Foi no âmbito do protocolo de parceria para a valorização da formação profissional, assinado em junho último entre a ATEC, a Sovena e a Fundação Amélia de Mello, que foram entregues 3 bolsas de estágio de reconhecido mérito académico.
Os jovens premiados são formandos da ATEC do Curso de Especialização Tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial e realizaram o seu estágio curricular nas unidades da Sovena. O prémio monetário no valor de 500€ visa essencialmente distinguir os formandos que durante o seu período estágio se destacaram pelas suas competências técnicas, postura, ética profissional e dedicação.
Para Pedro Oliveira, Diretor de Formação da ATEC, esta colaboração com a Fundação Amélia de Mello e a Sovena é um marco histórico na nossa Academia, na medida em que é um reconhecimento por parte das duas entidades parceiras da qualidade formativa da ATEC e do desempenho profissional dos nossos formandos da ATEC. A entrega destes 3 prémios aos nossos formandos de Automação e Robótica é uma sublinhada mais-valia para eles quer pela oportunidade de obter uma bolsa quer pelas oportunidades profissionais que esta parceria gera”.
Já na opinião de Vera Ramos, Head of Organizational Development na Sovena, A formação em contexto de trabalho proporcionada pelo estágio curricular é uma peça fundamental na valorização do aluno e do seu percurso de aprendizagem. Com este Prémio de Estágio a Fundação Amelia de Mello e a Sovena pretendem reconhecer o empenho, dedicação e capacidade de aprendizagem demonstrados nesta etapa tão importante. Acreditamos que o estágio curricular realizado em estreita parceria com escola, tal como existe com a ATEC, pode ser um momento determinante para um futuro de oportunidades.
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar nas instalações da ATEC, em Palmela, e reforçou a importância desta parceria no desenvolvimento de competências dos formandos, na integração dos mesmos nas atividades agroindustriais da Sovena e na contribuição da Fundação Amélia de Mello para o desenvolvimento destes jovens formandos.
A formação profissional e a qualificação técnica são, cada vez mais, olhadas como um importante contributo para o desenvolvimento sustentado das empresas e, com ele, para o crescimento económico do País.