A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Turismo de Portugal assinaram, esta quarta-feira, um Protocolo de Cooperação para a “Promoção de Portugal enquanto Destino Turístico Desportivo, no panorama do Desporto Universitário Internacional”. A assinatura decorreu em Aveiro e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e do presidente da FADU, Ricardo Nora.
O projeto, que tem como objetivo principal promover Portugal como destino turístico desportivo, contempla um apoio de 40 mil euros e visa a realização de diversas ações e campanhas da FADU com impacto internacional e a divulgação da marca Portugal junto dos seus parceiros.
Para o presidente da FADU, Ricardo Nora, “esta parceria vai ser muito importante na estratégia internacional da FADU, pois participamos em competições desportivas com estudantes e federações de todo o mundo. Além disso, somos frequentemente organizadores de campeonatos europeus e mundiais do desporto universitário e, com o apoio do Turismo de Portugal, podemos impulsionar o nosso país como destino para realização de estágios e divulgar a marca Portugal junto dos nossos parceiros.”
Durante a cerimónia, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, destacou o crescimento do país enquanto anfitrião de grandes eventos desportivos internacionais, fazendo referência à organização do Campeonato do Mundo de Futebol em 2030. Por seu lado, Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, acrescentou que, com esta parceria, os estudantes-atletas em representação das Seleções Nacionais Universitários serão também eles “embaixadores do turismo português”.
Entre as ações previstas para 2024, a parceria vai beneficiar da organização do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, em Montemor-o-Velho, em agosto, e também da participação dos estudantes-atletas portugueses nas competições internacionais como os Jogos Europeus Universitários, em Debrecen-Miskolc, os Campeonatos Mundiais Universitários de Desportos de Praia, no Rio de Janeiro, e de Futsal, em Shanghai.
A cerimónia incluiu ainda a inauguração do Mural FADU, que celebra o desporto universitário português e toda a sua história, “pautando a sua atuação pela igualdade no desporto, na luta contra a discriminação social e também a desigualdade de género no desporto”, afirma o presidente da FADU, Ricardo Nora. A obra é da autoria dos artistas Constança Bettencourt e João Margarido, conhecidos como C’Marie e EGrito.

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma Federação Desportiva que nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior.
Fundada a 2 de março de 1990, é considerada atualmente como uma das maiores federações desportivas do nosso País e tem como missão incentivar o espírito competitivo, de equipa e fair play induzindo hábitos de vida saudáveis na comunidade académica. É também responsável pela promoção de projetos e organização de atividades no domínio do desporto recreativo e informal.
A nível internacional, destacam-se as mais de 330 medalhas conquistadas em campeonatos mundiais e europeus universitários. E, enquanto organização, já foi galardoada com o prémio de federação mais ativa da Europa, atribuídos pela EUSA, em 5 ocasiões, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018.
Tem atualmente em competição mais de 8.000 praticantes filiados, divididos por 50 modalidades coletivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 500 equipas.
Organiza anualmente 76 Campeonatos Nacionais Universitários e 48 regionais e atribui oficialmente 307 títulos nacionais universitários, culminando com a organização da Gala do Desporto Universitário, para homenagear os melhores do ano.
Saiba mais em www.fadu.pt.