Já arrancou oficialmente a 20ª edição da Superbrands em Portugal, e o novo Conselho está pronto para avaliar as marcas de excelência no mercado. Composto por um grupo de profissionais de topo de algumas empresas em Portugal, o Conselho Superbrands é todos os anos integrado por novos membros, que têm a missão de avaliar as marcas eleitas pelos consumidores portugueses, no estudo de mercado realizado anualmente.
Este ano, o Conselho Superbrands é composto por 16 profissionais: Cláudia Reis (BP); Filipa Nascimento (CTT); Filipa Raposo de Almeida (Uber); Filipa Remígio (Chicco); Francisco Pinho (Regina/Imperial); Hélder Pinto (Sanjo); Luís Marques (Sumol + Compal); Marco Andrade (Izidoro); Maria João Pires, Diretora de Marketing e Comunicação da Caetano Auto; Maria João Santos (O Boticário); Marta Oliveira Marcos (Zippy); Mónica Quartin Silva (TAP); Oscar Palomar (AMINT); Vasco Thomaz (Judas); Susana Albuquerque (Clube Criativos de Portugal e Uzina); e Pedro Lobo (Innovagency).
“É com grande satisfação que contamos com o contributo deste grupo de profissionais de excelência e de grande prestígio, naquela que é a 20ª edição da Superbrands em Portugal. São duas décadas de identificação e distinção das Marcas de Excelência mais notáveis em Portugal, e da missão de destacar o melhor que o mundo das Marcas tem para oferecer. Será, com certeza, um ano incrível”, afirma Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands Portugal, destacando os três pilares da 20ª edição: “Passado (tradição), presente (inovação) e futuro (evolução), para parabenizar aquilo que as Marcas conseguiram alcançar até aos dias de hoje”.
As Marcas Superbrands são eleitas através de um estudo independente ao consumidor, realizado pela AMINT, uma consultora de Market Intelligence, que assegura a independência e a idoneidade do estudo.
O estudo independente ao consumidor concretizado pela AMINT é realizado através de entrevistas pessoais a consumidores representativos da população portuguesa, que indicam, em espontâneo, três marcas, por cada uma das seguintes dimensões: marcas únicas; marcas em que mais confia; marcas com as quais se identifica; marcas que satisfazem as suas necessidades e aspirações; marcas mais conhecidas.
No estudo ao consumidor é solicitado que se identifiquem Marcas em termos genéricos, seguido de um 2.º “round” de identificação de marcas exclusivamente portuguesas. É também conduzido um estudo na área de Business-To-Business, junto de um grupo de Profissionais de Procurement, que permite a avaliação das Marcas Corporate.
Após a conclusão do estudo, o Conselho Superbrands classifica uma lista de cerca de 800 marcas, segundo os critérios: domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação. A avaliação do Conselho confere ao projeto a visão de um painel de profissionais do mercado, responsáveis no dia a dia pela condução das suas próprias marcas.
“As notas atribuídas pelo Conselho Superbrands a cada marca têm um peso de 50% na classificação final, sendo os restantes 50% oriundos da avaliação feita pelo consumidor na primeira fase do estudo. Este cálculo final é da responsabilidade da empresa independente que realizou o estudo junto dos consumidores. As Marcas que figuram no top 10%, após os cálculos, são consideradas as Superbrands, sem que implique qualquer candidatura. Trata-se de uma verdadeiramente independente identificação das Marcas de excelência que operam no mercado”, salienta Pedro Diogo Vaz.