A Polestar publicou o seu primeiro LCA – Life Cycle Assessment para o Polestar 4. O LCA revela que o Polestar 4 é o modelo com menor pegada de carbono de todos os automóveis da Polestar até à data – apresentando19.4 toneladas de CO2e no seu lançamento.
O Polestar 4 é produzido na fábrica SEA da Geely Holdings em Hangzhou, na China, que combina eletricidade verde com o certificado de energia hidroelétrica I-REC, com eletricidade fotovoltaica do telhado da fábrica. Uma maior utilização de alumínio com baixo teor de carbono proveniente de fundições que utilizam eletricidade hidroelétrica ajuda a reduzir ainda mais o impacto climático. Além disso, foram incluídos pela primeira vez nesta avaliação, dados relativos à quota de alumínio reciclado.
Disponível inicialmente na China, o Polestar 4 Standard Range Single Motor apresenta uma pegada de carbono de 19.4 tCO2e. A versão Long Range Single Motor tem 19.9 tCO2e, enquanto a versão Long Range Dual Motor apresenta 21.4 tCO2e. O alumínio representa entre 23 e 24% da pegada total, enquanto o aço e o ferro constituem 20%, com os módulos das baterias a representarem a fatia maior da pegada de carbono associada à produção e refinação de materiais representando entre 36 a 40%.
Fredrika Klarén, Head of Sustainability na Polestar, afirma: “Para chegar ao nosso objetivo de emissões zero, estabelecemos metas de carbono para todos os nossos automóveis. Ao longo do desenvolvimento do Polestar 4, a sua meta influenciou tudo, desde as escolhas de materiais às fontes de energia da fábrica. A partilha do LCA permite-nos mostrar que podemos lutar pelo objetivo zero – uma tonelada de cada vez”
A Polestar publica todos os pormenores relativos à pegada de carbono de todos os seus modelos. O construtor sueco de automóveis elétricos acredita que a indústria automóvel deve ser uma força motriz na mudança para a mobilidade sustentável e que a transparência é um fator essencial.
Os LCA da Polestar, publicados desde 2020, consideram uma série de fatores no ciclo de vida de um automóvel, desde o fornecimento de matérias-primas, à produção e à reciclagem, e resumem o impacto climático num número facilmente compreensível. Isto permite que os consumidores consigam tomar decisões rápidas e informadas quando compram um automóvel. Os valores LCA apresentados neste comunicado revelam a pegada de carbono dos automóveis em várias fases, incluindo a aquisição de materiais através da produção do produto e excluindo as fases de utilização e de fim de vida.