A resposta é sim. Testámos o Hyundai Tucson híbrido, versão Vanguard MY23. Em breve vai estar disponível a nova versão de 2025 que levou um facelift em relação à atual versão.
Quando esta versão do Hyundai Tucson foi lançada para o mercado, trouxe uma mudança radical no seu design, comparativamente com a versão de 2017. A dianteira foi a que mais surpreendeu. Digo isto porque levou um novo para-choques com leds´s, parecendo umas asas, o que deu um ar muito futurista e faz com que seja reconhecido ao longe.
Questionámos algumas pessoas sobre este design relativamente com o anterior e como em tudo obtivemos opiniões menos favoráveis e outras que foram muito positivas. Na minha opinião está fantástico este design. Na próxima versão de 2025, a Hyundai vai voltar a surpreender, estejam atentos.
Também a secção traseira foi reformulada e conta agora com um grupo ótico traseiro em formato triangular em LED e com uma linha que atravessa a largura do Tucson.
Esta versão hibrida tem um motor 1.6 T-GDI a gasolina e um motor elétrico de 44,2kW alimentado por uma bateria de iões de lítio de 1,49kWh. Oferecendo uma potência combinada de 230cv e 350Nm de binário, o que significa que irá desfrutar de muita diversão ao volante enquanto pratica baixos consumos de combustível e emissões reduzidas. Esta versão está disponível com uma transmissão DCT de 7 velocidades.
Sendo um SUV, o Tucson tem um “ar” imponente e robusto e conta com muita tecnologia.
Toda a informação no painel de instrumentos digital de 10.25’’ é de fácil leitura e perceção. Os temas do painel de instrumentos, variam consoante o modo de condução selecionado. O Modo Sport, altera o desempenho, obtendo uma melhor resposta do acelerador e uma sensibilidade da direção modificada. O modo Eco oferece maior eficiência de combustível modificando o desempenho da resposta de aceleração e do ar condicionado. Já no modo Normal obtêm-se um desempenho regular e uma boa eficiência de combustível. Na versão Híbrida está apenas disponível os modos de condução Eco e Sport.
Dependendo das condições de condução, o sistema híbrido altera entre o motor convencional e o elétrico – em certas alturas utiliza ambos ao mesmo tempo. Com o sistema de travagem regenerativa, o motor elétrico ajuda a desacelerar o veículo e da mesma forma carrega a bateria. A energia armazenada na bateria alimenta o motor elétrico para ajudar na aceleração, nas subidas e na condução a velocidades reduzidas, o que leva a aumentar a eficiência de combustível, pois diminui o trabalho do motor a gasolina.
Tendo um depósito de combustível de 52 litros, os consumos rondaram entre os 6.0L /100km em autoestrada e os 6.7L/100km em cidade. A autonomia ronda um pouco acima dos 800km.
O Hyundai Tucson conta ainda com vários sistemas de ajuda à condução, tais como travar automaticamente para evitar colisões e manter o veículo na faixa de rodagem, leitura de sinais, alerta de fadiga do condutor, câmeras 360º, ângulo morto, entre outros.
No habitáculo somos brindados com um espaço otimizado para uma experiência intuitiva e tecnológica. O sistema de infotainment permite aceder ao Apple CarPlay e Android Auto.
Para aceder à climatização, temos botões touch, separados do ecrã principal o que facilita bastante o seu acesso.
Temos um espaço interior amplo e aberto que assegura o conforto dos passageiros.
A bagageira foi aumentada e dependendo da versão e motorização oferece até um total de 616 litros. Se necessitarmos de mais espaço, basta rebater os bancos traseiros e ficamos com cerca de 1795L.
Os valores desta versão híbrida, iniciam-se nos 36.505€.