A Adamastor participou recentemente na “European Conference on the Structural Integrity of Additively Manufactured Materials”, assinalando, desta forma, a sua entrada no projeto Hi-rEV – Recovery of the Automotive Components Sector, a agenda para a recuperação do setor de componentes automóvel.
No âmbito do inovador projeto, a Adamastor assumiu o compromisso de implementar toda a sua experiência e competências na produção de componentes em fibra de carbono, promovendo operações de investigação e desenvolvimento. Esta é apenas uma das formas com que a Adamastor contribuirá para este consórcio que visa agregar empresas relevantes do setor e cujo objetivo é promover as essenciais mudanças disruptivas no setor, as quais permitirão às empresas adaptar-se e providenciar uma resposta adequada às metas estabelecidas para a transição energética.
Através do seu centro de engenharia de excelência, a empresa está, neste momento, envolvida num projeto de investigação e de desenvolvimento de conceito, no campo da produção de estruturas para acomodar baterias para automóveis elétricos, posicionando-se, na vanguarda do setor automóvel, graças à sua competência e tecnologias desenvolvidas “in-house”.
“Ao confiarmos nas características da fibra de carbono para o fabrico de componentes cruciais para o sector da mobilidade elétrica, beneficiamos da sua elevada resistência e baixo peso“, Frederico Ribeiro, Diretor de Engenharia da Adamastor.
Os componentes produzidos em fibra de carbono permitem, por um lado, oferecer soluções mais ligeiras, potenciando a autonomia dos veículos a que se destinam, bem como, por outro, proporcionar uma maior rigidez estrutural, beneficiando a essencial proteção das baterias e consequente segurança em caso de acidente. As estruturas desenvolvidas destinam-se a um abrangente conjunto de viaturas, desde o segmento da micromobilidade – em claro crescimento – ao dos veículos pesados de transporte de passageiros, onde se incluem os autocarros para transporte público de pessoas, um setor absolutamente essencial para se atingirem os objetivos estabelecidos no que às emissões de carbono diz respeito.