A BYD tem sido um nome pioneiro na indústria das baterias há mais de 29 anos. Em 2008 lança o primeiro automóvel híbrido plug-in do mundo com o nome de BYD F3DM e desde aí tem evoluído a nível das baterias que produz e dos automóveis que constrói.
O BYD ATTO 3 foi o primeiro elétrico chinês que conduzi e quando olhei para o BYD ATTO 3 pensei, “Como é que vais surpreender-me?”.
Mas não demorou muito para me surpreender, foram aqueles segundos iniciais de apenas abrir a porta do condutor e ficar… haaaaaa, então és assim!
O interior é cheio de design, muito futurista e que faz lembrar uma nave daqueles filmes de ficção científica.
Quando me sentei no lugar do condutor, o que me captou logo a atenção, foi o ecrã tátil rotativo de 15,6”, é gigante!
Podemos utilizar o Apple CarPlay ou o Android Auto, para ligar o telemóvel ao sistema de multimédia.
Quando viajarmos sozinhos no BYD ATTO, temos a companhia da BYD, ou seja, basta dizer “Hi BYD!” e pedir para abrir a persiana do tejadilho, ou o tejadilho, fazer uma chamada, mudar o posto da rádio ou até mesmo a temperatura do AC. Tudo isto vai impressionar os nossos amigos, que ficam maravilhados com toda aquela tecnologia do ATTO.
A maior distração e digo distração porque dei por mim a tocar “guitarra” a acompanhar uma música do Spotify enquanto conduzia. Num dos passeios em família íamos três a tocar guitarra!
A sério BYD que grande maluqueira fantástica!! Adorei!
A verdadeira utilidade é mesmo segurar objetos que vão colocados nas portas, mas é difícil de resistir e de não “tocar guitarra”!
Também com um design diferente são as saídas de ar, os puxadores das portas embutidos nas colunas e a manete das mudanças tem um estilo único.
Ainda falando do infotainment, o ATTO tem câmaras 360º e simula uma visão em 3D em que podemos com dedo rodar a imagem do ATTO no ecrã.
Os bancos são muito confortáveis e tem uma posição alta de condução.
O ecrã do condutor tem toda a informação necessária, mas deveria ser um pouco maior. A leitura dos sinais da estrada fica pequena e não se percebe logo à primeira…
Podemos alternar os temas dos ecrãs, mas o que tem mais visibilidade é o com fundo escuro.
Na consola das mudanças temos botões e que jeito que fazem, podemos ligar o ar condicionado, podemos ligar o desembaciador de vidros entre outras funções.
Lá fora o BYD ATTO 3 também é diferente de alguns SUV´s mais “quadradões”. Tem formas mais arredondadas, uma forma muito bonita e que faz com algumas cabeças voltem para trás para ver melhor o que está a passar por elas.
Em termos de performance, o ATTO 3 está equipado com um motor de 150 kW (201cv) e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, tem uma autonomia de 420km (ciclo combinado WLTP). A nossa melhor média foi de 15kwh/100km o que é muito bom.
O compartimento de carga tem 555L, mas se necessitarmos de mais espaço, podemos rebater os bancos traseiros e ficamos com 1338L de capacidade.
É mais do que suficiente para o dia-a-dia.
O seu valor anda a rondar os 44.000€.