A Casa do Impacto (CI) sai das suas portas para promover vários encontros, conferências e workshops que visam conduzir incubadoras e empreendedores locais e internacionais para aprofundar os mais relevantes temas do Impacto, nomeadamente social e ambiental. A caravana CI ruma a Aveiro, Covilhã, Cascais, Viseu, Évora, Loulé, Coimbra, Braga, Porto e Funchal e, a nível internacional, Luanda foi a localização escolhida para, este ano, inspirar a resolução dos problemas prementes do Planeta.
O Hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) pretende continuar a alargar os horizontes de atuação da Casa do Impacto (CI), não só abrindo as suas portas, como também através de uma ação móvel pelo país e em localizações internacionais. Nesta edição, o périplo de promoção de iniciativas de impacto terá a primeira paragem num território internacional, em Luanda, Angola.
Agendada para a semana de 4 a 8 de março e através de um parceria com a London School of Economics (LSE), a primeira sessão deste roadshow de impacto, a CI vai capacitar colaboradores da Africell, empresa de telecomunicações com expressão na África Ocidental e com atividade em Angola desde 2022. Para além da promoção de temáticas como liderança, inovação, design thinking e empreendedorismo junto de potenciais inovadores do universo da empresa, a LSE e a CI juntam esforços para, durante uma semana, conhecerem projetos e incubadoras de empreendedorismo de impacto, promoverem reuniões de trabalho com entidades governamentais locais e criarem as pontes necessárias para fomentar a intercâmbio de conhecimento e oportunidades entre o mercado angolano, português e britânico.
“É com enorme estímulo e expetativa que vejo a Casa do Impacto entrar numa nova fase, alargando a sua área de atuação de Lisboa ao resto país e além-fronteiras. Cumprindo aquilo que é a sua missão enquanto hub de empreendedorismo social da Santa Casa ao longo estes cinco anos que já leva da existência, a Casa do Impacto mobiliza-nos agora para um roadshow que, numa parceria com a London School of Economics, que tanto nos orgulha, chegará a várias cidades nacionais e a Luanda, procurando capacitar e estimular empresas e pessoas na procura de modelos que possam ir ao encontro dos grandes desafios que o mundo enfrenta. Acredito, tal como os empreendedores da Casa do Impacto, que só com inovação, incubação e partilha de conhecimento em rede é possível alcançarmos respostas sustentáveis e eficazes.” – refere Ana Jorge, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Inês Sequeira, fundadora e diretora da Casa do Impacto, explica que “Portugal e Angola têm uma relação histórica em matéria de cooperação bilateral nos mais diversos domínios e, arrancar com esta jornada em Luanda, é mais um passo para uma forte de cooperação, desta feita, para a criação de um ecossistema impacto e a promoção da diversidade com a assinatura da Casa do Impacto e da London School of Economics, reconhecida como uma das melhores universidades do mundo e o parceiro ideal para entrar num mercado com imenso potencial, como o Angolano. Partilhamos a mesma narrativa de impacto, promovemos a diversidade, inspiramo-nos mutuamente nas nossas atividades e, em conjunto, apoiamos ecossistemas locais e criamos pontes, através de iniciativas como esta, para que os nossos empreendedores e os seus projetos ganhem escala e expandam horizontes, logo, é uma parceria muito alinhada e profícua.”
Após a paragem em Angola, a CI vai promover, ao longo de várias semanas e em diferentes locais do país, sessões abertas ao público, tendo estes encontros como agenda várias temáticas em formato de workshop como a Avaliação de Impacto, Modelos de Negócio de Impacto, Introdução à Economia do Impacto, Comunicar com Impacto. São ainda promovidas neste conjunto de iniciativas a discussão e a apresentação de várias startups ligadas ao Hub da SCML e aos demais parceiros locais que agilizam com a CI esta edição do Roadshow.
Paralelamente serão ainda promovidos os programas e iniciativas do Hub da SCML com candidaturas a decorrer e o fortalecimento da rede com alguns dos principais polos de inovação de impacto do ecossistema nacional e internacional. “De março a abril vamos dar a conhecer alguns dos mais interessantes projetos incubados ou capacitados pela Casa do Impacto, promover conversas, encontros entre os organismos que promovam o empreendedorismo de impacto, os inovadores e os entusiastas por uma sociedade civil mais justa com o planeta e impacto. É nossa missão acelerar os ecossistemas de inovação que sirvam a comunidade e o trabalho em parceria, abrindo ao país e mundo as melhores práticas e metodologias que implementamos no Hub de Lisboa”, conclui Inês Sequeira.
Esta é a quarta edição da iniciativa promovida pelo Hub de impacto da SCML, tendo já passado por mais de 30 localizações nacionais, e 2 internacionais como Reino Unido e Espanha.
Para consultar mais informação sobre as várias iniciativas consulte o website e a newsletter da Casa do Impacto.