marca recorre a fornecedores locais, minimizando ao máximo a pegada de carbono associada ao transporte de matérias-primas, necessárias para a produção de um calçado sustentável. O calçado destaca-se pela sua elevada qualidade e durabilidade, sendo acompanhado de instruções de manutenção com o objetivo de prolongar a vida útil da peça.
A Felmini está presente em 35 países, e conta com mais de 2.000 pontos de venda em todo o mundo. A marca opta pela utilização de couro curtido com taninos naturais, eliminando a utilização de metais pesados. Aposta também na utilização de colas de base aquosa, solas pré-fabricadas de casca de arroz (produzidas localmente) e forros com uma composição de 50% algodão orgânico e 50% poliéster reciclado.
A NOKOMENTS nasceu em Santa Maria da Feira, um dos mais conceituados clusters de produção de calçado de Portugal. A marca assenta a sua atuação numa filosofia de produtos vegan e amigos do ambiente, em consonância com as crescentes preocupações globais com a sustentabilidade. A atitude contagiante das novas gerações em defesa de um mundo mais sustentável e a consciência pela defesa da ecologia deram o mote à empresa para o lançamento deste novo conceito de calçado.
Propor uma alternativa amiga dos animais e ecológica contra a exploração humana é a missão da nae Vegan Shoes. O nome da marca é inspirado no acrónimo “NAE”, que significa “No Animal Exploitation” (“Sem Exploração Animal”, em língua portuguesa). Os sapatos e acessórios da marca são produzidos em Portugal em fábricas certificadas e éticas.
Estas e outras empresas podem ser consultadas no diretório disponível em: portugalglobal.pt/portugalnaturally