A Payhawk, empresa líder em gestão de despesas para empresas, anuncia o ‘Payhawk Green’, um conjunto de novas funcionalidades da sua plataforma para ajudar as empresas a tomar decisões mais sustentáveis quanto às suas despesas. As novas funcionalidades estão disponíveis para todos os clientes, sem quaisquer custos adicionais.
As empresas necessitam cada vez mais de se tornar mais sustentáveis e transparentes no que toca à sua pegada de carbono e aos seus esforços de sustentabilidade. Por exemplo, terão em breve de cumprir legislação como a Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (CSRD, na sua sigla em inglês), da União Europeia, ou a Streamlined Energy and Carbon Reporting (SECR), do Reino Unido. A partir do ano fiscal de 2025, os relatórios devem ser elaborados ao abrigo da CSDR para empresas com mais de 250 colaboradores e um volume de negócios líquido de 40 milhões de euros. Estima-se que mais de 50.000 empresas vão ter de comunicar as emissões de Alcance 1, 2 e 3.
As emissões de Alcance 3 – que são todas as emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor, como viagens de negócios, transportes, combustíveis ou bens capitais – são frequentemente a maior fonte de emissões de carbono e também a mais difícil de monitorizar para as empresas, pois são indiretas e difíceis de regulamentar.
Muitas empresas utilizam, atualmente, soluções de gestão de despesas, como a Payhawk, para controlar os seus gastos mais facilmente e maximizar a eficiência dos seus processos financeiros. Com o lançamento do Payhawk Green, os clientes podem quantificar automaticamente o CO2 associado às compras efetuadas com cartões Payhawk, sem custos adicionais. Para além disso, a plataforma pode ser personalizada para recolher e gerir facilmente dados ESG dos seus fornecedores, melhorando assim a transparência da cadeia de abastecimento. Em conjunto, estas funcionalidades podem ser utilizadas para ajudar as empresas a cumprir os novos regulamentos e apoiar iniciativas ESG próprias, como a compensação das emissões.
“Com base em conversas com os nossos clientes, e pela nossa própria experiência em iniciativas ESG, apercebemo-nos de que o nosso produto nos coloca numa posição única para ajudar as empresas nos esforços de sustentabilidade associados às suas despesas, e especificamente no que se refere à gestão das emissões de Alcance 3,” comenta Hristo Borisov, CEO & Co-Founder da Payhawk. “Esperamos que o Payhawk Green ajude as empresas numa componente das suas iniciativas ESG e que, no futuro, desenvolvamos ainda mais funcionalidades para continuar a apoiar os nossos clientes.“
Para quantificar as emissões de carbono relacionadas com as despesas, a Payhawk integrou-se com a Lune. Para maximizar a precisão, a plataforma Lune utiliza as estimativas do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa, considera a categoria e o valor do produto e utiliza metodologias específicas do setor, como a adotada pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para os voos, ou a utilizada pelo Conselho Global de Emissões de Logística (GLEC) para a logística. A Lune utiliza milhares de fatores de emissões baseados nas despesas, com cobertura global e dados específicos de mais de 45 países.
“Apesar de a sustentabilidade ser um tema recente, cada empresa aborda-o de forma distinta. Atualmente, e tendo em conta os novos regulamentos da UE, é algo que todas têm de considerar,” afirma Erik Stadigh, Co-Founder da Lune. “A Payhawk está a ser liderar a forma como o setor de gestão de despesas pode apoiar as empresas com relatórios integrados de emissões de carbono, e não cobra mais por esta oferta.“
Para além de apoiar os seus clientes através do lançamento do Payhawk Green, a Payhawk está na fase inicial de implementação de uma política ESG, tem vindo a monitorizar a sua pegada de carbono desde 2021 e está a candidatar-se a um padrão de sustentabilidade.
“Reconhecemos que podemos tornar-nos numa empresa mais sustentável e tentamos equilibrar este objetivo com as nossas ambições de crescimento enquanto empresa jovem. Continuamos a trabalhar nas nossas iniciativas ESG internas, bem como a apoiar os nossos clientes nos seus próprios percursos. Vamos recolher o feedback dos clientes sobre este lançamento do Payhawk Green e, se houver procura, acrescentaremos mais funcionalidades complementares à plataforma,” acrescenta Hristo Borisov.