Numa época em que o debate em torno da utilização de bicicletas e trotinetas se torna cada vez mais pertinente, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) colabora, uma vez mais, com as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada no lançamento de um novo livro da sua coleção “Seguros e Cidadania”. Por existirem, inegavelmente, vários riscos associados a esta forma de mobilidade, o livro Bicicletas e trotinetas. Sim ou não? procura sensibilizar os mais jovens para esses riscos, não descurando as vantagens da utilização deste tipo de meio de transporte.
Para José Galamba de Oliveira, Presidente da APS “Há uma nova realidade nas cidades, em que peões, automóveis, bicicletas, trotinetes e outros meios partilham as mesmas vias, sendo por isso necessário alertar para os riscos que daí advêm e garantir a proteção dos cidadãos. Estamos muito satisfeitos com o resultado final deste livro, que decorre da preocupação que a Associação tem vindo a manifestar com a mobilidade suave e com a necessidade de se clarificar o regime de seguros associado a estes novos meios”.
O livro foi lançado dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, no culminar da Semana Europeia da Mobilidade. Bicicletas e trotinetas. Sim ou não? foi apresentado no auditório da APS, e contou com a dupla de autoras que, juntamente com um representante, da EMEL, estiveram à conversa com um grupo de alunos sobre o novo livro, que aborda o tema da mobilidade urbana e das suas diversas implicações, retratando vários episódios que, entre outros aspetos, alertam para os riscos de acidentes e a importância de cumprir as regras de segurança para os evitar. Este tema torna-se, especialmente, pertinente ao ter em conta dados avançados por João Varandas Fernandes, Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Traumatologia Ortopédica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, no âmbito da Conferência da APS sob o mote “Micromobilidade Segura”: “No primeiro trimestre de 2023 foram registados cerca de 400 sinistrados no centro hospitalar de Lisboa, dos quais 122 episódios relacionados com trotinetes e 183 com bicicletas”
De forma a simplificar um tema que, por tantas vezes, é considerado polémico e complexo, as autoras dividem o livro em cinco capítulos, ao longo dos quais são dadas a conhecer várias narrativas referentes a diferentes problemáticas. Para além disso, e para que o décimo livro da coleção da APS “Seguros e Cidadania” se torne ainda mais educativo, são também incluídas contextualizações históricas, elementos informativos e, por fim, questões para reflexão e debate que podem ser abordadas em contexto de sala de aula.
Ao longo do livro, são ainda abordados temas como o debate em torno da existência de ciclovias, a relevância das bicicletas enquanto alternativa mais ecológica e a falta de regulamentação relativa a estes meios de transporte.
A sessão de lançamento de Bicicletas e trotinetas. Sim ou não? – um livro que promete informar de forma descomplicada e lúdica –, será transmitida no Canal Youtube da APS e, posteriormente, pode ser visualizada na plataforma online O risco espreita.