Para quem gosta de velocidade, como é o meu caso, realmente a performance do carro elétrico faz com que as pessoas fiquem a olhar para os elétricos de outra maneira. Cada vez mais, fico convertido ao silêncio, aquela paz, até me esqueço de buzinar aos condutores de domingo. Mas o que ainda não me convence é capacidade das baterias e o preço em geral dos veículos elétricos.
Sim talvez seja o futuro ou será que o futuro sejam veículos a hidrogénio?
Um dos dois vai vingar ou coexistir como os veículos a gasolina e a gasóleo coexistem há tanto tempo.
Compreendo que estejam limitados à velocidade para poupar as baterias, mas aquele “boost” de carregar no acelerador deixa-me louco. É como se ligássemos um interruptor de casa e a lâmpada acendesse imediatamente.
Ao olharmos para o Volvo C40 Recharge, um SUV com design espetacular, com aquela traseira cortada em relação ao seu irmão XC40, aquelas óticas traseiras que quando destrancamos ou trancamos o veículo sobem ou descem deixam-me fascinado!
A marca anuncia para o Volvo C40 Recharge uma autonomia até 549km. Mas tudo isto depende de algumas situações tais como a temperatura exterior que pode fazer baixar a capacidade das baterias, o nosso próprio pé, pode ser mais pesado. Dei por mim parado em sinais à espera da luz verde para arrancar tal como se fosse um supercarro a combustão.
Claro que com estes arranques não há baterias que resistam.
A versão ensaiada é a AWD e é bastante rápida, dos 0-100km, apenas 4,7s e 408cv gerando 670 Nm. Não há dúvida que com estes valores só apetece é ter o pé no fundo do acelerador…
O conforto, é aquele conforto que a Volvo já nos habituou e que só falta trazer a manta de casa quando estamos a ver televisão. Bancos muito confortáveis, aquecidos e até o volante pode ser aquecido para os dias mais frios.
O condutor tem um visor de 12”, de fácil leitura e conta com muitas ajudas à condução e à segurança, tais como informação de sinais de trânsito, cruise control adaptativo, aviso de faixa, câmeras 360º entre muitas outras ajudas.
O sistema de infotainment traz o Google integrado, o que facilita bastante a condução. Colocando uma conta Google, podemos instalar aplicações como se fosse um telemóvel.
Para quem tem problemas de respiração, a Volvo tem um purificador de ar, que mantêm o nível do ar interior livre da poluição exterior.
A versão ensaiada, e para quem gosta de música como a malta cá de casa, o C40 traz colunas da Harman Kardon, que inclui um subwoofer que faz toda a diferença no som brutal que produz.
Não poderia deixar de mencionar o detalhe retro iluminado nas portas como no tablier que dá a sensação de pequenas elevações à nossa volta e que nos envolvem.
O compartimento de carga tem 404L, mas se necessitarmos de mais espaço, podemos rebater os bancos traseiros e ficamos com 1205L de capacidade.
É mais do que suficiente para o dia-a-dia.
Temos ainda espaço na bagageira dianteira, que pode ser utilizada para levar os cabos de carregamento, um kit para reparação de furos ou para levar uma pequena mala.
Quanto aos preços podemos ter um Volvo C40 Recharge a partir dos 54.179€.