EFACEC, BNP Paribas Portugal, Grupo Ageas Portugal, Brisa, Pestana Hotel Group , FNAC e as alunas, Susana Sobreiro da Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa e Sandra Costa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa, venceram a XII Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI).
Os prémios OCI foram entregues no dia 28 de setembro, numa cerimónia que contou com a participação do selecionador Paulo Jorge Pereira, enquanto Presidente do Júri, juntamente com outros 11 jurados: ATREVIA e Universidade Católica (Membros do Conselho Fundador do OCI), Banco Santander, BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Fidelidade, Grupo Nabeiro, Lidl, Jerónimo Martins, José de Mello, Perfumes & Companhia e Novartis (Membros do Conselho Assessor do OCI).
A EFACEC foi premiada na categoria Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) com o projeto “Make it smart, make it better, make it happen”, cujo propósito foi o de repensar a abordagem aos 11 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos, tornando-os mais eficazes, tangíveis no negócio e incluídos na estratégia. O BNP Paribas foi distinguido na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto “Palco para a Mudança”, que contou com a participação dos próprios colaboradores e resultou num conjunto de iniciativas, que deram voz a diversos temas no âmbito da responsabilidade social, e permitiu trabalhar o employer branding da marca. O Grupo Ageas Portugal foi premiado na categoria de Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o projeto “Olá Amanhã”, que teve como principal objetivo garantir a preparação dos colaboradores para a mudança para os novos edifícios e para as novas formas de trabalhar, numa cultura única e agregadora. A Brisa venceu na Categoria de Eventos Internos com o projeto “Festa dos Trabalhadores – 50 anos Brisa – A Viagem”, que visou comemorar os 50 anos de sucesso da Brisa, celebrar e valorizar as pessoas, reforçar o engagement e envolver os trabalhadores, o pilar central do Grupo. O Pestana Hotel Group foi premiado na categoria Global: Campanhas Internacionais, com o projeto “Workshops DISCOVER our Culture”, que teve como principais objetivos disseminar a Cultura Pestana, promover o sentimento de união, reforçar a visão e valores da empresa, tendo sido realizado ao longo de vários meses, em várias localidades. A FNAC foi distinguida na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com o projeto “Digitaliza-te”, que visa a digitalização de vários processos no âmbito da gestão de pessoas, com o intuito de entregar uma experiência ao colaborador mais simples, rápida, clara e atrativa. E a Jerónimo Martins recebeu o prémio Distinção do Júri pelo projeto “Campanha de Comunicação de Saúde Mental”, que teve como objetivos trabalhar o estigma da saúde mental, difundir os apoios existentes e melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde psicológica através da facilitação do processo de inscrição.
Na categoria de Melhor Trabalho Académico, o prémio foi atribuído à aluna Sandra Costa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa pelo projeto “A Comunicação do Líder e o Engagement dos Colaboradores – Estudo de Caso: Aegon Santander Portugal”. E na categoria Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, o prémio foi atribuído à aluna Susana Sobreiro, pela dissertação “Exploring the Best Internal Communication Practices for Optimal Employee Engagement in Corporate Sustainability: Hi Fly Case Study”.
“A comunicação interna assume-se como uma ferramenta poderosa que contribui para o sucesso em qualquer “campo” de trabalho. Ao investir na comunicação interna, as empresas criam uma cultura organizacional forte e produtiva. O foco nas pessoas começa e acaba em qualquer relação e recordar que as organizações são fruto destas relações. Resta-me felicitar os vencedores, cujos projetos são de facto notáveis e propulsores de impacto real, incentivando a que cada vez mais empresas participem neste fórum de excelência e de boas práticas que é o Observatório de Comunicação Interna.”, comenta Daniela Agra, Diretora da ATREVIA Portugal.
Para o Selecionador Paulo Pereira, “Nem sempre estamos no país das maravilhas, mas somos maravilhosos. Isto obriga-nos a não desistir facilmente das pessoas!”.