A edição de 2024 do SelfCare Market & Summit realiza-se no fim de semana de 16 e 17 de março na Cordoaria Nacional, em Lisboa, e reúne 6 embaixadores, cada um a representar um pilar do autocuidado. O objetivo é reunir todas as áreas do bem-estar e autocuidado, dando o devido destaque a cada uma delas. O pilar da Saúde é representado por Pedro Barreira e João Vasco Barreira (Twin Docs), o pilar da Aparência por Joana Nobre, o pilar do fitness por Madjer, o pilar da Nutrição por Maria Gama (Põe-te na Linha), o pilar do Sono por Teresa Rebelo Pinto e o pilar do Mindfulness por Helena Paixão (Clínica Helena Paixão).
Cada um destes pilares está ainda refletido em toda a dinâmica do evento: na Vertente SUMMIT, através das temáticas abordadas nas Talks, Masterclasses e Workshops e dos seus oradores de referência; e na Vertente MARKET, através das marcas, serviços, produtos e ferramentas disponibilizados no espaço para a adoção das práticas diárias do autocuidado.
Paula Iglésias, mentora do Selfcare MARKET & SUMMIT, explica que “a motivação subjacente à escolha de cada um dos seis Embaixadores foi o facto de todos serem profissionais de referência nas suas áreas, a nível nacional e internacional, – podendo, desta forma, transmitir o seu conhecimento e experiência a todos os visitantes do evento, cada um nos seus respetivos pilares do autocuidado”.
Os Twin Docs, Pedro Barreira e João Vasco Barreira, ambos médicos especialistas e responsáveis pelo pilar da Saúde (#cuida-te), aconselham a todos que se cuidem e afirmam que “é fundamental lermos os sinais do nosso corpo: sabermos quando precisamos de pedir ajuda e quando o nosso corpo precisa dela.”
Por outro lado, Joana Nobre, Fundadora e CEO da Crème de la Crème e responsável pelo pilar da Aparência (#ama-te), que desenvolveu uma fragrância especialmente pensada para este evento com base na alegria e na criação de memórias, pede a todos que se amem a si mesmos: “sem amor próprio não temos vontade de cuidar de nós”.
Já Maria Gama, Nutricionista e Fundadora do Põe-te na Linha e responsável pelo pilar Nutrição (#nutre-te), afirma que “todos temos que nos alimentar, mas é fácil deixarmos de ter cuidado com a nossa alimentação. Devemos dar à alimentação a devida importância e não deixar para trás esse cuidado”, apelando ainda a que “todos se nutram”.
Madjer, Campeão do Mundo de Futebol de Praia e responsável pelo pilar Atividade Física (#mexe-te), realça a importância de “combater o sedentarismo”. Os números atuais de sedentarismo são assustadores e nós, enquanto embaixadores, estamos aqui para fazer o nosso papel de transmitir a mensagem de que temos que nos mexer – e isso deve acontecer em prevenção, não quando já temos um problema enraizado”.
Com o papel de revigorar os participantes do evento, Teresa Rebelo Pinto, Psicóloga especializada em Sono e responsável pelo pilar Sono (#revigora-te), afirma que “o sono não deveria ser um luxo. Este estava a ser tratado como um tema apenas do foro médico, mas não era prestada atenção ao sono só por si – por exemplo os fatores que nos fazem ter uma boa ou má relação com o sono. Agora, isso já começa a mudar e esta discussão também é importante nesse sentido”.
Helena Paixão, Psicóloga Clínica especialista em Ansiedade e Autoestima e responsável pelo pilar Mindfulness (#respeita-te), pretende que todos se aprendam a respeitar, afirmando que “o auto-respeito é sinal de amor próprio. Podemos aprender a sermos os nossos próprios melhores amigos e isso irá traduzir-se num auto-respeito pelas nossas necessidades”.
Selfcare MARKET & SUMMIT
A 2ª edição do SelfCare MARKET & SUMMIT vai decorrer no fim de semana de 16 e 17 de março de 2024 e terá lugar na Cordoaria Nacional, em Lisboa.
Esta 2ª edição conta com marcas como Bioderma, Insparya, Aveeno, Filorga, Vichy, SVR, Colagénius, Avène, NUXE, Klorane, LETI Balm, Neutrogena, ISDIN, Institut Esthederm, Depuralina, Drenaslim, Mustela, Heliocare, Ducray, Aquilea, LETI AT4, René Furterer, amenopausa.pt, Isdinceutics, A-Derma, Etat Pur, Noreva, Fisiocrem, Nutreov, Endocare, Lazartigue, Água Monchique, Oeiras Padel Academy, Shaub & Fischer, Eludril, LETI Fem, Roger & Gallet, Por Ela, Miyoko, Piz Buin, Vitacélsia, LETI SR, Procare, Pharma Nord, Estrofito, Baciginal, Föld, Cistiless, Lift by Mariana Cerdeira, Iraltone, Cistitone BD, Raisi, Clínica Helena Paixão, Põe-te na Linha, Clínica Teresa Rebelo Pinto, Associação Atípicas, Páginas com Graça, que estarão presentes para dar a conhecer e experimentar os produtos, bem como proporcionar ofertas e condições especiais a todos os visitantes.
Na vertente MARKET, os passageiros que embarcarem nesta viagem terão a possibilidade de contactar e experimentar as suas marcas e produtos preferidos, bem como adquiri-los em condições especiais. Mas não só, também clínicas e prestadores de serviços de áreas como a dermocosmética, nutrição, suplementos, fitness, estética e fragrâncias, estarão presentes e vão disponibilizar gratuitamente avaliações faciais e capilares, rastreios, nutricionistas, dermo conselheiras e beauty advisors. Uma panóplia de experiências onde se poderá sentir a sensorialidade dos produtos, a excelência dos serviços e ainda adquirir os mesmos com condições muito especiais.
Na vertente de SUMMIT, nos três palcos, os passageiros desta viagem terão a possibilidade de assistir a várias Talks, Masterclasses e Workshops. Este ano o evento conta, entre oradores e moderadores, com Catarina Furtado, Madjer, Bruno Cabrerizo, Liliana Campos, Dr. Rodrigo Ayoub, Carmo Sousa Lara, Alexandre Monteiro, Dr. Cláudio Rebelo, Drª. Joana Nobre, Dr. Gustavo Jesus, Dr. Carlos Portinha, Drª. Marta Chambel, João Tordo, Drª Teresa Rebelo Pinto, Ticas Graciosa e muitos outros, tais como dermatologistas, nutricionistas, ginecologistas, oncologistas, psicólogos, desportistas, campeões, coaches e sobreviventes oncológicos. Os 6 pilares do autocuidado estão refletidos no programa de 2024 e, de uma forma “descomplicada”, vão ser abordadas temáticas tão distintas como nutrição, longevidade saudável e slow aging, menopausa, saúde mental, saúde capilar, infertilidade, HPV e cancro, exercício físico, sono, mindfulness, imagem pessoal, jardinagem, entre muitas outras.
Idealizado no âmbito do projeto digital “Dicas da Farmacêutica”, o evento é resultado da visão de Paula Iglésias, que percebeu a necessidade de criar um espaço presencial para que os visitantes pudessem interagir diretamente com marcas, produtos e serviços na área do autocuidado.
A aquisição do bilhete para os dois dias (12€) está disponível no site https://selfcaremarket.pt/.