O Clio está mais excêntrico do que nunca
Meio milhão de unidades vendidas só em Portugal! Ou seja, uma média de mais de 40 Clio por dia a saírem da Rede de Concessionários da Renault. Desde que foi lançado, nenhum outro automóvel conseguiu chegar a tantos portugueses.
Sem dúvida, um dos modelos mais populares no país, como também confirmam outros números:
- Em 12 anos, o automóvel mais vendido em termos absolutos, seis deles consecutivos: 1999, 2002, 2003, 2008, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020;
- Em 15 anos foi o líder do segmento: para além dos anos em que foi líder absoluto de vendas, 2006, 2007 e 2012;
- Em 25 anos esteve no pódio dos mais vendidos e, em mais de três décadas, só em 2005, não esteve no top 5 absoluto de vendas.
Contabilizadas as vendas até ao dia 4 de dezembro de 2023, o Clio I, comercializado entre setembro de 1990 e março de 1998, permanece como a geração mais vendida, com um total de 172.258 unidades comercializadas: 139.124 das versões de passageiros e 33.134 como comercial de 2 lugares, tão popular na década de 90 e no início do milénio.
Entre abril de 1998 e setembro de 2005, o Clio II assumiu-se como a segunda geração que mais vendeu em Portugal, com um total de 163.016 unidades: 112.471 como automóvel de passageiros e 50.545 como comercial ligeiro.
Já o Clio III, vendido entre outubro de 2005 e novembro de 2012, conquistou o coração de 65.107 portugueses: 55.374 nas versões de 5 lugares e 9.733 como 2 lugares.
O Clio IV vendeu mais do que o antecessor, com um total de 79.263 unidades vendidas no país, entre novembro de 2012 e novembro de 2019: 71.705 como ligeiro de passageiros e 7.558 como comercial ligeiro.
Desde setembro de 2019 e até 4 de dezembro de 2023, já foram comercializadas 23.108 unidades do Clio V e, hoje, a versão híbrida já é responsável por 14% das vendas do modelo.
Mas ficam outros números curiosos:
- 2002 foi o ano em que foram vendidos mais Clio, no caso, da primeira geração, com um total de 26.831 unidades;
- O Clio Société, o que é o mesmo que dizer, a versão comercial de dois lugares, foi responsável pela venda de cerca de 20% das vendas totais do modelo, em Portugal;
- O Clio Break, designado por Sport Tourer na quarta geração, representou pouco mais do que 5% das vendas totais do modelo no país. No entanto, esta versão apenas foi um exclusivo da terceira e quarta gerações.
E até pela importância que tiveram no sucesso comercial do Clio, é altura de esmiuçar alguns números e curiosidades das duas últimas versões:
Em relação ao Clio Société, comercializado entre 1990 e 2020, como versão comercial ligeiro do Clio I, II, III e IV:
- Um total de 100.970 unidades foram vendidas, cerca de 20% das vendas totais do modelo;
- O Clio II foi a geração que mais versões Société vendeu. Um total de 50.545 unidades, seguido do Clio I (33.134), Clio III (9.733) e Clio IV (7.558);
- Por reivindicar medidas que não permitem a homologação (também) como comercial ligeiro, só o Clio V é que nunca disponibilizou uma versão de dois lugares.
Quanto ao Clio na versão carrinha, comercializado entre 2008 e 2020, no Clio III e IV:
- Um total de 26.828 unidades foram vendidas, cerca de 5% das vendas totais do modelo;
- Com 19.455 unidades vendidas, o Clio IV Sport Tourer foi a carrinha que mais vendeu, enquanto o Clio III Break se quedou pelas 7.373 unidades.
Uma carreira comercial de enorme sucesso que promete continuar, até por força da recente chegada ao mercado, da Fase II do Clio V.
A partir de 19.400 euros, um novo Renault Clio com renovados argumentos: uma gama de motorizações que é só a mais completa da sua categoria, para que cada cliente possa encontrar uma versão o mais adaptada possível às suas necessidades – seja híbrida, bi-fuel (gasolina e GPL), gasolina ou gasóleo; mas também uma gama mais atrativa, ainda que simplificada, agora com três versões generosamente equipadas – Evolution, Techno e Esprit Alpine.