Imagine-se a sentar na sanita todos os dias, a saborear uma refeição ali e até mesmo a convidar os seus convidados para se juntarem a si. Parece impensável? No entanto, muitos de nós fazemos algo igualmente anti-higiénico e provavelmente já instintivo: comemos, bebemos, trabalhamos e divertimo-nos nos nossos carros sem pensar duas vezes, apesar de um carro médio ter 17% mais germes do que uma casa de banho doméstica. Pense nisso.
Os riscos de uma higiene deficiente no carro
De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Ciências da Saúde e da Vida da Universidade de Aston, existe um potente cocktail de 700 tipos diferentes de bactérias a viver nos nossos carros. Entre elas incluem-se algumas potencialmente prejudiciais como a E. coli, Salmonella e Staphylococcus, que podem causar doenças que vão desde simples alergias até graves distúrbios gastrointestinais.
“O seu carro é um caldo de cultura para bactérias que se multiplicam rapidamente num ambiente quente e fechado”, adverte Dominic Wyatt, especialista em automóveis da International Drivers Association.
Hábitos comuns que levam a ter veículos sujos
É uma estatística desencorajadora, mas como é que o seu carro se torna num foco de bactérias? Aqui estão alguns dos hábitos mais comuns:
- Comer no carro: As migalhas e partículas de comida podem ser um festim para as bactérias.
- Espirrar ou tossir sem cobrir a boca: Os germes espalham-se rapidamente pelo ar e podem permanecer nas superfícies durante dias.
- Não limpar depois dos animais de estimação: As bactérias e parasitas do pelo dos seus animais de estimação podem encontrar um novo lar nos assentos do carro.
Passos para manter um carro limpo
Wyatt propõe estas dicas práticas:
- Limpeza regular: A manutenção é essencial. Aspire e limpe o interior do seu carro regularmente. Não se esqueça de limpar as pegas, o volante e a alavanca de mudanças, pois são áreas que se tocam frequentemente e podem estar cheias de germes.
- Evitar comer no carro: Limite a festa dos micróbios evitando comer no seu carro. Se for inevitável, seja meticuloso na limpeza depois.
- Usar produtos antibacterianos: Os sprays e toalhitas podem eliminar uma grande quantidade de bactérias em superfícies duras, reduzindo o risco de doenças.
É bastante alarmante saber que os nossos veículos, os nossos confortáveis espaços em movimento, podem estar a albergar microorganismos prejudiciais. Mas ter este conhecimento pode armar-nos contra potenciais riscos para a saúde. Por isso, não hesite em arregaçar as mangas, calçar umas luvas e começar a guerra contra as bactérias.
Porque o carro, não deveria estar mais sujo do que uma casa de banho. Concorda?