Um novo estudo da Epson revela até que ponto as fotografias e os trabalhos artísticos impressos que escolhemos para as nossas casas refletem a nossa personalidade e vida familiar. O relatório que investiga as alterações nos hábitos de impressão das pessoas, foi realizado para apoiar a gama de impressoras EcoTank sem cartuchos da Epson. O estudo revela que quase um terço (31%) das pessoas admite julgar secretamente os outros pelo que penduram nas suas paredes. Além disso, o inquérito revela que, embora seja importante manter fotografias de décadas passadas, não atualizamos as nossas paredes com frequência suficiente. Cerca de 21% das pessoas não atualizam as fotografias nas suas paredes há mais de cinco anos, enquanto muitas exibem nas suas casas imagens com mais de vinte anos.
Apesar disso, 45% concordam que a exibição de fotografias atualizadas de amigos e familiares melhora o ambiente geral e a personalidade das suas casas. Também se verificou que tem benefícios emocionais positivos para a pessoa que vive na casa. Cerca de 82% dos inquiridos afirmam que ver fotografias de familiares e amigos os faz sentir felizes e um quarto dos inquiridos (28%) afirma que pode melhorar instantaneamente o seu estado de espírito. Linda Henkel Ph.D., psicóloga cognitiva que investiga a memória na Universidade de Fairfield, em Connecticut, afirma que as paredes vazias podem encorajar memórias vazias e que as fotografias são importantes para criar uma sensação de bem-estar em casa: “Ter recordações visíveis em casa das nossas experiências recentes e passadas, é uma ótima forma de tirar partido dos benefícios das fotografias como pistas de memória”.
A investigação demonstrou que a visualização de fotografias pode ajudar as pessoas a recordar as suas experiências de forma mais viva e pormenorizada. A visualização de fotografias pode também incentivar uma “viagem mental no tempo”, uma vez que as pessoas revivem as suas experiências de forma mais vívida quando visualizam fotografias pessoais. “Cada vez que reativamos uma memória de uma experiência, podemos reforçar a nossa capacidade de recordar essa experiência no futuro. Um benefício adicional é que ver fotografias de pessoas importantes nas nossas vidas recorda-nos os nossos valores, aumenta os nossos sentimentos de ligação social e ativa regiões do cérebro associadas a sentimentos de segurança, o que pode ajudar-nos a sentirmo-nos relaxados quando estamos em casa”, acrescenta o Dr. Henkel.
O estudo revela que 15% das pessoas só se sentem inspiradas a mudar as fotografias após um grande acontecimento na vida, como um casamento, um novo bebé ou uma morte, e 22% só o fazem quando mudam a decoração. Uma em cada 10 pessoas disse que espera para o fazer quando recebe novas molduras como presente. Quase um terço (32%) gostaria de ter mais fotografias atualizadas em casa e mais de um quarto dos inquiridos (26%) admite ter negligenciado completamente a decoração das paredes.
O estudo também revelou que, em média, temos 1030 imagens confinadas aos nossos telemóveis, mas que apenas imprimimos 2% delas para as expormos em casa. A Dra. Henkel acrescenta: “Se apenas acumularmos fotografias nos nossos telemóveis, as nossas memórias podem facilmente perder-se ou ficar enterradas, correndo o risco de não conseguirmos aceder-lhes, o que pode afetar a nossa capacidade de recordação no futuro. Basta reservar algum tempo para imprimir novas fotografias à medida que as tiramos e juntá-las às antigas que temos em casa para garantir a proteção de algumas dessas memórias no futuro.
Raul Sanahuja, responsável de comunicação da Epson Ibérica, afirma: “Este estudo mostra que uma em cada cinco pessoas (20%) atualiza as imagens de casa todos os anos, o que é ótimo para manter as memórias vivas. No entanto, para algumas pessoas, o custo e o incómodo da substituição dos tinteiros são frustrantes e impedem-nas de imprimir fotografias com mais frequência. A EcoTank elimina estas barreiras. Não incluem tinteiros e têm tinta suficiente para imprimir até três anos[1], economizando até 90 % dos custos de tinta[2]. Além disso, pode imprimir fotografias diretamente a partir do seu telemóvel para que possa atualizar as suas molduras e paredes sempre que quiser. De facto, pode imprimir até 2300 fotografias com cada conjunto de garrafas de tinta suplente[3], permitindo-lhe desbloquear mais memórias por menos dinheiro”.
* Fonte: Inquérito da Prospectus Global a 11.000 inquiridos de 11 países europeus