A Opel celebra, em 2024, 125 anos de produção de automóveis. Este sucesso de décadas foi possível graças às pessoas que trabalharam para a marca e com ela se identificam. São elas, por isso, o foco do “Opel Post”, juntamente com as gamas de modelos e as notícias sobre a empresa. Completando 75 anos de existência, o “Opel Post” é um dos magazines internos para funcionários com maior tradição na indústria alemã. Fundado em 1949, a revista “Opel Post” tem refletido o espírito dos tempos desde então, num processo em constante evolução, em termos de linguagem e de conteúdo, bem como na sua aparência.
“Os 75 anos do ‘Opel Post’ representam 75 anos de histórias e artigos sobre as pessoas, os automóveis e os projetos que fazem da marca aquilo que ela é. O ‘Opel Post’ proporciona um olhar sobre o que se passa na Opel: autêntico, informativo e muito próximo das pessoas, incluindo uma perspetiva detalhada dos bastidores”, afirmou Harald Hamprecht, Vice-Presidente de Comunicação da Opel.
“Poucas empresas se podem gabar de ter, há tanto tempo, uma revista que mantém os seus empregados tão atualizados com as notícias sobre a sua própria empresa”, acrescentou Mark Bennett, Chefe de Redação e também responsável pelo Gabinete de Imprensa da Opel, integrado no Departamento de Comunicação.
Inicialmente publicada como revista, a mudança para um formato de jornal de maiores dimensões teve lugar em 1981. Em 1993, o ‘Opel Post’ passou a ser publicado a cores, para em 2005 regressar ao formato de revista. A partir de 2013 deixou de ser uma edição impressa tradicional, tornando-se num magazine online moderno e sempre atualizado, acessível em qualquer parte do mundo através da Internet.
“Subscrever a ‘newsletter’ gratuita é a melhor forma de se manter atualizado e não perder nada”, recomenda Bennett.
No início: do “Opel Geist” ao “Opel Post”
Já antes do “Opel Post” existia um jornal interno, o “Opel Geist” (“Espírito Opel”), que surgiu pela primeira vez em 1930, a que se seguiu o “Opel Kamerad” (“Camarada Opel”) – que era pouco mais do que um instrumento de propaganda – entre 1936 e 1944. O “Opel Post”, tal como é conhecido atualmente, nasceu em 1949, publicação com que surgiu uma nova mentalidade, mais adequada à nova Alemanha democrática e ao realinhamento da Opel. A cooperação entre a administração e os trabalhadores era o principal tema dos artigos.
O novo jornal “pode e vai fazer muito para promover esta cooperação e o espírito de confiança mútua que ela exige”, anunciava Edward Zdunek, então Presidente do Conselho de Administração, no seu primeiro número.
A democracia e a codeterminação eram as principais prioridades. Este facto já era evidente na segunda edição, que incluía um concurso em que se pedia aos trabalhadores que sugerissem títulos para a nova publicação. Isto porque o título “Opel Post” era suposto ser apenas temporário, incumbindo-se aos trabalhadores encontrar o título final. Um júri haveria de eleger “Unterm Opel-Turm” (“Sob a Torre Opel”) como vencedor, mas também se mantinha claro, a partir da maioria das sugestões apresentadas, que os funcionários queriam manter o nome “Opel Post”, título que a revista interna mantém ainda hoje.
Feedback bem-vindo: mudança de formato e conteúdos ao longo do tempo
“É difícil agradar a toda a gente”, afirmou Karl Heinz Mai, o primeiro Chefe de Redação do “Opel Post”. Mas a abertura e a capacidade de aceitar críticas estavam entre os pontos fortes da nova publicação. Por exemplo, a invulgar inclusão do relatório anual no “Opel Post”, em 1954, foi tema de conversa na linha de montagem, bem como nos gabinetes. Além disso, de acordo com Mai, o “Opel Post” tinha evoluído rapidamente “passando de um modesto boletim informativo para uma revista abrangente, muito respeitada pelo público e frequentemente citada na imprensa e em jornais especializados”.
Para se manter próxima dos colaboradores, a equipa editorial não só se concentrou em histórias sobre as pessoas e os seus projetos, como também pedia frequentemente a opinião dos leitores. Estas sondagens confirmaram, repetidamente, que cerca de dois terços de todos os trabalhadores estavam totalmente satisfeitos com o jornal da empresa; os restantes apenas expressaram críticas de pormenor, que a equipa editorial aceitou. de bom grado, como sugestões.
Isto abrangeu reações à mudança de imagem do jornal dos trabalhadores ao longo das décadas. Em 1949, o “Opel Post” começou a ser publicado em formato de revista, com capas de formato integral, nas quais, para além do título, foram gradualmente introduzidas outras inscrições. O amarelo específico da Opel foi sendo cada vez menos utilizado ao longo dos anos. A partir de 1981, o “Opel Post” apareceria em formato de jornal.
Tudo ficou mais colorido em 1993 com a introdução de fotografias a cores. Seguiram-se várias remodelações, ao nível do cabeçalho do “Opel Post”, do emblema “Blitz”, do número de colunas e do tipo de letra, continuamente atualizados. Em 2005, regressou o formato de revista.
Moderno, atualizado e sempre disponível: o “Opel Post” em formato de magazine online
A grande mudança que se seguiu ocorreu em 2013. O “Opel Post” enfrentou os desafios e as exigências da era digital e tornou-se num magazine online, com contínuas atualizações. Desde então designado como “Opel Post online”, está disponível na Internet em duas línguas (alemão e inglês), 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todo o mundo.
Em 2021, o web design foi novamente modificado para tornar a variedade de textos, fotografias e vídeos ainda mais fácil de utilizar, tanto em smartphones e tablets, como em ecrãs de grandes dimensões. Os principais temas continuam a ser factos interessantes sobre a empresa, bem como perfis de funcionários, concessionários, tuners (especialistas em modificação e transformação de veículos) e fãs da Opel, com os seus automóveis de sonho. Os utilizadores podem também escolher entre uma variedade de downloads como oferta adicional à leitura, dos esboços de design, a desenhos para pintar para crianças, até motivos de ambiente de trabalho para ecrãs de computadores.
É com todas estas opções que o “Opel Post”, neste seu 75º aniversário, se mantém próximo dos seus leitores e sempre atualizado.