O Team Peugeot TotalEnergies continua, neste fim de semana (10 e 11 setembro), a sua jornada no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, na que é a 5ª ronda da série de 2022 no Circuito de Fuji, no Japão. Nesta sua segunda aparição em competição, os dois PEUGEOT 9X8 Hypercar alcançaram resultados positivos e encorajadores ao longo das sessões de treinos livres e, depois, na qualificação, com Jean-Éric Vergne (#93) e Loïc Duval (#94) a assegurarem, respetivamente, a quarta e quinta posições na grelha de partida para a corrida de seis horas de amanhã.
Com a sua configuração ondulante única, combinação de curvas rápidas e lentas e uma reta principal que se estende ao longo de quase quilómetro e meio, o circuito japonês de alta velocidade, situado no sopé do Monte Fuji, colocou uma variedade de desafios aos dois Hypercars híbridos da PEUGEOT.
Após um trabalho árduo realizado ontem, sexta-feira – integrando um par de sessões de treinos livres de 90 minutos, que decorreram sem problemas e onde as equipas dos carros #94 e #93 do Team Peugeot TotalEnergies completaram, respetivamente, 77 e 87 voltas à pista japonesa – a agenda de sábado incluiu uma terceira sessão de treinos livres e a qualificação, que confirmaram a progressão que a equipa está a alcançar.
Da organização interna à estratégia de equipa, ao set-up e fiabilidade dos carros, todas as corridas disputadas em 2022 representam uma preparação vital para o seu primeiro assalto completo à temporada de 2023, altura em que os únicos objetivos serão as vitórias.
A última sessão de treinos de hoje, de 60 minutos, demonstrou que o Team Peugeot TotalEnergies continua a melhorar os seus tempos por volta, alcançando a equipa do 9X8 #93 o tempo de 1 minuto e 30,510 segundos e a do 9X8 #94 a marca de 1 minuto e 30,828 segundos, resultados que os colocaram, respetivamente, nas segunda e terceira posições nas tabelas de tempos. Mais tarde, na qualificação, Jean-Éric Vergne (#93) voltou a ser mais rápido, assumindo a liderança dentro da equipa, com uma volta em 1 minuto e 30 segundos redondos. De forma a reunir o máximo de informação possível na qualificação, as equipas dos 9X8 Hypercar #93 e #94 adotaram estratégias significativamente diferentes, numa sessão de 10 minutos que decorreu sem quaisquer problemas para o Team Peugeot TotalEnergies, com ambos os carros a registarem uma série de voltas a fundo. Depois de um sábado de sucesso em Fuji, a equipa está, agora, totalmente focada na corrida de seis horas de amanhã.

DECLARAÇÕES
Jean Marc Finot (Diretor, Stellantis Motorsport):
“O trabalho que a equipa tem realizado desde Monza deu frutos, porque completámos todas as sessões de treino sem sermos interrompidos por um único problema. Tenho, por isso, de agradecer e felicitar, não só todos os que estão aqui em Fuji, mas também todos os que se encontram na nossa base em Satory [perto de Paris]. Dito isto, ainda temos um longo caminho a percorrer para atingir o nível de desempenho que pretendemos. Gostaríamos de ter estado mais perto dos tempos dos nossos rivais na categoria Hypercar, mas estamos a caminhar na direção certa e estamos todos a aprender e a fazer progressos cada vez que entramos em pista. A equipa está a ganhar uma boa experiência e trabalhou bem nos ‘set-ups’ do carro para este circuito particularmente desafiante, enquanto os pilotos continuaram a explorar os limites do 9X8. Um desempenho forte e uma estratégia inteligente serão vitais na corrida deste domingo, onde o nosso objetivo é conseguir o melhor resultado possível. O consumo de combustível e a gestão dos pneus serão parâmetros fundamentais ao longo das seis horas, mas acreditem que pretendemos dar o nosso melhor!”
Jean-Eric Vergne – PEUGEOT 9X8 #93 (com Paul di Resta e Mikkel Jensen)
“Demos um grande passo em frente desde Monza em termos de viatura e de como funciona a equipa. No que diz respeito ao desempenho e qualificação, esta é apenas a nossa segunda saída e, portanto, apenas a nossa segunda sessão de qualificação. Ainda há muitas áreas em que podemos melhorar, mas sinto-me muito confiante. Ainda não estou a conseguir maximizar o potencial do carro, pelo que até acho que podia ter alcançado um tempo ainda melhor. Toda a equipa continua a trabalhar arduamente.”
Loïc Duval – PEUGEOT 9X8 #94 (com Gustavo Menezes e James Rossiter)
“Os dois carros exploraram coisas diferentes na qualificação. Ainda estamos numa fase de aprendizagem, mas demos um grande passo em frente desde a nossa primeira corrida em Monza. É verdade que houve uma distância na qualificação aqui em Fuji, em comparação com os nossos rivais mais experientes. Sofremos um pouco em certas partes do circuito, especialmente em termos de equilíbrio, mas o segredo para a corrida de domingo promete ser a consistência e a fiabilidade. Queremos aproximar-nos, cada vez mais, dos outros carros. Com cinco protótipos a competir na categoria Hypercar, temos como alvo alcançar um lugar no pódio, no domingo.”
A QUALIFICAÇÃO E OS TREINOS LIVRES EM NÚMEROS
Nas três sessões de treinos livres de Fuji, antes do início da qualificação, o 9X8 #94 completou 38, 39 e 32 voltas, respetivamente, completando quase 500 km em pista, enquanto o 9X8 #93 percorreu 38, 49 e 34 voltas, representando cerca de 550 km.
Tempos na Qualificação: Jean-Eric Vergne (#93), 1m30.00s / Loïc Duval (#94), 1m30.152s
Temperatura da pista: 42 °C / Temperatura do ar: 28 °C
AS 6 HORAS DE FUJI (resumo)
Quinta ronda (de 6) do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2022
Circuito Fuji Speedway: 4,56 km de perímetro; total de 16 curvas e uma longa reta da meta que se prolonga por quase 1,5 km
Programa | Horas locais (horas em Portugal Continental):
- Hoje, domingo, 11 de setembro: