A Bolt, operadora global de mobilidade, está a celebrar uma década desde a sua fundação, contando mais de 150 milhões de clientes em mais de 500 cidades em 45 países. Com o aproximar do final de 2023, o Bolt Rewind revela o que os clientes da operadora têm em comum a nível internacional, e partilha também as preferências dos utilizadores em Portugal.
Em 2023, os dias mais populares para pedir um TVDE da Bolt foram as sextas-feiras e os sábados à noite, e a Bolt recolheu mais clientes em aeroportos e estações de comboio – sendo que, no nosso país, o local mais famoso foi o estacionamento P1, ou Kiss & Fly, do Aeroporto Humberto Delgado. O condutor com mais quilometragem na aplicação registou 8430 km percorridos, e a viagem mais longa chegou aos 633 km. Foi também um grande ano a nível mundial para a categoria de animais de estimação da Bolt, com cerca de 5 milhões de viagens efetuadas; Lisboa arrecada a medalha de ouro a nível mundial, com os amigos patudos a terem realizado 565 252 viagens na capital portuguesa.
No que diz respeito à comida, o dia mais popular para encomendas em todo o mundo foi a sexta-feira; no entanto, os portugueses recorreram mais à Bolt Food para os fins de tarde de domingo. O pedido mais popular no nosso país foram os Chili Cheese Bites do Burger King, com a categoria Na Grelha a sair rainha este ano entre os portugueses; já em volume, a encomenda mais cara registada na Bolt Food este ano em Portugal alcançou os 987 € e o utilizador com maior número de pedidos recorreu 464 vezes a este serviço da Bolt.
Já na Bolt Market, a mercearia digital da operadora estoniana, o pack de 3 unidades de bananas foram as favoritas a nível mundial, com Portugal a seguir a tendência; no nosso país, é mesmo o segundo ano consecutivo que este item vence a preferência dos utilizadores nacionais. A encomenda mais cara foi de 558 € e a conveniência deste serviço ficou provada com um utilizador lisboeta a recorrer 80 vezes à Bolt Market para abastecer a sua despensa.
A micromobilidade foi uma escolha popular para os portugueses este ano, com um utilizador a fazer 1731 viagens nos veículos da Bolt. Para os ciclistas, a viagem mais longa numa bicicleta da Bolt em 2023 foi em Lisboa, alcançando 38,4 km. O dia mais popular para levar uma trotinete foi no dia 6 de janeiro, e a viagem mais longa numa trotinete – de 28,6 km – foi registada em Setúbal. O utilizador que mais caminho percorreu com os veículos de micromobilidade da Bolt superou os 13 400 km; por fim, os finais de tarde continuam a ser a altura do dia preferida para recorrer às trotinetes e bicicletas elétricas da operadora.
Para Manuel Castel-Branco, responsável da Bolt Food em Portugal, “este ano, os nossos mais de 150 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo ajudaram-nos a dar mais um passo na nossa missão de criar cidades melhores para as pessoas, e não para carros. Ao escolher opções de mobilidade partilhada como o ride-hailing e a micromobilidade, e a Bolt Food e Market para a entrega de alimentos, substituímos cada vez mais casos de utilização de veículos particulares. Para nos ajudar a continuar a trabalhar no sentido da nossa missão, convidamos toda a gente em Portugal a apresentar as suas ideias através dos nossos canais nas redes sociais sobre como tornar a sua cidade mais amiga das pessoas, e escolheremos uma para tornar realidade”.
Atualmente, o serviço TVDE da Bolt já cobre virtualmente todo o território nacional. No que toca à micromobilidade – trotinetes e bicicletas elétricas – já está presente em 16 cidades ao nível nacional. A Bolt Food encontra-se atualmente disponível na Grande Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, e a Bolt Market, um serviço de entrega de mercearias em 15 minutos, em Lisboa.