Projetos de 7M€ inserem-se na agenda VIIAFOOD, no âmbito do PRR. Capacidade de produção duplicou em 15 anos para 20 mil toneladas/ano
António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, visitou, no final da semana passada, os novos investimentos na produção de chocolates da Imperial – maior produtor nacional de chocolate. O momento decorreu no seguimento do projeto de sete milhões de euros realizado na nova linha de produção de chocolates, que se insere na agenda Inovação Produtiva VIIAFOOD, no âmbito do PRR, uma plataforma de industrialização e inovação comercial para o setor agroalimentar.
A visita contou, também, com a presença de Vítor Manuel Moreira Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, e de Filipe Santos Costa, presidente da AICEP, e teve como anfitriões Pedro López, presidente do Grupo Valor, e Manuela Tavares de Sousa, membro do Conselho Estratégico da Imperial. Acompanharam a visita outros elementos do ministério, da autarquia, da AICEP e da Imperial.
Durante a visita, António Costa e Silva destacou o percurso da Imperial, que considera “uma das empresas mais icónicas do nosso país”. O ministro referiu, ainda, que é fundamental “aprendermos com as empresas que resistem ao tempo, mas que evoluem, tal como a Imperial que, olhando para o presente, tem projetado o futuro, apostando na inovação, na valorização dos recursos humanos e nas tendências de mercado”.
Nos últimos 15 anos, a Imperial investiu mais de 30 milhões de euros em inovação produtiva, duplicando a capacidade de produção para cerca de 20 mil toneladas/ano e aumentando a equipa em mais de 40 por cento. A empresa tem, hoje, mais de 250 colaboradores e uma faturação anual de 49 milhões de euros, 47 por cento dos quais fruto da exportação. Tem, como principais marcas, Regina, Pantagruel, Pintarolas e Jubileu, todas elas em posições cimeiras nos seus segmentos.
O Grupo Valor, que adquiriu a totalidade do capital da Imperial em 2021, foi fundado em Alicante, em 1881. Tem produção em Villajoyosa (Alicante) e Ateca (Saragoça), Espanha, e, agora, em Vila do Conde. É líder espanhol em chocolate negro, chocolate com amêndoas e chocolate sem açúcar. Conta com uma equipa total de 640 colaborares e uma faturação consolidada de 182 milhões de euros. Com a aquisição da Imperial, o Grupo Valor tem como objetivo tornar-se no maior player ibérico do mercado de chocolate.