Num contexto imprevisível como o atual, as empresas têm de ser muito mais flexíveis e adaptar-se às mudanças. O CEO desempenha um papel fundamental e deve ter um perfil transformador, autêntico, digital, influente e com expetativas sociais. Só assim a sua liderança contribuirá para melhorar o posicionamento da empresa, atrair investidores e talento. São algumas das conclusões do relatório Novos tempos, Nova liderança, elaborado pela LLYC, que analisa os passos necessários para trabalhar a reputação do executivo de topo de uma empresa: porque é importante que se ligue às pessoas e gere valor intangível, como tem que fazê-lo e para onde deve evoluir a sua gestão.
“ Os estilos tradicionais de liderança baseados no poder e no controlo estão totalmente obsoletos. A forma de liderar, nestes novos tempos, tem de responder às estruturas horizontais focadas na motivação e no envolvimento das equipas. E isto passa por não assumir uma liderança individual, mas sim trabalhar com as equipas para todos eles serem também inspiradores, autênticos… e por tanto, líderes também”, assegura Celia Fernández-Sesma, Diretora de Clientes de Deep Digital da LLYC Portugal, e co-autora do relatório.
Estes são os três passos para conseguir uma liderança autêntica dos CEOs e gestores:
Entender o porquê
Num mundo caracterizado pela incerteza global e a crescente polarização da sociedade, é necessária uma liderança que se adapte aos novos desafios. Os líderes devem ser mais visíveis, dialogantes e empenhados.
- Melhora o rendimento financeiro: a confiança que os gestores transmitem aos grupos de interesse e a transparência da sua gestão reduzem os riscos reputacionais. Em situações de crise, um CEO credível pode atuar como um escudo protetor e atrair investimentos, uma vez que as ações da empresa são acompanhadas de perto por analistas financeiros e acionistas.
- Retenção e atração do talento: a liderança de uma gestão de topo pode inspirar e motivar os colaboradores, criando um sentimento de pertença e melhorando o employer branding. Isto é fundamental para atrair e reter talento, sobretudo num contexto pós-pandémico onde os profissionais procuram um maior bem-estar no trabalho, flexibilidade e transparência.
- Melhora o posicionamento da empresa: a presença mediática e a participação em fóruns relevantes permitem melhorar o posicionamento e a visibilidade da organização. A autenticidade e a ligação com os grupos de interesse são fundamentais para alcançar este objetivo, uma vez que uma mensagem corporativa transmitida por um CEO pode ter um impacto significativamente maior do que se vier dos canais corporativos.
Entender o como
Para liderar nesta era, são necessários cinco atributos fundamentais:
- Estilo transformacional: procura-se uma liderança baseada na admiração, na escuta ativa e no diálogo com as partes interessadas. Devem impulsionar a visão estratégica e a adaptação aos desafios em constante mudança.
- Autenticidade: devem manter uma coerência entre a sua vida pessoal e profissional, construindo uma liderança autêntica baseada na honestidade e na humanização.
- Conectados e digitais: os CEO devem estar presentes nas redes sociais, ser acessíveis e manter as suas equipas informadas. As redes sociais permitem uma comunicação mais transparente e mais próxima.
- Influentes e referências: têm de escolher narrativas e territórios de comunicação consistentes com a sua liderança, tornando-se referências em questões fundamentais para o seu negócio.
- Com expetativas sociais e impacto positivo: Devem contribuir para causas sociais legítimas, demonstrando humildade e humanização.
Entender o onde
Os líderes devem avaliar a sua disponibilidade, competências de comunicação e disposição para mostrar os seus aspetos pessoais. Posteriormente, devem definir um objetivo claro para a sua liderança e escolher entre três níveis de projeção: proteção, promoção ou influência.
- Nível de proteção: perfil mediático baixo, na sua maioria reativo, com pouca atividade nas redes sociais mas com ativos digitais cuidados. Este nível oferece uma presença mínima e centra-se em manter uma imagem higiénica.
- Nível de promoção: perfis que se dedicam à divulgação de conteúdos de forma regular, à criação de ligações e relações e à amplificação através de ativos digitais. Este enfoque procura construir engagement entre os círculos de influência pretendidos.
- Nível de influência: perfis que se destacam pelos seus conteúdos de liderança intelectual (Thought Leadership), contam com reconhecimentos, prémios ou participam no ranking do setor. Os líderes autênticos podem ligar-se a grandes audiências e convertem-se em referências e ativos essenciais para a estratégia da organização.